• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como encontrar o melhor horário de estudo para o Enem?

Sabe aquelas recomendações de melhores horários para estudar ou sugestões de cronogramas que determinam quando você deve focar nos estudos? Lamentamos dizer, mas você não deve segui-los. Isso porque, para obter o melhor resultados nos estudos, é imprescindível encontrar o melhor horário para você – e não para todo mundo.

Para chegar a esse horário, é importante considerar sua rotina e preferências, compreendendo seu próprio corpo e em qual momento do dia os estudos rendem mais. 

Fuja de fórmulas prontas! Encontrar o melhor horário de estudos para o Enem é algo que precisa ser feito por você – e para você. Dá uma olhada nas nossas dicas e veja como é possível render muito mais com a rotina certa de estudos!

O que é ritmo circadiano e por que você deve considerá-lo

Já ouviu falar em ciclo (ou ritmo) circadiano? Ele é uma espécie de relógio, que funciona de acordo com o seu corpo. Vários fatores têm poder sobre o ritmo circadiano, incluindo melatonina, cortisol, temperatura e pressão sanguínea.

Tudo isso afeta o seu humor, disposição, produtividade e estado emocional. Por isso, é importante saber que tipo de pessoa você é para encaixar os estudos no seu melhor horário.

1º passo: você é matutino ou vespertino?

Pessoas matutinas acordam e dormem cedo, sentindo-se mais atentas no período da manhã. Já as vespertinas têm rendimento melhor à tarde ou à noite. Pessoas intermediárias, por outro lado, ajustam-se a qualquer horário, porém são mais difíceis de se encontrar.

2º passo: qual é seu ritmo?

Entendido o funcionamento do corpo humano, é preciso entender em qual das classificações você se encaixa. Nesse momento, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:

– Sua rotina: em qual período do dia você tem menos interrupções? Aqui, vale a pena considerar trabalho, mãe, grupos de WhatsApp ou qualquer outra demanda que possa tirar sua atenção.

– Seu organismo: você deve considerar as condições que podem interferir no seu rendimento. Se, por exemplo, você demora muito para dormir à noite e fica assistindo à TV de madrugada, esse provavelmente não é um bom horário de estudos para você. Se, por outro lado, você acorda disposto, bem humorado e entusiasmado, talvez a manhã seja seu melhor momento.

– Suas possibilidades: você descobriu que seu melhor horário é no período da manhã, mas não consegue estudar nesse momento porque trabalha meio período. Então, a solução é testar outros momentos e ver como seu corpo se adapta. Se for estudar à noite, experimente tirar um cochilo de meia hora antes e avalia seu poder de concentração.

Dicas para estudar melhor em cada período do dia

Mesmo que você tenha descoberto seu melhor horário para estudar, é importante prestar atenção a algumas dicas para melhorar seu desempenho. Olha só!

Estudar de manhã: programe-se para dormir pelo menos oito horas por noite e evite o botão da soneca.

Ao se levantar, não vá direto para os livros, muito menos para o celular. Tome um banho, um café da manhã e, depois, inicie de fato a sua rotina. Praticar exercícios físicos antes também ajuda muito!

Estudar à tarde: a alimentação pode ser uma grande aliada dos estudos da tarde. Evite alimentos gordurosos e priorize alimentos mais saudáveis e energéticos, incluindo frutas e verduras.

Vale, ainda, programar alguns minutos de descanso a cada 25 minutos de estudos. Isso ajuda a recuperar as energias.

Estudar à noite: o período da noite pode ser mais complicado para estudar, pois muitas pessoas ficam cansadas e têm dificuldade para se concentrar. Uma dica é programar quantos ciclos de estudos você realizará em cada noite da semana, adotando pausas e sabendo quando parar.

Conhecer seu próprio corpo, sua rotina, fragilidades e capacidades é muito importante para definir a melhor hora de estudar para o Enem.

O Descomplica oferece uma plataforma com aulas online, que podem ser acessadas no seu melhor momento do dia! Assim, fica muito mais fácil estudar para o grande dia!