Globalização, meus amigos, é um tema que marca presença em TODAS as edições do Enem. Não tem jeito. É tipo falar de queijo e não pensar logo na goiabada. Como a gente sabe que é fundamental entender o que é globalização e como ela é cobrada no exame, preparamos um super resumo sobre o assunto. Se liga!
É por meio da globalização, que, como o próprio nome diz, trata-se de algo em escala global, que as informações são amplificadas. A comunicação rola muito mais solta, mas, em contrapartida, ela afeta várias camadas da nossa vida, já pensou?
Entender a globalização e como ela afeta nossa rotina e a vida de milhões de pessoas no mundo é super importante pra fazer uma boa prova do Enem.
Se liga nas nossas dicas e veja como o tema é cobrado no exame!
O que é globalização?
Antes de mais nada, é preciso saber o que é globalização, como ela surgiu e do que trata exatamente.
De forma resumida, é o seguinte: a globalização afeta várias camadas das vidas de todo mundo. Ela está relacionada a dinheiro, arte, cultura, esporte, meio ambiente e política – ou seja, tudo!
Quer entender melhor? Imagine um grande pavê, daqueles que a tia leva no Natal, sabe? O mundo pós-Guerra Fria virou um grande pavê, os países são a camada de biscoito (ou seria bolacha?) e globalização é o creme que une tudo.
Sacou?
Os agentes principais da globalização são as empresas transnacionais, a população, o Estado e blocos econômicos. E isso está diretamente ligado ao neoliberalismo, que é quando o Estado diminui sua atuação na regulação da economia e deixa essa responsabilidade para o Governo, que flexibiliza leis trabalhistas e abre fronteiras.
Com a globalização, os espaços têm ainda mais espaço para crescer. Isso porque foram desenvolvidos, de maneira considerável, os transportes e a comunicação, incluindo publicidade, marketing e transações financeiras, por exemplo.
Imagina que, agora, sua comida pode chegar por um drone? É bizarro tudo isso, mas só acontece por conta da globalização, que tem pontos super positivos, mas algumas coisas negativas. Olha só:
Um ponto positivo da globalização é o hibridismo cultural. Isso significa que os costumes de um povo são experimentados por outros, gerando diversidade.
O lado ruim de tudo isso é o choque de cultura com tantas misturas. Nessa brincadeira, surgem xenofobia, medo de terrorismo, preconceitos e por aí vai.
A globalização mudou – muito – a economia, mas, ao mesmo tempo em que aproximou as pessoas, afastou muita gente, que não tem acesso à tecnologia.
Pense num produto que viajou milhares de quilômetros da China pra chegar à sua casa! Isso só é possível graças à globalização, que encurta distâncias físicas, mas sublinha as diferenças sociais e econômicas (um exemplo são os alunos que não tem acesso a dispositivos eletrônicos ou internet para estudarem online durante a pandemia).
Quer saber tudo sobre globalização? Dá uma olhada neste mapa mental do Descomplica pra estudar o tema!
Como a globalização é cobrada no Enem
A globalização é cobrada nas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, tais como História, Geografia, Português e Sociologia.
Normalmente, as questões referentes à globalização vêm associadas a textos para reflexão. Olha um exemplo do que caiu no Enem 2019:
Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o Papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”. Disponível em: http://cartamaior.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).
No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:
a) Liberdade política.
b) Mobilidade humana.
c) Conectividade cultural.
d) Disparidade econômica.
e) Complementaridade comercial.
A resposta correta é a letra d. Aqui, o estudante precisaria identificar o aspecto da desigualdade social como uma das consequências da globalização.
Na redação do Enem, o assunto é cobrado ao se falar de blocos econômicos (Mercosul, União Europeia etc.), o papel das entidades internacionais (ONU, OMS, Unesco.) e guerra comercial entre EUA e China.
Tópicos importantes sobre Globalização
Aprenda os tópicos mais importantes sobre o tema pra mandar bem no Enem ou em qualquer outro vestibular! Dá uma olhada neste vídeo que a gente preparou com um resumo sobre Globalização nota 10. Se liga! ?
No Descomplica, você tem acesso a aulas online para o Enem com os melhores professores! Aproveite para ficar craque em outros temas também!