Blog Descomplica

Trabalha ou deseja trabalhar com aprendizagem digital? Confira 4 dicas

Confira algumas dicas de como oferecer uma aprendizagem digital com eficiência e qualidade. Acesse entenda sobre a importância.
porDescomplica| 08/09/2021

Compartilhe

Com o passar dos anos, cada vez mais as tecnologias vêm ganhando espaço, da mesma maneira que as pessoas também vêm buscando novos meios de estudar e de trabalhar. Dessa forma, a aprendizagem digital já é uma realidade de muitos profissionais e estudantes.

Assim, é natural que estudantes utilizem diferentes dispositivos pra aprender, como computadores, celulares e tablets — o que não é ruim, pois o tempo e a produtividade aumentaram com o uso dessas tecnologias.

Neste cenário, surgiu o estudante digital, que é aquele aluno que assiste a cursos por meio de plataformas tecnológicas.

Vale destacar, também, que a importância da educação digital é extrema, pois é uma maneira bastante prática e acessível pra diversas pessoas. Por exemplo, se não há uma faculdade na cidade de um estudante que deseja fazer uma graduação ou pós, ele poderá fazer online. 

Normalmente, o ensino digital funciona da seguinte forma: o estudante possui acesso a um painel em uma plataforma, com a divisão das disciplinas, videoaulas e conteúdos.

A tecnologia digital na educação auxilia muito e proporciona diversas possibilidades de informações, conteúdos, livros e aulas supercompletas. Em resumo, a tecnologia oferece caminhos versáteis pros estudantes.

Interessante, não é mesmo? Bora conferir algumas dicas de como oferecer um aprendizado digital com eficiência.

aprendizagem digital – pessoa mexendo no celular

4 dicas para quem trabalha ou deseja trabalhar com aprendizagem digital

Se você está aqui, provavelmente atua na área da aprendizagem digital. A gente trouxe as seguintes dicas pra você ter uma melhor performance em seu dia a dia. Por isso, confira cada uma e não deixe de colocá-las em prática.

1. Escolha um bom curso

Pra ter uma aprendizagem digital ou ensinar digitalmente de uma maneira que valha a pena, escolher um bom curso é fundamental.

Se você já está acostumado a dar aulas presenciais e deseja dar aulas digitais, é necessário conhecimento sobre os recursos digitais de aprendizagem. Entender sobre diversas áreas de conhecimento pra melhorar a carreira é fundamental.

2. Entenda sobre as ferramentas de aprendizagem digital

Sejam quais forem as ferramentas, procure estudá-las e entendê-las. Tanto pra si, quanto pra conseguir passar os ensinamentos pros outros. Por exemplo, como será a plataforma? Como serão os testes? Como serão os trabalhos finais? 

Não há tanta diferença do modo digital pro presencial, porém, são usadas maneiras diferentes pra avaliar o estudante e também assistir às aulas. Percebe a importância?

3. Peça feedbacks

Não só pras pessoas que você está ensinando, mas também pra empresa que te contrata. Afinal, receber o retorno sobre o seu trabalho ajuda a melhorá-lo ainda mais.

No entanto, não tenha medo de receber críticas ou elogios, pois tudo se transforma em aprendizado.

4. Incentive a interação dos estudantes

Não é porque o seu curso é digital que o estudante não deve interagir e tirar dúvidas. Ele deve se sentir confortável em conversar com o professor e/ou tutores pra auxiliar quando necessário.

Pra isso, normalmente, são criados grupos em redes sociais, os comentários são abertos nas aulas, são feitos fóruns de debates etc. 

Gostou de saber algumas dicas de como melhorar o aprendizado digital? Se você pretende atuar como docente, coordenador, consultor, assessor ou formador, preparamos o curso ideal pra você.

Confira o curso livre em Pedagogia Digital e Boas Práticas de Ensino Remoto. Nele, você encontrará inúmeros benefícios, professores qualificados e aulas completas de muitos conteúdos. Vem aprender com a gente!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica