• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Cores da prova do Enem: saiba o significado e a diferença

Provavelmente você já deve ter se perguntado algumas vezes qual o significado das cores da prova do Enem e a diferença entre elas, não é mesmo? Relaxa que essa é uma dúvida comum e que muitas pessoas têm. Bora lá que a gente te explica!

Os cadernos de prova são feitos nas cores rosa, amarelo, azul, branco e cinza, e nós indicamos marcar no cartão de respostas a cor do seu caderno de prova logo no início pra você não esquecer disso no final. Vai que, né?

Lembrando que não é possível escolher a cor da prova! Elas são entregues aleatoriamente no dia do exame.

Agora que você já sabe quais são as cores, chegou a hora de falar da diferença entre elas!

Qual a diferença de cores das provas do Enem?

Essa diferença de cores gera muitos questionamentos: “Ué, mas como assim 5 versões de provas diferentes do Enem?”, “As questões são diferentes de acordo com cada cor?”, “Mas a prova não tem que ser igual pra todo mundo?”.

Você tem a dúvida e a gente esclarece! As questões e o conteúdo de todas as provas são iguais, a única coisa que muda é a ordem entre elas. Simples, né?

Mas por que essa variedade de cores?

Qual o significado das cores da prova do Enem?

Nem todo mundo sabe, mas o significado das cores da prova do Enem, na verdade, é diferenciar as provas quando os fiscais forem entregá-las para os participantes. Sabe o motivo? Evitar qualquer tipo de fraude e “cola”.

Entregando provas com cores diferentes para pessoas perto umas das outras, fica ainda mais difícil de elas trocarem informações, já que a ordem das questões são diferentes.

Preenchendo o gabarito

A gente sabe que é difícil lidar com todas as questões no momento da prova: lembrar das matérias que estudou, resolver as questões, controlar o tempo e lidar com o nervosismo. Mas tem um item muito importante para o resultado: o gabarito!

O preenchimento do gabarito deve ser feito com muita atenção. Preencher errado uma questão pode fazer você perder um ponto, mas imagina se você pula uma linha acidentalmente e erra várias questões?

O ideal é preencher o gabarito quando você tiver respondido a maior parte das questões ou no final da prova. Assim, você vai estar mais tranquile e sem a pilha de achar que não vai dar pra responder tudo. 

Como a gente sabe que bate aquela ansiedade pelo resultado do gabarito oficial, desenvolvemos uma ferramenta, o Gabarito Enem do Descomplica, pra você conferir sua performance no Enem.

É facinho de usar. Se liga:

  • Acesse o simulador
  • Escolha a cor da prova que você recebeu no dia
  • Defina a língua estrangeira que você selecionou (Inglês ou Espanhol)
  • Marque suas respostas (podendo ver o gabarito completo)
  • Finalize com o seu cadastro e confira a sua estimativa de resultado!

Além de tudo, a ferramenta compara a sua performance com a de outros candidatos e com os anos anteriores! Maneiro, né?