• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você já pensou em estudar em Portugal?

No dia 17 de outubro, mais uma instituição de ensino superior de Portugal firmou convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir desse ano, o Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia) poderá usar as notas do Enem 2017 para selecionar estudantes brasileiros a comporem seu corpo discente.

SE LIGA NO MAIOR AULÃO DO MUNDO PRÉ-ENEM \o/

Desde 2014, vestibulandos brasileiros podem usar suas notas nas edições no Enem para se aplicarem a universidades portuguesas. A medida é fruto de acordos interinstitucionais entre o Inep e as unidades de ensino superior portuguesas. A Universidade de Coimbra foi a primeira conveniada, ainda em 2014. Atualmente, 27 instituições portuguesas firmaram a parceria com a autarquia do Ministério da Educação. Os resultados na edição do Exame em 2016 já poderão ser usados este ano.

Forma de seleção

Os interessados em participar do processo devem pontuar, no mínimo, 600 pontos no Enem. Porém, fica a critério de cada instituição decidir qual será o método de seleção dos candidatos. A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu), por exemplo, utilizará apenas a nota de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do Enem somada a média das notas do ensino médio de cada participante como forma de triagem. Atualmente, a cooperativa destina 20% das suas vagas aos estudantes internacionais.

Missão oficial a Portugal

Em junho deste ano, representantes do Inep viajaram em missão para visitar algumas das instituições conveniadas. Após esta ação, a autarquia está trabalhando para mapear o perfil do acadêmico brasileiro que estuda em terras lusitanas por meio das notas do Enem.

Quem sabe não é você estudando em Portugal ano que vem? Se ficou interessado em saber mais, dá para conferir todas as universidades portuguesas conveniadas com o Inep neste link aqui. Caso você não tenha feito o Exame ano passado, fica tranquilo que o Enem 2017 está logo ali e você tem tudo para arrasar nas provas. Tamo junto! 👊