• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Quem já é formado pode fazer o Enem?

Você já tem uma faculdade, quer fazer outro curso e tá na dúvida se quem já é formado pode fazer o Enem? Pois prepare-se pra ler uma resposta sensacional: pode, sim! Maravilha, né?

Muitos profissionais que buscam uma segunda universidade ou até mesmo quem não ficou satisfeito com o curso que fez e deseja mudar podem prestar o Enem de novo. 

Inclusive, você pode concorrer a uma vaga na própria universidade ou em alguma outra, seja ela pública ou privada!

A notícia é maravilhosa, mas vale a pena atentar a alguns pontos importantes pra que tudo dê certo. Saca só!

Quem já tem Ensino Superior pode fazer o Enem?

O Enem é um exame totalmente aberto e democrático. Por isso mesmo, ele não impede que pessoas que já cursaram uma universidade façam novamente a prova. Afinal de contas, estudar é sempre bom, né?

Se o candidato tiver concluído o Ensino Médio ou estiver no último ano, ele já pode prestar o Enem. Em relação a faculdades anteriores, tá liberado!

É possível, inclusive, conseguir vagas com alguns programas do governo. Quer saber como é possível? Tire suas dúvidas sobre prestar o Enem depois de formado aqui!

Quem já é formado pode fazer o ProUni?

É comum que uma pessoa, depois de cursar uma faculdade, tente novas possibilidades na vida acadêmica. Nunca é tarde para aprender uma nova profissão ou investir em uma nova carreira, mas nem sempre é fácil ter recursos para isso.

O ProUni, programa que concede bolsas de estudo do Ministério da Educação, não é voltado a quem já tem diploma de Ensino Superior. Suas regras estipulam que apenas terão direito à bolsa quem ainda não tiver cursado uma faculdade. 

Então, mesmo que você se encaixe nos critérios de participação, não será possível pedir uma bolsa do ProUni se você já tiver feito uma faculdade

A exceção vale apenas para professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, que podem pleitear bolsa para o curso de Licenciatura.

Como conseguir uma bolsa de estudo se já sou formado?

Diante da impossibilidade de conseguir uma vaga no ProUni, é possível tentar alternativas como bolsas de estudo oferecidas por outras instituições.

Você também pode pleitear uma bolsa na própria universidade, apresentando a nota do Enem e comprovando sua renda familiar, bem como a necessidade do benefício. 

Quem já tem uma graduação pode se inscrever no SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa de acesso ao Ensino Superior por meio da nota do Enem, mas ele não é o único. Quem já possui um diploma de graduação, mesmo sem ter sido bolsista do ProUni, pode se inscrever no SiSu. 

A diferença entre ambos é que, diferentemente do Prouni, voltado a estudantes que não tenham diploma de nível superior, o SiSu permite que pessoas formadas ingressem em uma segunda graduação por meio do programa.

Inclusive, quem já fez faculdade pelo ProUni pode se inscrever no SiSu normalmente, desde que tenha participado da última edição do Enem. 

Aqueles que ainda estão cursando o Ensino Superior com uma bolsa do ProUni também podem se inscrever no SiSu. Entretanto, se forem aprovados, precisarão escolher um dos dois programas.

Os pré-requisitos para se candidatar ao SiSu são:

  • Ter o Ensino Médio completo e não ter participado na condição de treineiro;
  • Ter participado da edição mais recente do Enem;
  • Não ter zerado na redação.

Se você se enquadrar nestas condições, é só acompanhar a data de inscrição e mandar ver na segunda faculdade!

Quem tem curso superior pode fazer o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) são boas alternativas para quem não possui todos os recursos necessários para cursar uma faculdade.

É possível tentar o Fies para uma segunda graduação, porém a concorrência é mais acirrada. Isso porque os programas dão prioridade aos candidatos que ainda não tenham diploma de Ensino Superior.

Tirar uma excelente nota no Enem é fundamental para ter acesso a programas do Ministério da Educação e fazer uma segunda faculdade. 

Agora que você já sabe que quem já é formado pode fazer o Enem, vem estudar online com os cursos preparatórios da Descomplica. A gente te mostra o caminho certo pra passar no exame!