Como começar a estudar para o Enem do zero
Socorrooooo! Chegou o grande momento do ano para os estudantes que se preparam para o Enem. Ao mesmo tempo, o que é o fim de um ciclo para alguns, é apenas o começo para outros, pois muita gente vai começar a se preparar desde já para a próxima edição.
O Enem tá logo aí e você não sabe como começar a estudar do zero? Não desespera! Calma aí que tem um monte de dicas pra que você aborde todos os conteúdos e se prepare direitinho pro exame!
E se você já fez a edição 2021 e ainda não viu a estimativa da sua nota, que tal conhecer o nosso gabarito? Temos grande grau de acerto e precisão nas notas.

Respira, respira e não deixe a ansiedade tomar conta só de pensar em estudar todo o conteúdo pro Enem 2021. Aliás, a boa notícia é que, com dedicação e um cronograma bem organizado, é possível começar a estudar para o Enem do zero e tirar um notão sucesso. Se liga nas nossas dicas pra você se orientar.
Assusta MUITO ver os conteúdos cobrados no Enem e pensar que a gente precisa dar conta de tudo aquilo, além da redação. O Descomplica, que é brother dos candidatos, separou várias recomendações pra que você comece a estudar da melhor forma!
Bora lá!
Como funciona o Enem
Antes de começar seus estudos do zero para o Enem 2021, é muito importante entender o funcionamento da prova. Conhecer a fundo sua estrutura ajuda a se preparar melhor e montar um bom cronograma de estudo, não acha?
O Enem funciona assim:
É dividido em quatro provas objetivas e uma redação, que são aplicadas em dois domingos diferentes.
As provas são as seguintes:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias.
Cada uma das provas objetivas tem 45 questões de múltipla escolha, englobando as disciplinas relacionadas a cada uma das áreas.
A redação, por outro lado, deve ser feita segundo o gênero dissertativo-argumentativo. O tema é divulgado apenas durante a prova, que prevê o seguinte:
Os candidatos precisam apresentar uma tese (ponto de vista) sobre o tema abordado, argumentando e apresentando uma proposta de intervenção para o problema trabalhado ao longo do texto.
Agora que você entendeu a estrutura da prova, é hora de saber como começar a estudar para o Enem do zero. Se liga!
Como começar a estudar para o Enem do zero
Existem algumas etapas que podem te ajudar a começar a estudar para o Enem do zero. Vamos a elas:
1. Dê uma olhada no edital do exame
É fundamental que você não deixe passar nenhuma informação importante sobre o Enem 2021. Por isso, leia o edital do exame para saber questões como:
- Quando serão feitas as inscrições?
- Quando as provas serão aplicadas?
- O que cai em cada disciplina?
O edital do Enem reúne todas essas informações e te ajuda a organizar melhor seus pensamentos. Por isso, vale a pena ler esse documento, disponibilizado no site do Inep, com atenção máxima.
2. Defina a melhor forma de estudar
Você precisa analisar suas condições, disposição e tempo disponível para estudar para o Enem.
Sua situação permite investir em um curso para o Enem? Você consegue estudar sozinho? Terá ajuda de amigos? Avaliar tudo isso faz toda a diferença no momento de começar a estudar para o Enem do zero.
O Descomplica, por exemplo, oferece cursos preparatórios para o Enem com todo o conteúdo que será abordado, preparado por nossos professores e especialistas. Aqui, você começa a estudar para o Enem com conteúdos de apoio, plantões de dúvidas, provas anteriores resolvidas e comentadas e muito mais.
3. Monte seu cronograma de estudos
O cronograma de estudos é muito importante para começar a estudar para o Enem. É ele que vai te orientar durante todo o ano, evitando que você se perca nos estudos diários e semanais.
A montagem do cronograma pode ser algo complicado, então, pra te ajudar, a gente reuniu alguns modelos de cronograma para o Enem aqui!
O importante, no momento de montar o cronograma, é definir o que deve ser estudado partindo do edital do Enem e dividir sua rotina em horários, considerando pontos como tempo para lazer e descanso, realização de simulados, revisões, treino de redação, etc.
Feito isso, é hora de começar a estudar! Mãos à obra com os estudos para o Enem.
Se precisar de ajuda, conte com o Descomplica. Nosso plano de estudos para o Enem é completo, atualizado e super antenado com as novidades do exame. Vale conferir!