O Tema de Redação da Semana 41 já está liberado! Quer saber qual é? Confira abaixo o tema e a proposta de redação, com a coletânea de textos, para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota do vestibular!
Agora, que o ENEM já passou, está na hora de se preparar para as provas específicas de outros vestibulares. Confira, abaixo, a proposta de redação do tema: Dissertação argumentativa - Inspiração.
TEXTO I
Não, ninguém faz samba só porque prefere Força nenhuma no mundo interfere Sobre o poder da criação Não, não precisa se estar nem feliz nem aflito Nem se refugiar em lugar mais bonito Em busca da inspiração Não, ela é uma luz que chega de repente Com a rapidez de uma estrela cadente Que acende a mente e o coração(Poder da Criação – João Nogueira)
TEXTO II
Você tem algum método de trabalho permanente, periódico, ou escreve somente quando baixa a inspiração? É, eu escrevo somente quando a coisa vem. Teve uma época da mocidade, até aí pelos 30 anos, em que eu escrevia muito, tinha necessidade, aquela compulsão de pegar o papel e sentar para escrever. Até os 40 anos foi mais ou menos assim. Depois começou a escassear, a rarear. E veio o período de música popular, que foi muito importante para mim.Trecho da última entrevista de Vinícius de Moraes
(Disponível em: http://www.revistabula.com/369-a-ultima-entrevista-de-vinicius-de-moraes/)
TEXTO III
O Que é a Inspiração? Eu não sei o que é a inspiração. Mas também a verdade é que às vezes nós usamos conceitos que nunca paramos a examinar. Vamos lá a ver: imaginemos que eu estou a pensar determinado tema e vou andando, no desenvolvimento do raciocínio sobre esse tema, até chegar a uma certa conclusão. Isto pode ser descrito, posso descrever os diversos passos desse trajeto, mas também pode acontecer que a razão, em certos momentos, avance por saltos; ela pode, sem deixar de ser razão, avançar tão rapidamente que eu não me aperceba disso, ou só me aperceba quando ela tiver chegado ao ponto a que, em circunstâncias diferentes, só chegaria depois de ter passado por todas essas fases. Talvez, no fundo, isso seja inspiração, porque há algo que aparece subitamente; talvez isso possa chamar-se também intuição, qualquer coisa que não passa pelos pontos de apoio, que saltou de uma margem do rio para a outra, sem passar pelas pedrinhas que estão no meio e que ligam uma à outra. Que uma coisa a que nós chamamos razão funcione desta maneira ou daquela, que funcione com mais velocidade ou que funcione de forma mais lenta e que eu posso acompanhar o próprio processo, não deixa de ser um processo mental a que chamamos razão.José Saramago, in "Diálogos com José Saramago"
(Disponível em: http://www.citador.pt/textos/o-que-e-a-inspiracao-jose-de-sousa-saramago)
Considerando os textos apresentados e com base nos conhecimentos construídos durante a sua formação, produza um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas, sobre o tema: De onde vem a inspiração? Utilize argumentos para defender o seu ponto de vista e crie um título interessante para o texto. Evite cópias de textos da coletânea.