Fala aí, galera!
Então, como eu havia dito no último post, vamos falar um pouco sobre o Pré-sal. O que é? Por que é tão importante? Será que temos condições de explorá-lo?
A chamada camada pré-sal é uma faixa que ocupa 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.
Foi dito que o complexo de poços do Pré-Sal tem capacidade de gerar 100 bilhões de barris, o que levaria o Brasil para o posto de Top 10 exploradores desse curso.
O pré-sal é de enorme importância para o desenvolvimento da Petrobras também, pois, com uma descoberta dessa proporção, fica fácil receber investimentos mais pesados do governo e até de empresas privadas.
A tecnologia necessária para explorar esse reservatório é completamente experimental até o momento, mas podem ter certeza que funcionará e que a Petrobras vai virar uma potência maior do que já é no cenário mundial.
Abraços e bons estudos!