Blog Descomplica

Propriedades coligativas: o que são, exemplos e exercícios resolvidos!

Confira um mapa mental sobre Propriedades Coligativas, fixe todos os conceitos importantes e vá preparado para arrasar na sua prova de vestibular!
porDescomplica| 27/06/2016

Compartilhe

As propriedades coligativas são um tema muito importante dentro do estudo da física, e estão diretamente relacionadas com as soluções químicas. 

Estão diretamente relacionadas com o tema soluções químicas, e são as alterações que acontecem nas características naturais de um líquido quando misturado a outro agente.

Uma solução, por exemplo, é o soro caseiro, formado por água, que é o solvente (vai dissolver), sal e açúcar, que são os solutos (que serão dissolvidos). 

Em resumo, muitas dessas misturas acabam alterando pontos naturais do líquido. Assim, esse solvente passa a ter uma temperatura diferente de ebulição, de congelamento, pressão, etc.

Por isso, o Descomplica criou um bom resumo sobre o tema, pra te ajudar na preparação pro Enem, vestibulares, etc. Acompanhe!

Propriedades coligativas: resumo

Imagem de uma uma cadeia de carbono para ilustrar artigo sobre propriedades coligativas

As alterações mencionadas são os efeitos coligativos, presentes na solução criada a partir da mistura com o soluto. Assim, entre esses principais efeitos, é possível mencionar a ebulioscopia, osmoscopia, tonoscopia e crioscopia.

Ebulioscopia

Está relacionado com o aumento do ponto de ebulição da água. Nesse caso, um bom exemplo é realmente a solução entre a água (solvente) e o sal (soluto). Isso porque, quando aquecida, ela irá demorar mais tempo pra ebulir do que quando se aquece somente a água.

Osmoscopia

Esse efeito coligativo da osmoscopia está diretamente relacionado com o surgimento, dentro das soluções, da chamada pressão osmótica. Assim, esse processo faz com que haja a divisão entre soluções, criadas a partir do de um solvente igual.

Tonoscopia

Na tonoscopia, a pressão relacionada ao vapor gerado do líquido é bem menor que a original. Assim, solvente e solução apresentam pressões de vapor bem diferentes.

Crioscopia

Diferentemente da ebulioscopia, na crioscopia é o ponto relacionado ao congelamento do líquido que diminui. Dessa forma, quando exposto a baixas temperaturas, a solução demora mais pra congelar do que o soluto puro.

Exercício e mapa mental das propriedades coligativas

Imagem de um caderno em brando e m lápis para ilustrar artigo sobre propriedades coligativas

Com o apoio do mapa mental, é possível ter um entendimento muito mais completo do que são as propriedades coligativas. Assim, basta unir o estudo do conteúdo mais bruto com a assimilação do mapa.

mapa-qui-propriedades-coligativas

Agora, pra conseguir assimilar o conteúdo do artigo, acompanhe uma questão teórica sobre o tema. Assim, será possível fixar melhor o aprendizado. A resposta correta está devidamente escrita em negrito.

Questão 1

Em relação aos efeitos coligativos, marque a alternativa correta:

  1. A) a crioscopia relaciona-se com o aumento da temperatura necessária pra um líquido congelar.
  2. B) na tonoscopia, há uma elevação em relação a pressão do líquido ao evaporar.
  3. C) na osmoscopia, a pressão osmótica, que é natural do líquido, desaparece.
  4. D) existem apenas dois efeitos coligativos, a tonoscopia e a crioscopia.
  5. E) a ebulioscopia está relacionada com o aumento da temperatura necessária pro líquido ebulir dentro da solução.

Conseguiu acompanhar direitinho todo o conteúdo e o mapa mental das propriedades das soluções? 

Caso ainda reste uma dúvida em relação ao tema, basta deixar logo abaixo. Veja os demais artigos que o Descomplica criou pra essa preparação pro Enem! São todas as matérias importantes dos vestibulares.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica