Blog Descomplica

4 dicas de atividades para trabalhar diversidade cultural na escola

Entenda a importância de realizar atividades para trabalhar diversidade cultural na escola e confira as melhores dicas de como fazer isso.
porDescomplica| 21/09/2021

Compartilhe

Praticar a diversidade cultural na escola é uma forma de fazer com que as crianças que fazem parte da minoria se sintam mais aceitas.

Felizmente, hoje em dia existem várias atividades que podem ser realizadas e que ajudam os professores praticar a inclusão de forma expressiva 

Enfim, neste artigo de hoje, a gente vai falar mais sobre o que é a diversidade cultural nas escolas,  e o que você precisa fazer pra estar em um ambiente que seja acolhedor pra todos os estudantes.

Vamos logo ao que nos interessa? 

Hoje vai ter muito conteúdo pra te ajudar!

E, claro, qualquer dúvida que você tiver, basta deixar aqui nos comentários porque a gente adora saber qual é a opinião dos leitores sobre nossos conteúdos. 

Filmes sobre diversidade cultural na escola

Uma das produções que é livre independente da idade, e ainda é formada de desenho animado – o que faz com que as crianças tenham a sua atenção ainda mais apreendida, é sobre o Lilo & Stitch. 

Ele é rico e aborda mais sobre as diferenças entre os seres humanos e sobre a importância de aceitar os outros colegas da forma como eles são. 

O Lilo & Stitch  também conta com vários episódios de desenhos que podem ser mais rápidos de assistir. Possuem  grandes lições de moral. 

Ao final, você terá a alternativa de perguntar pros seus estudantes o que aprenderam com a produção e até mesmo pedir um desenho sobre o tema, caso ainda sejam pequenos. 

Se for uma turma que já sabe escrever, você tem a alternativa de pedir uma redação pra testar o aprendizado dos mesmos me português. Assim sendo, poderá saber como está a gramática e a ortografia dos seus estudantes. 

Kiriku ajudam a valorizar a cultura africana 

Outro filme que pode ser apresentado dentro de sala de aula é sobre o Kiriku, que ajuda a valorizar um pouco mais sobre o que ́ a cultura africana e como ela está inserida em nosso dia a dia. 

Hoje o Brasil é conhecido como um dos países mais racistas que existem e há muita perseguição contra as pessoas que são de origem africana, tanto religiosa quanto cultural.

Vez ou outra é possível encontrar, em jornais como o G1, matérias que abordam sobre as perseguições que acontecem e até mesmo mortes destes grupos por puro preconceito. 

O filme Tainá – Uma aventura na Amazônia, enquanto isso, é uma alternativa pra valorizar os indígenas. Neste caso é importante citar que ele está presente no Youtube e não é desenho animado. 

Atividades para trabalhar diversidade cultural na escola

1. Aborde produtos culturais ricos em diversidade

Pra começar, é muito importante permitir que seus alunos tenham contato com livros, filmes, seriados e outros produtos culturais ricos em diversidade.

Ou seja, precisam trazer histórias de outros povos, representatividade em seus elencos e gerar identificação nas suas turmas.

Então, dedique parte das suas aulas a abordar esses produtos culturais. Afinal, pode ser que seus alunos não tenham contato com tanta diversidade no conteúdo que consomem fora da escola.

2. Estimule a abordagem de valores individuais

Um ambiente realmente aberto à diversidade precisa ser capaz de estimular o valor de cada um.

Dessa forma, os seus alunos poderão encarar suas próprias diferenças como forças, além de aumentar a integração entre eles.

Isso pode ser feito a partir de dinâmicas que estimulem os alunos a apontarem qualidades dos colegas. Assim, passarão a enxergar os colegas a partir de suas características positivas em vez de estereótipos.

3. Invista na representatividade durante as aulas

Será que não existe uma predominância exclusivamente branca no conteúdo abordado em sala de aula? Pra incentivar a diversidade na escola, tem que existir representatividade nas atividades das aulas.

Pra isso, vale a pena destacar as diversas culturas do mundo, seus traços e características. Assim, os seus alunos poderão se enxergar no conteúdo e ter contato com toda a diversidade do mundo.

4. Tenha abertura para ouvir os alunos

Falar em atividades pra trabalhar diversidade cultural na escola também envolve voltar a sua atenção pra como os seus alunos estão se sentindo.

Afinal, pode ser que eles tenham algo a dizer sobre suas próprias vivências em relação à diversidade.

Então, é necessário deixar claro pras suas turmas que podem buscar os professores pra conversar. Além disso, o corpo docente precisa estar qualificado pra ouvir e ajudar de forma assertiva.

A realização de atividades pra trabalhar a diversidade cultural na escola é algo essencial pra formação completa dos alunos.

Afinal, como cidadãos do mundo, eles precisam conhecer e respeitar todas as culturas não importando a carreira que seguirem. Então, baseie-se nas dicas deste artigo e comece a planejar as suas ações.

E então, já deu pra ter alguma ideia de como colocar em prática a diversidade cultural na escola? Neste artigo, a gente tentou trazer um super resumo pra te ajudar mais sobre o tema. 

Claro, se você conhece mais algum filme que não tenha sido citado até agora, basta que deixe aqui nos comentários pra ajudar outras professoras e professores a deixarem a aula ainda mais variada. 

Confira os cursos de pós-graduação da Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica