Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2018 em primeira mão

O guia definitivo de como fazer o Enem

Suas dúvidas sobre o exame acabam aqui

Candidatos segurando cadernos de prova do Enem 2012. Fonte: Blog do Alécio Brandão

Enem: criamos um bê-a-bá sobre o vestibular mais aguardado do Brasil! Se você ainda tinha alguma dúvida, chega mais. Reunimos as principais informações sobre a prova em um único post. Assim, você ganha um guia de consulta. Confira as informações:

😁 VEM COM A GENTE NO PIQUE DO RELASHOW 😁

O que é?

Primeiro de tudo: Enem é uma sigla para “Exame Nacional do Ensino Médio”. A prova é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A primeira edição da prova foi aplicada em 1998. Seu objetivo? Avaliar as competências das matérias do Ensino Médio. Porém, apenas em 2009, o Enem é usado como o conhecemos hoje: uma forma de ingresso no ensino superior – tanto público quanto privado.

Já quero me inscrever!

Qualquer pessoa pode participar do exame. O único pré-requisito é ter concluído o Ensino Médio ou estar no último ano deste nível de ensino. As inscrições são feitas unicamente pela internet no site do exame. Os interessados devem acessar a página durante o período de inscrições e realizar seu cadastro.

Para que seu registro seja confirmado, o participante precisa pagar a taxa de inscrição por meio de boleto bancário. A transação pode ser feita em qualquer agência bancária, casa lotérica ou Correios no prazo estipulado. O atual valor da tarifa é de 82 reais.

Ainda existe também o recurso de isenção da taxa de inscrição. Os participantes que não puderem arcar com o valor devem ficar atentos e solicitar o direito antes de abrirem as inscrições para a prova.

Onde?

Ao se inscrever, cada candidato escolhe em que cidade quer fazer o exame. Ainda assim, o local de prova é decidido pelos organizadores do exame. Você pode conferir suas informações no seu cartão de confirmação – documento que consta todos os dados pessoais de cada participante.

O local de prova é divulgado algumas semanas antes dos dias das provas. Para a edição de 2018, a estimativa é para o dia 22 de outubro. O ideal é que você visite o endereço logo depois do anunciado oficial do MEC. Assim, é possível saber quanto tempo de percurso dura da sua casa até o local de prova. Essa é a melhor estratégia para se preparar certinho e não se tornar um dos atrasados do Enem. 😨

Quando?

Em 2018, o Enem vai acontecer em dois domingos consecutivos: 4 e 11 de novembro. Essas datas valem para todo mundo que for participar do exame. Mas, como estamos falando de um país continental, os horários de início e término das provas ao redor do Brasil mudam. Afinal, são quatro fusos horários, né, xóvem?

De acordo com o horário de Brasília, os portões dos locais de prova abrem, pontualmente, às 12h e fecham às 13h. Os candidatos são autorizados a abrir o caderno de questões a partir de 13h30.  

É sempre uma ótima conferir quais serão os horários onde você irá fazer a prova. Por isso, se liga nos horários ao redor do Brasil:

  • Região Nordeste e estados do Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins: portões abrem às 11h, fecham às 12h. As provas começam às 12h30.
  • Região Sul, Sudeste, Distrito Federal e Goiás: portões abrem às 12h, fecham às 13h. As provas começam às 13h30.
  • Estados do Amazonas, Rondônia e Roraima: portões abrem às 10h, fecham às 11h. As provas começam às 11h30.
  • Estado do Acre: portões abrem às 9h, fecham às 10h. As provas começam às 10h30.

Como funciona?

Sem mistério. São dois domingos de prova, em que as matérias abordadas no Ensino Médio são divididas da seguinte forma:

  • Primeiro dia (04/11): 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de uma proposta de redação. O gênero textual exigido pela banca é o dissertativo-argumentativo. Os candidatos têm 5h30 para realizar a prova.
  • Segundo dia (11/11): 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. Os candidatos têm 4h30 para realizar a prova.

Já fez o plano de ação?

Além de conhecimento técnico, o vestibular também envolve estratégia de resolução de prova. Sair fazendo questões loucamente não é a melhor forma de aproveitar o tempo disponível. Existem algumas opções que ajudam o candidato a definir a melhor tática para a sua situação. Dá uma conferida e brilha no seu talento:

  • Matemática, Redação e Linguagens. Estas são as avaliações que mais contam pontos para a sua média geral no exame. Desde 2017, as três matérias não são mais realizadas no mesmo dia. Por isso, comece seus domingos de prova com essas disciplinas. Seu rendimento tende a ser melhor quando você está descansado.
  • O Enem é corrigido de acordo com a Teoria de Resposta ao Item, a tão famosa TRI. Mas o que isso significa? Funciona assim: todas as questões da prova são divididas entre os níveis de dificuldade “fácil”, “médio” e “difícil”. O sistema entende que, caso um candidato tenha acertado várias questões difíceis e errado as fáceis, as probabilidades do participante ter colado são grandes. Logo, a média geral dele  diminui. Acertar as questões fáceis e médias é uma boa estratégia para garantir sua nota lá em cima!
  • Seja rápido! No Enem, para resolver a prova inteira, o candidato precisa passar em média três minutos em cada questão. O pulo do gato é pular os enunciados que você não entendeu logo de cara. Assim, você garante que não vai deixar de fazer nenhuma questão fácil por causa de tempo.
  • Qual o seu foco? Humanas, biomédicas ou exatas? Algumas universidades vinculadas ao Sisu – calma, logo mais vamos falar dele – trabalham com o sistema de pesos. Ou seja, cursos de Engenharia, por exemplo, consideram mais a sua nota em Matemática do que em Geografia. O mesmo vale para Medicina e Biologia. Se você já sabe pra qual curso irá prestar, estabeleça como prioridade as disciplinas que podem aumentar a sua média geral.

A redação, essa linda

A menina dos olhos do Enem. Aqui, você vai precisar desenvolver um texto dissertativo – argumentativo de 30 linhas. É essencial que o candidato exponha, claramente, o seu ponto de vista acerca do tópico abordado e o defenda – evitando ferir os Direitos Humanos. Além disso, é necessário terminar seu trabalho com uma proposta de intervenção. Os temas abordados são, em geral, de cunho social, cultural ou político.

Lá no nosso canal do Youtube, temos um programa chamado Redação Nota Mil. Nele, ensinamos a escrever um texto brilhante nos moldes do Enem. A cada episódio, tratamos de um tema diferente para você não ser pego de surpresa na hora da prova. Confira o primeiro episódio abaixo 👇

Boas práticas do candidato topzeira

O Enem, além de avaliar seu conhecimento, testa a sua resistência. Não é fácil manter-se focado por cinco horas seguidas. Por isso, separamos algumas dicas que um vestibulando esperto guarda no coração para fazer uma prova excelente.

  • Escolha uma refeição leve para o seu almoço nos dias de prova. Alimentos “pesados” causam uma certa letargia por conta do longo processo de digestão. E é justamente isso que precisamos evitar nos domingos do Enem! 😉
  • Você também não precisa passar a tarde inteira sem comer, tá? É permitido levar água e comidinhas para o seu local de prova. A escolha de lanche vai de acordo com o gosto do freguês. A única ressalva em relação a isso é que todos os snacks serão revistados pelos fiscais de prova. Por isso, não lote sua bolsa de chocolate para não ficar muito tempo na verificação de segurança! 🙏
  • Lookinho de prova importa sim! 💅 Vá usando uma roupa confortável. Também não esqueça de levar um casaquinho com você. Pode parecer conselho de mãe, mas alguns locais de prova têm ar-condicionado muito forte. Além disso, tudo fica mais fácil quando usamos uma roupa que a gente gosta muito! Nossa autoestima melhora e nos sentimos mais confiantes.
  • Por fim, não beba litros de água ao longo das provas. Locais muito frios, vulgo ar-condicionado no 15, nos dão mais vontade de ir ao banheiro com frequência. Imagina perder uma hora de prova só de tanto fazer xixi? Não dá, né? Procure recorrer a sua garrafinha só quando a sede realmente bater.

Gabarito Enem

Por fim, todo mundo quer saber quanto tirou na prova. Para isso, nada melhor que conferir o Gabarito Enem – Anos Anteriores.  Além de conferir as respostas de todas as edições do exame desde 2009, também dá para simular a sua nota na hora! Só os bem preparados online!

Como uso minha nota?

Achou que era só fazer a prova e a matrícula na faculdade viria magicamente, aluno? Nada disso. As partes mais difíceis – estudar e prestar o exame -, passaram. Agora, falta concorrer a uma vaga no ensino superior. Para isso, existem quatro formas principais de ingressar no ensino superior por meio da sua nota do Enem:

  • Sisu: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma em que os participantes do Enem concorrem a vagas na maioria das universidades públicas do país – tanto federais quanto estaduais.
  • Prouni: o Programa Universidade para Todos (Prouni) funciona de uma forma semelhante ao Sisu. Os interessados inscrevem sua nota em uma sistema para concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino. Os descontos são de 100% ou 50%.
  • Fies: o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa  que permite que estudantes custeiem suas graduações em instituições privadas depois da formatura. A forma de seleção também se dá por uma plataforma parecida a do Sisu e do Prouni.
  • Partiu Portugal: em 2014, o MEC firmou um acordo com a Universidade de Coimbra para que alunos brasileiros pudessem concorrer a vagas na instituição lusitana com a sua nota do Enem. Hoje, vestibulandos podem aplicar para 27 universidades de Portugal.

Ufa! Demorou, mas conseguimos! Agora que você tem um bom panorama sobre o Enem, falta só estudar 😜 E disso a gente entende demais, pode confiar! O Descomplica te proporciona a melhor preparação para o exame. E o melhor de tudo: sem que você sequer saia do conforto do seu lar. Estamos aqui para garantir que, ano que vem, o título de calouro seja seu! Vamos juntos nessa? 🚀