Blog Descomplica
Imagem de uma mulher  para ilustrar artigo sobre tecnologia da educação

Um pouco da evolução do uso da tecnologia na educação nas últimas décadas!

Atualizado em

Compartilhe

O uso da tecnologia na educação se torna cada vez mais presente em nossas vidas e o seu avanço promove grandes inovações e mudanças. 

Desde que a tecnologia foi usada pela primeira vez, não parou de se desenvolver. E hoje, praticamente em tudo o que fazemos ela está envolvida. 

Fica até difícil imaginar como seria realizar tarefas sem o seu uso, vivendo sem precisar de um celular, internet, computador e inteligência artificial. A era digital transformou nossa vida com a conectividade e facilidade de comunicação.

E a educação não ficou de fora dessa transformação. As formas de ensino e meios também mudaram com a tecnologia. 

O ensino educacional se tornou mais acessível e facilitado, possibilitando adquirir conhecimento de qualquer lugar, sem precisar estar em uma sala de aula. Apenas com um clique é possível fazer uma busca na internet e aprender o que quiser.

A seguir vamos destacar o avanço da tecnologia e seu impacto na educação. Continue a sua leitura e vem com a gente descomplicar esse assunto! Bora lá?

Como funciona a tecnologia na educação?

A educação, por muito tempo, esteve vinculada somente com a sala de aula. Pra aprender era necessária a presença de um professor e métodos de estudos tradicionais. 

Algo que gerava uma desigualdade educacional, já que muitos não tinham acessibilidade a esse método de ensino.  

No decorrer do tempo, a tecnologia se expandiu e chegou na educação. E hoje, esse avanço está relacionado com várias formas educacionais, proporcionando a melhoria no processo de aprendizagem. 

Esse avanço tecnológico na educação permite que professores usem novas ferramentas e acompanhem essas mudanças. Como também, possibilita que alunos estudem de qualquer lugar com as melhores ferramentas de ensino. 

A metodologia digital transformou as práticas pedagógicas, deixando mais próximas dos alunos. Seja por aplicativos, redes sociais, cursos online ou sites. A verdade é que a educação deixou de ser dependente de apenas um meio.

E isso possibilita mais facilidade no acesso à informação. A tecnologia na educação não pode ser pensada somente no meio de transmissão. Ou seja, por onde ela vai ser acessada, mas também no seu uso nas metodologias de ensino. 

Ela está envolvida em todo o processo de educação: do momento que alguém obtém uma informação, até repassar esse conhecimento a outras pessoas. E todo esse processo é facilitado, seja por pesquisas na internet ou por vídeos.

Praticamente, em todos os processos educacionais é possível usar a internet como em simulados digitais, exercícios, assistir aulas e ler livros. 

Novas formas de estudar

tecnologia na educação

O avanço tecnológico mudou a forma de estudar e proporciona facilidade pra quem deseja aprender sobre algo. Hoje, as mais usadas são ensino à distância (EaD) e híbrido. 

Logo, essas duas opções garantem benefícios e se adequam às necessidades de cada estudante. Veja a seguir como cada uma funciona. 

Ensino à distância

A educação a distância permite que um aluno estude sem precisar ter um contato direto com o professor, sendo possível assistir aulas de qualquer lugar, o que torna um ensino muito mais dinâmico. 

Essa opção é ideal pra quem não tem tempo de ficar se deslocando e mora longe de uma instituição de ensino, ou até mesmo prefere estudar sozinho. Sendo assim, o ensino remoto aumenta muito mais a acessibilidade à educação.

A educação a distância também oferece benefícios pra quem opta por esse método. A seguir vamos destacar alguns:

  • Comodidade: poder estudar da sua própria casa é o que mais leva as pessoas a escolherem o EaD. A comodidade é, sem dúvida, um dos melhores benefícios; 
  • Flexibilidade: ter liberdade pra escolher o melhor horário pra estudar também é benéfico, podendo tornar o ensino flexível e adaptativo com a sua realidade;   
  • Economia: outro aspecto muito relevante é a economia. As mensalidades dos cursos à distância são bem mais em conta do que as de cursos presenciais.

Modelo educacional híbrido

O ensino híbrido é um modelo que usa a educação à distância e presencial no processo de aprendizagem, mesclando essas duas formas de estudar. 

Algumas aulas são escolhidas pra serem presenciais e outras onlines. Essa forma também promove benefícios pro aluno. Veja a seguir: 

  • Flexibilidade: a flexibilidade e autonomia também está presente no ensino híbrido, já que os alunos têm suas aulas divididas em presenciais e onlines. Assim, é possível organizar melhor o seu tempo de acordo com cada aula;
  • Interação com outros alunos: diferente do ensino a distância, o híbrido oferece a oportunidade de entrar em contato com outros alunos, o que ajuda na interação social e desenvolvimento educacional;
  • Oportunidade de esclarecer dúvidas: ter alguns dias de aulas presenciais pode ajudar na hora de esclarecer dúvidas. Poder conversar diretamente com os professores e pedir ajuda quando necessário;
  • Baixo custo: assim como o EaD, o ensino híbrido também oferece um baixo custo nas mensalidades.

Novas metodologias de ensino

A tecnologia na educação promoveu diversas mudanças de metodologias no ensino. Além de mudar o meio em que o ensino será aplicado, também deve ser alterada a sua metodologia. 

Ou seja, técnicas que vão ajudar a facilitar o processo de aprendizagem. Vamos listar as principais.

Metodologia ativa

Colocar o aluno como o agente principal de sua aprendizagem é uma das melhores formas de ensino e isso pode se fazer de diversas formas, facilitando o entendimento e retenção de informações. A exemplo de:

  • Sala de aula invertida: é a metodologia mais usada. Ela consiste na aprendizagem antes da aula. Os alunos estudam o conteúdo antes mesmo de assistirem a aula. Isso faz com que eles levantem alguns questionamentos e obtenham um conhecimento prévio da informação. E, durante a aula discutem com os professores e colegas sobre dúvidas;
  • Gamificação: nessa técnica os jogos são usados como uma forma de ensinar, já que ele promove maior interação e engajamento com o aluno. Ajuda muito na retenção dos conteúdos;
  • Ensino baseado em projetos: é um método que usa a atividade prática como uma forma de aprender. Nele, o estudante participa de ações pra entender melhor o conteúdo e, a partir dos seus erros, é que se inicia a busca por informações;  
  • Ensino baseado nas competências: nessa metodologia, a aprendizagem é baseada e direcionada pras habilidades de cada aluno. Ou seja, ela se torna individual pra cada um.

Aprendizagem experimental

Esse processo de aprendizagem é baseado nas experiências dos alunos. Em vez do aluno participar das aulas apenas como observador, ele coloca em prática seus conhecimentos. Essa metodologia é dividida nas seguintes etapas:

  • Vivência da experiência;
  • Reflexão;
  • Comparações;
  • Aplicação da aprendizagem.

STEM

Essa metodologia propõe o processo de ensino baseado em disciplinas específicas, que são: ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Nessa proposta, a metodologia não acompanha as tradicionais em que cada disciplina é individual.

Há uma união dessas matérias que se relacionam uma com a outra e juntas proporcionam a formação de profissionais qualificados em tecnologia, que sabem usar seus conhecimentos de forma correta e eficaz. 

Teoria das inteligências múltiplas

Essa metodologia de ensino tem como característica o princípio de que existe mais de um tipo de inteligência e que cada pessoa possui uma ou mais. A partir disso, o ensino do aluno é direcionado de acordo com a sua inteligência. Os tipo de inteligência são: 

  • Linguística; 
  • Lógica-matemática;
  • Naturalística;
  • Musical;
  • Espacial;
  • Corporal-cinestésica;
  • Interpessoal;
  • Intrapessoal;

Desafios educacionais que surgiram com a pandemia

tecnologia na educação

Com a pandemia, diversos setores da economia foram impactados, mas também a sociedade ao todo. Se adaptar a um novo estilo de vida teve que ser necessário e isso também esteve presente na educação.

Em um momento em que todos tiveram que se afastar das salas de aula e integrar o ensino a distância na rotina, essa mudança fez com que os estudantes se adaptassem a novas formas de ensino. 

Embora, nem todos tiveram essa oportunidade. Mesmo com o ensino a distância sendo acessível, ainda há muita desigualdade. A falta de acesso à internet e aparelhos eletrônicos foram um desses desafios. Como também, a dificuldade em se adaptar com aulas remotas

Sendo por falta de ferramentas necessárias ou por inconsistência nos estudos, essas dificuldades foram causas pra diversos problemas na educação como o atraso na aprendizagem e a evasão escolar. 

Assim, comprovando que o uso da tecnologia não é uma realidade pra todos, ainda mais na educação. 

Hábitos positivos na educação

Embora a pandemia tenha causado diversos desafios na educação, também trouxe hábitos positivos.

Tanto os estudantes, como os professores tiveram que se adaptar e recriar métodos de ensino e aprendizagem, o que aumentou muito a integração da tecnologia com o processo de aprendizagem.

Alguns desses hábitos positivos são: 

  • Adaptabilidade: Em meio a um cenário que forçou a mudança de ensino, todos tiveram que aprender a se adaptar a isso. Alunos e professores tiveram que se ajustar a essas mudanças;
  • Organização: da mesma forma que o ensino presencial necessita de organização, o remoto também. E aprender a se organizar sozinho foi um hábito necessário pra esse novo modelo de aprendizagem;
  • Disciplina: o hábito de ser disciplinado e consistente nos estudos também foi necessário ser desenvolvido. Aprender a manter uma rotina e segui-lá foi uma das consequências positivas;
  • Buscar por conhecimento: sem a presença de um professor, os alunos se tornaram mais autodidatas, buscando informações e aprendendo sozinhos.  

Tipos de tecnologia na educação

O uso da tecnologia na educação se faz cada vez mais presente. O desenvolvimento da tecnologia muda constantemente a forma de ensinar e, por isso, é tão importante saber quais são os tipos usados na educação. Vem com a gente e confira a seguir cada um deles!

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma das tecnologias mais inovadoras do momento, pois possibilita a aproximação do aluno com a realidade. Sendo assim, essa forma de ensino ultrapassa a teórica e proporciona a aprendizagem por meio da prática.

O uso dessa ferramenta já vem sendo adquirido por diversas instituições e, futuramente, essa tecnologia vai estar mais presente na educação.

Gamificação 

A tecnologia também aproxima a gamificação pro meio educacional, em que é usado o perfil de games pra ensinar. Por meio dos jogos, é possível aprender de forma mais fácil e dinâmica, já que atividades lúdicas conseguem mais a atenção e interatividade do aluno. 

Chatbots

Chatbots é uma ferramenta de automação. São robôs programados pra responder perguntas. Isso é muito usado em chats de conversa, o que proporciona agilidade na comunicação digital.

Essa tecnologia também é presente na educação, sendo usada pra esclarecer dúvidas dos alunos. O seu uso garante mais rapidez no processo de aprendizagem, como também auxilia na produtividade. 

Aplicativos

Os aplicativos possuem diversos tipos de conteúdos educacionais, que podem ser jogos, cursos online ou livros virtuais. Plataformas de ensino também adquirem o uso de aplicativos pra entrega de conteúdo, pois facilitam mais o acesso ao ensino.

Microlearning

Essa ferramenta tem a finalidade de ajudar no entendimento de um assunto e consiste na fragmentação de um conteúdo, separando um assunto em blocos pequenos e reduzindo o tempo de estudo. Portanto, ajudando na concentração e retenção de uma informação.   

A gestão escolar e o uso da tecnologia na educação

tecnologia na educação

Atualmente, a tecnologia está muito mais presente na vida dos alunos do que alguns anos atrás. E se faz presente em diversas atividades como redes sociais, jogos, pesquisas, etc. 

Assim, acompanhar a nova era digital no ambiente escolar é necessário pra facilitar a interação e entendimento. 

O uso da tecnologia na educação possibilita a atualização de métodos de ensino. Logo, as instituições que usam a tecnologia no processo de aprendizagem possuem mais resultados positivos em relação às outras. 

Desenvolver métodos de estudos tecnológicos nas escolas faz com que os alunos tenham mais interesse em aprender, visto que essas formas acabam sendo mais dinâmicas e interessantes.

Usar essas metodologias, faz com que os alunos deixem de ser observadores e comecem a praticar o conhecimento. 

Outro aspecto importante pra inclusão da tecnologia é a preparação pro mercado de trabalho. Dessa forma, pode ser aplicada por meio de videoaulas, e-books, realidade virtual, jogos, aplicativos, entre outras. 

Armadilhas que o mau uso da tecnologia cria

A tecnologia trouxe diversas possibilidades e inovações pro mundo todo, mas isso você já sabe, não é? No entanto, esse excesso de informação e o seu mau uso pode provocar alguns problemas. 

Mesmo com seus diversos benefícios, ainda é necessário fazer o seu uso com cautela. Um dos meios tecnológicos mais usados são as redes sociais e jogos. E por mais que sejam interessantes, o seu excesso pode prejudicar a vida de muitas pessoas.

Provocando a distração, improdutividade e fuga da realidade, é necessário saber identificar até qual momento o seu uso está sendo benéfico e quando começa a se tornar uma dependência. Veja a seguir as consequências:

  • Distanciamento social;
  • Problemas visuais;
  • Sedentarismo;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Irritabilidade;
  • Problemas no sono.

Tecnologia na educação infantil 

Hoje, as crianças já nascem num mundo rodeado de tecnologia. Elas são criadas no ambiente familiar com celulares, tablets, computadores e televisão e é muito comum ver uma criança usando o celular com facilidade e pesquisando o que deseja ver, como desenhos. 

Logo, é necessário usar objetos digitais de forma adequada e responsável no processo educacional dessas crianças. As práticas pedagógicas devem aplicar esses recursos pra construir a aprendizagem infantil.

Essa metodologia de ensino proporciona diversos benefícios na educação infantil, já que desperta a curiosidade e criatividade da criança.Utilizar meios digitais pode deixar as aulas mais dinâmicas e interessantes. 

Sendo assim, existem diversas formas de aplicar a tecnologia na educação infantil. A seguir separamos as principais:

  • Animação educacional: os desenhos animados ganham a atenção das crianças e o seu uso na aprendizagem é muito importante, já que a animação e ilustração fazem parte do mundo infantil. Integrar desenhos educacionais na aprendizagem podem ensinar e divertir ao mesmo tempo;
  • Músicas: as músicas também são uma ótima forma de ensino. Colocar sons em aparelhos eletrônicos ajuda as crianças no reconhecimento auditivo;
  • Jogos: as atividades lúdicas sempre serão a atração infantil. Logo, aplicar jogos por meios tecnológicos auxilia na prática pedagógica, estimulando a criatividade, concentração e coordenação motora; 
  • Leitura online: a literatura infantil pode ser acessada virtualmente. O estímulo do hábito da leitura também pode ser desenvolvido com a tecnologia. Usar tablets, celulares ou outros aparelhos eletrônicos é uma ótima forma de aproximar a prática da leitura infantil;
  • Desenhar totalmente: desenhar é uma das atividades mais praticadas pelas crianças. Mostrar sua aprendizagem por meio de rabiscos, formas e ilustraçõesé muito comum e desenhar virtualmente também é uma ótima opção pra aplicar a tecnologia. Os quadros virtuais proporcionam o desenvolvimento da criatividade e expressão infantil.

É possível perceber que o uso da tecnologia na educação infantil deve ser aplicado de forma estratégica. Os meios digitais pras crianças não são usados da mesma forma que pros adultos. Logo, a sua prática deve ser voltada pro mundo infantil. Com o objetivo de ensinar e divertir. 

Importância da atualização do profissional da educação

Nas últimas décadas, a educação e seus métodos de ensino sofreram drásticas mudanças, transformando o ensino tradicional e mudando a forma de ensinar e aprender. A tecnologia veio pra mudar o mundo e a interação social. 

Isso não ficou de fora da educação. Objetos e ferramentas digitais estão cada vez mais presentes no processo de aprendizagem. 

Assim, continuar com o ensino tradicional nas aulas pode ser um erro. É necessário acompanhar essas mudanças, como também saber usá-las.

Os educadores precisam adaptar o seu ensino com a inovação tecnológica, promovendo a aprendizagem por meios digitais.É necessário que profissionais da educação ensinem os alunos a filtrarem conteúdos.

Os educadores precisam se manter atualizados. Por isso, a Pós Descomplica passou a oferecer o curso de Tecnologias Aplicadas à Educação. Confira a seguir como funciona.

Curso 

O curso de pós-graduação em Tecnologias Aplicadas à Educação é 100% online e tem como objetivo ensinar ferramentas digitais pro uso na sala de aula e atualizar educadores com as novas demandas tecnológicas, o que torna o ensino mais dinâmico e eficiente. 

Grade

O curso tem duração de 390h e é aplicado de maneira estratégica. Veja a seguir a grade. 

Módulo 1

  • Gestão do Tempo;
  • Projeto de Vida;
  • Coaching e Planejamento de Carreira;
  • Governança e Qualidade de Dados;
  • Desenvolvimento de Software Educacional.

Módulo 2

  • Storytelling;
  • Segurança e Privacidade;
  • Redes de Comunicação, Protocolos e Roteamento;
  • Principais Softwares Educacionais.

Módulo 3

  • Computação em Nuvem;
  • Robótica Pedagógica;
  • Jogos Educacionais;
  • Recursos Audiovisuais Utilizados na Educação.

Como entrar?

Pra entrar na pós-graduação é necessário ter um diploma de graduação e já ter colado grau. Com isso é só fazer a sua inscrição e vir aprender com a gente! 

Para quem é dedicado?

O curso é direcionado pra quem possui graduação completa em Educação, Tecnologia e profissionais que desejam atuar nessa área. Não é necessário que a sua graduação seja vinculada a esse setor.  

Área de trabalho

A área de trabalho pra esses profissionais é muito ampla. E, com a especialização em Tecnologia Aplicada à Educação, diversas oportunidades podem surgir. Dessa forma, é possível alavancar a sua carreira e estar à frente dos demais.

Sendo assim, a evolução da tecnologia na educação gerou diversas transformações e a ideia é gerar ainda mais! Mudando a forma de ensinar e aprender e fazendo com que educadores e alunos tenham que se adaptar à nova era digital é que ela vem atuando.

Portanto, acompanhar essas mudanças e aplicá-las em processos pedagógicos é essencial. É necessário que a tecnologia seja um complemento na aprendizagem, ajudando educadores na formação de conhecimento.  

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de conferir outros posts. Aqui, na Pós Descomplica, a gente oferece os melhores cursos pra preparar profissionais e desenvolver habilidades. Vem aprender com a gente e se especializar na sua área!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você