Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2020 em primeira mão

Sisu suspenso? Justiça impede divulgação do resultado

Determinação continua até esclarecimentos do MEC. Atraso afeta o cronograma das universidades participantes do Sisu

Sisu suspenso
Se perguntando quando sai o resultado do Sisu 2020? Nós sabemos que você está ansioso. Mas, infelizmente, a divulgação não vai acontecer amanhã, 28 de janeiro, conforme previsto. Essa definição segue determinação da Justiça Federal que estabelece que o Governo apresente provas de que os problemas na correção de provas do Enem 2019 tenham sido realmente solucionados.

Então, espera… quer dizer então que o Sisu foi suspenso? Calma! Vamos explicar tudo sobre o assunto nesse post. Se você se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada este ano, é essencial ler o conteúdo e compartilhá-lo com seus amigos (que também podem estar aflitos com isso!). Porém, antes de começarmos, lembre-se: o Descomplica está sempre com você, combinado?

O que diz a Justiça sobre a suspensão do resultado Sisu 2020?

Como você acompanhou aqui no blog na nossa série de conteúdos sobre o Sisu 2020, a data prevista para a divulgação dos resultados do programa era 28 de janeiro (terça-feira).

Porém, foi determinado pela Justiça que a divulgação dos resultados do Sisu seja suspensa. Isso aconteceu por conta das falhas identificadas em algumas notas do Enem (continue lendo nosso post para entender o caso). A decisão possui caráter provisório.

Como isso começou?

Uma ação da Defensoria Pública da União foi movida com o objetivo de que o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) comprovassem a revisão das notas do Enem 2019 dos quase 4 milhões de candidatos da edição deste ano.

A Defensoria, inclusive, solicitava que as inscrições para o Sisu ficassem abertas até que a situação fosse resolvida, o que foi negado por decisão judicial. O domingo, 26 de janeiro, foi o último dia para a inscrição no Sisu 2020. Porém, a Justiça Federal determinou a suspensão da divulgação de resultados.

Entendendo os erros no Enem 2019

No dia 18 de janeiro, “incoerências” na correção do Enem foram anunciadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes. Dois dias depois, o MEC anunciou que a correção de 5.974 provas havia sido realizada após análise do Ministério. Segundo o Governo, todos os candidatos já estavam com suas notas corretas no sistema. Desse modo, as inscrições para o Sisu 2020 começaram conforme planejado.

Sisu suspenso: e como ficam os candidatos?

Não restam dúvidas: a suspensão da divulgação vai impactar a rotina dos candidatos. É esperado que os calendários das instituições de ensino federais participantes do Sisu sejam alterados, assim como as matrículas e o início do ano letivo.

Como você sabe, além do Sisu, a nota do Enem pode ser utilizada de outras formas, como no Prouni e Fies. Nesse sentido, não restam dúvidas de que o atraso no Sisu também vai impactar o calendário desses programas.

Universidades que desistiram de usar o Enem

  • Universidade Estadual do Tocantis (Unitins)

Universidades que adiaram os resultados e inscrições

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)

Posicionamento de outras universidades

  • Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa): aguarda posicionamento e definição do MEC sobre a divulgação do Sisu 2020;
  • Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN): ainda não tem tem posicionamento oficial sobre possíveis alterações nas datas;
  • Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN): instituição considera que pode começar o período letivo no dia 06 de fevereiro, mesmo sem os novos alunos matriculados.

Por enquanto, o resultado do Sisu 2020 ainda está em aberto. Mas, assim que tivermos novidades sobre a nova data de divulgação, contaremos tudo para você aqui no Tudo Sobre Enem!