• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como começar a estudar para o Enem do zero

Socorrooooo! O Enem tá logo aí e você não sabe como começar a estudar do zero? Não desespera! Calma aí que tem um monte de dicas pra que você aborde todos os conteúdos e se prepare direitinho pro exame!

Respira, respira e não deixe a ansiedade tomar conta só de pensar em estudar todo o conteúdo pro Enem 2021. Aliás, a boa notícia é que, com dedicação e um cronograma bem organizado, é possível começar a estudar para o Enem do zero e tirar um notão sucesso. Se liga nas nossas dicas pra você se orientar.

Assusta MUITO ver os conteúdos cobrados no Enem e pensar que a gente precisa dar conta de tudo aquilo, além da redação. O Descomplica, que é brother dos candidatos, separou várias recomendações pra que você comece a estudar da melhor forma!

Bora lá!

Como funciona o Enem

Antes de começar seus estudos do zero para o Enem 2021, é muito importante entender o funcionamento da prova. Conhecer a fundo sua estrutura ajuda a se preparar melhor e montar um bom cronograma de estudo, não acha?

O Enem funciona assim:

É dividido em quatro provas objetivas e uma redação, que são aplicadas em dois domingos diferentes.

As provas são as seguintes:

  •  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  •  Matemática e suas Tecnologias.

Cada uma das provas objetivas tem 45 questões de múltipla escolha, englobando as disciplinas relacionadas a cada uma das áreas.

A redação, por outro lado, deve ser feita segundo o gênero dissertativo-argumentativo. O tema é divulgado apenas durante a prova, que prevê o seguinte:

Os candidatos precisam apresentar uma tese (ponto de vista) sobre o tema abordado, argumentando e apresentando uma proposta de intervenção para o problema trabalhado ao longo do texto.

Agora que você entendeu a estrutura da prova, é hora de saber como começar a estudar para o Enem do zero. Se liga!

Como começar a estudar para o Enem do zero

Existem algumas etapas que podem te ajudar a começar a estudar para o Enem do zero. Vamos a elas:

1. Dê uma olhada no edital do exame

É fundamental que você não deixe passar nenhuma informação importante sobre o Enem 2021. Por isso, leia o edital do exame para saber questões como:

  • Quando serão feitas as inscrições? 
  • Quando as provas serão aplicadas? 
  • O que cai em cada disciplina?

O edital do Enem reúne todas essas informações e te ajuda a organizar melhor seus pensamentos. Por isso, vale a pena ler esse documento, disponibilizado no site do Inep, com atenção máxima.

2. Defina a melhor forma de estudar

Você precisa analisar suas condições, disposição e tempo disponível para estudar para o Enem. 

Sua situação permite investir em um curso para o Enem? Você consegue estudar sozinho? Terá ajuda de amigos? Avaliar tudo isso faz toda a diferença no momento de começar a estudar para o Enem do zero.

O Descomplica, por exemplo, oferece cursos preparatórios para o Enem com todo o conteúdo que será abordado, preparado por nossos professores e especialistas. Aqui, você começa a estudar para o Enem com conteúdos de apoio, plantões de dúvidas, provas anteriores resolvidas e comentadas e muito mais. 

3. Monte seu cronograma de estudos

O cronograma de estudos é muito importante para começar a estudar para o Enem. É ele que vai te orientar durante todo o ano, evitando que você se perca nos estudos diários e semanais. 

A montagem do cronograma pode ser algo complicado, então, pra te ajudar, a gente reuniu alguns modelos de cronograma para o Enem aqui!

O importante, no momento de montar o cronograma, é definir o que deve ser estudado partindo do edital do Enem e dividir sua rotina em horários, considerando pontos como tempo para lazer e descanso, realização de simulados, revisões, treino de redação, etc.

Feito isso, é hora de começar a estudar! Mãos à obra com os estudos para o Enem. 

Se precisar de ajuda, conte com o Descomplica. Nosso plano de estudos para o Enem é completo, atualizado e super antenado com as novidades do exame. Vale conferir!