Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2019 em primeira mão

Como funciona o Enem: tudo sobre o principal vestibular do país

Mitos e verdades sobre o exame que é porta de entrada para as universidades federais

Candidatos fazendo a prova do Enem 2017. Fonte: Uol

Como funciona o Enem? Essa é a pergunta que geral quer saber! Se você ainda tem dúvidas sobre o vestibular que mobiliza vestibulandos de todo o Brasil, é só chegar mais. Separamos três mitos e duas verdades bem comuns sobre a prova, para acabar de vez com as suas indagações. Vem com a gente!

✨ SAIBA COMO ESTUDAR TODA A MATÉRIA COBRADA NO ENEM! ✨

“Candidatos que acertam o mesmo número de questões podem ter notas diferentes?”

Sim! Na real, é muito provável que isso aconteça. O negócio é o seguinte: o Enem é corrigido de acordo com a Teoria de Resposta ao Item, a “TRI”. Este método de correção se baseia no nível de dificuldade de cada questão.

Digamos que o candidato “X” tenha acertado 155 questões das 180. Em tese, este participante mandou bem! Ele teve um percentual alto de acertos. Porém, por falta de atenção, “X” errou várias questões consideradas fáceis, mesmo sabendo muito da matéria e acertando muitas questões difíceis. Já a candidata “Y” conseguiu fazer 153 questões. Um pouco menos que o candidato “X”, de fato. Ainda assim, ela teve mais atenção, garantiu os enunciados consideradas fáceis e médios.

Neste caso, a “Y” terá uma nota maior. A explicação para isso é a seguinte: como “X” vacilou nas questões fáceis e médias, o sistema interpreta que o candidato acertou os enunciados difíceis por chute. Logo, sua nota cai e a média mais alta vai para “Y”. Para mais detalhes, explicamos direitinho como a TRI funciona aqui.

“O Enem não permite a participação de treineiros.”

Mito! Nada a ver!

Em primeiro lugar, você sabe o que é um treineiro? Vamos lá: os treineiros são os candidatos menores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio. Essa galera está liberada, sim, a se inscrever e a fazer o Enem! Porém, esses participantes só prestam o exame a título de experiência. Os treineiros não são  permitidos a usarem suas médias para concorrer a vagas na universidade.😢Os candidatos que terminaram os estudos têm “prioridade” a concorrer uma vaga na universidade. Pensando bem, é até justo, vai!

“Posso estudar no exterior usando a nota do Enem?”

Sim, pode! Desde 2014, o Ministério da Educação firma convênios com as IES – Instituições de Ensino Superior portuguesas. Dessa forma, os candidatos que obtiverem uma boa média geral no exame podem se candidatar às vagas em universidades lusitanas. Atualmente, existem 34 acordos interinstitucionais com universidades de Portugal. Ficou interessado? Caso queira concorrer a uma das vagas, fique atento aos editais da universidade do seu interesse para poder se submeter ao processo seletivo da instituição. Começar a faculdade já é um sonho, que dirá em outro país! 🌟

“A redação do Enem requer título.”

Mito! Quer dizer, mais ou menos. O título na redação do Enem não é obrigatório. Mas sabe quando sua mãe fala que você não precisa lavar a louça, e você vai lá e deixa os pratos todos brilhando para não levar esporro depois? O título da redação é mais ou menos isso. Não é exigido, mas é de bom tom fazer. Por via das dúvidas, faça um título bem caprichado. Assim, corretor nenhum vai botar defeito e sua nota mil fica um pouco mais garantida, combinado?

“Posso calcular minha nota em casa?”

Outro mito! Lembra que falamos da TRI lá em cima? Pois é, apenas quem tem acesso ao sistema de correção do Enem é que pode calcular as notas no exame. Mas calma! Nem tudo está perdido! Já existem plataformas que conseguem simular a sua nota no Enem. Esses programas se baseiam no histórico do Sisu – sistema utilizado para selecionar os candidatos para as vagas disponibilizadas todos os anos em universidades públicas. E as estimativas chegam bem perto da realidade, viu? Se a ansiedade estiver matando, dá para recorrer a estes meios.

“O que mudou no edital do Enem 2019”

Tava achando que íamos esquecer do documento que reúne todas as informações sobre o Enem? Achou errado! Nesse vídeo explicamos direitinho todas as novidades que nos aguardam para o Enem 2019. Confere só:

Conseguimos tirar várias dúvidas sobre o Enem, não? Conte com a gente para tudo – inclusive para mandar bem no exame! Quer saber como? Clique aqui e vamos juntos nessa! 💪🏽