Não tem mistério quando o assunto é Sertão Nordestino. Saiba tudo para arrasar na sua prova de geografia com este mapa mental :)

SERTÃO
Esta é a sub-região que domina o espaço geográfico da região nordeste, presente em mais da metade de seu território. Com um clima semi-árido e índices pluviométricos baixíssimos em relação ao restante do país, o sertão é sinônimo de seca, pobreza e fome no imaginário popular. A característica vegetal dessa região é a presença quase exclusiva da Caatinga, e a pecuária extensiva representa, até hoje, a principal atividade das grandes propriedades. A bacia do rio São Francisco é a maior da região e a única fonte de água perene para as populações que habitam suas margens, além de ser também aproveitado para irrigação e fonte de energia através de hidrelétricas como a de Sobradinho (BA).
Em relação à seca, podemos destacar que a escassez de chuva é responsável pela fome e pela pobreza no sertão nordestino. Isso ocorre por diversas causas, como os fatores oceânicos, isto é, o fato de que a temperatura do mar nos litorais do Ceará e Rio Grande do Norte é mais baixa do que as áreas do entorno, causando baixa evaporação e umidade. Também podemos citar as frentes polares, que, quando chegam ao nordeste, apresentam pouca força, dificultando a formação das chuvas. Por último, o nordeste é uma região de alta pressão, com correntes de ar que transferem calor para latitudes maiores, favorecendo a estabilidade do tempo e a ausência de chuvas.
AINDA COM DÚVIDAS SOBRE O SERTÃO E A REGIÃO NORDESTE? UM RESUMO COMPLETO ESTÁ TE ESPERANDO BEM AQUI.