• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Inscrição SiSU 2022: quando começa e como se inscrever

Está com dúvidas sobre como fazer a sua inscrição no Sisu? Então, veio ao lugar certo!

Todos os anos, o Ministério da Educação (MEC) realiza o Sisu, que tem como foco servir de porta de entrada pra universidades públicas pra quem tem bons resultados no Enem. Essa pode ser a sua oportunidade pra conquistar a vaga dos sonhos!

Se você está de olho no calendário e quer aproveitar essa oportunidade, precisa saber como fazer a inscrição no Sisu. Só que não precisa se preocupar, já que todo o processo é bastante simples e totalmente digital.

Vamos lá? A seguir, nós separamos as principais informações que você precisa saber sobre a inscrição no Sisu! 

O que é o Sisu?

Imagem para ilustrar artigo sobre Inscrição SiSU

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada. Ele é um programa do MEC focado em oferecer vagas em universidades públicas a partir das notas do Enem dos candidatos, dispensando a necessidade de fazer o vestibular.

Ele funciona de maneira automática, baseando-se nas melhores notas do Enem em relação a cada vaga e universidade que fazem parte do programa. pra isso, basta que o candidato faça a inscrição no Sisu e selecione duas opções de curso dentro das vagas disponíveis.

Por fim, o Sisu possibilita entrar em duas modalidades de concorrência: 

  • ações afirmativas (cotas);
  • ampla concorrência, que é a classificação voltada pra quem não se encaixa em nenhum critério exigido pra cotas.

Quem pode fazer a inscrição no Sisu?

Imagem para ilustrar artigo sobre Inscrição SiSU

O Sisu é aberto pra qualquer pessoa que tenha realizado a prova do Enem no ano anterior e não tenha zerado na redação. O cadastro é gratuito e não tem pré-requisitos relacionados à idade ou renda, além de ser totalmente virtual.

Além disso, as universidades participantes do programa podem exigir notas mínimas no Enem pra considerarem os candidatos. Outra possibilidade é dar pesos diferentes a certas disciplinas com base no curso escolhido.

Por fim, quem faz parte do Programa Universidade pra Todos (Prouni) também pode fazer a inscrição no Sisu. Porém, caso o candidato seja selecionado, ele precisará escolher apenas um desses programas, já que não pode acumular os dois.

Como funciona o sistema de cotas do Sisu?

Imagem para ilustrar artigo sobre Inscrição SiSU

O sistema de cotas do Sisu é dividido em três categorias:

  1. Alunos de escola pública: todas as instituições públicas federais participantes do Sisu devem reservar uma parte de suas vagas pra estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas;
  2. Pessoas de baixa renda: estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas também têm direito a participar das cotas do Sisu;
  3. Ações afirmativas: vagas reservadas pra estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Cada universidade participante do Sisu também pode oferecer vagas pra suas próprias ações afirmativas, como pessoas com deficiência e quilombolas, por exemplo.

Como fazer a inscrição no Sisu?

Imagem para ilustrar artigo sobre Inscrição SiSU

A inscrição é gratuita e feita pelo site do Sisu. Todo o processo, aliás, funciona de maneira online. Veja a seguir um passo a passo bem simples de como completar esse processo.

  • confira as datas de início das inscrição no Sisu;
  • use o seu login e senha do Enem e entre no site do Sisu;
  • selecione os cursos de interesse;
  • escolha a modalidade de concorrência à qual você se enquadra;
  • revise todas as informações pra se certificar de que estão corretas;
  • aguarde a divulgação dos resultados.

Vale lembrar que todo o acompanhamento sobre o processo de candidatura ao Sisu pode ser feito a partir do site oficial do programa. É lá também que você pode conferir informações sobre a lista de espera de determinadas universidades e cursos.

Viu só como é bastante simples fazer a sua inscrição no Sisu? Agora é com você: acompanhe o cronograma dele de perto pra aproveitar essa oportunidade pra conquistar a tão sonhada vaga na universidade!

Restou mais alguma dúvida sobre o Sisu? Então, aproveite pra deixar a sua pergunta a seguir!

Vem conhecer o simulador do SiSU do Descomplica. É só clicar!