Ainda não sabe nada sobre planejamento de redação? A gente separou algumas dicas que vão fazer você virar o jogo!
Sabe videogame? Antes de você passar de fase, sempre tem um chefão ou um monstro pra testar as suas habilidades, não é?
Pois é, a redação pode não ser um monstro, mas sempre aparece pra verificar tudo o que você aprendeu.
Bora aprender como cuidar do planejamento da sua redação, interpretando corretamente o tema que aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pra destruir o chefão e ir pra próxima fase com a melhor pontuação: 1000!
Cuidado com o monstro!
Assim como na fase final dos games nunca sabemos o tamanho e os poderes do monstro, no Enem não temos a mínima ideia do tema da redação.
Por isso, você deve estar preparado pro que vier! O tema pode ser confundido com o assunto e por isso muitas pessoas acabam fugindo ou tangenciando o tema e não conseguem os 200 pontos na competência 2 do Enem.
Então para não esquecer: assunto é uma ideia geral ou um fato específico e tema é uma discussão direcionada sobre o assunto.
Não confunda, porque depois que você entregar a sua redação não vai rolar outra vida pra começar de novo!
Leia e jogue melhor!
Com toda a certeza, um bom jogador sabe que consegue as melhores dicas pra passar de fase, tirando onda, quando lê as conversas dos personagens. Ler também traz mais conhecimentos e vantagens na hora de escrever a sua redação.
Portanto, faça sempre leituras pra adquirir conhecimento de mundo e utilize as informações contidas na coletânea de textos da prova do Enem a seu favor, adicionando mais informações ao seu texto. A leitura é a melhor magia pro seu planejamento de redação. Temos certeza de que você já vai sair na frente!
Organização acima de tudo!
Não dá pra jogar carregando um monte de coisas inúteis ou coisas que você nem sabe pro que servem, né?
Também é assim na hora de planejar a sua redação. Comece por um “brainstorm”, onde você vai selecionar todas as informações que lembrar sobre o tema apresentado na prova e depois organizar quais informações são as melhores pra compor a sua redação. Não esqueça nenhum detalhe!
Como estamos falando de organização, aproveite este artigo com os cronogramas de estudo pro curso que você quiser!
Acabe com o chefão, ou melhor, com o Enem!
Nada melhor que dar um “fatality” no chefão mais poderoso na fase mais importante! Até chegar lá, você não pode deixar de aproveitar pra treinar e desenvolver as melhores “skills”.
Depois que você treinar bastante a estrutura da dissertação argumentativa, você vai contar com um planejamento de redação perfeito e vai derrotar a prova do Enem, conquistando o tão sonhado 1000!
Por isso, nunca se esqueça da estrutura da dissertação argumentativa:
- A introdução deve conter uma estratégia de contextualização do tema + tese.
- O desenvolvimento 1 deve conter a argumentação do primeiro argumento.
- O desenvolvimento 2 deve conter a argumentação do segundo argumento.
- A conclusão deve ser feita pela retomada da tese + criação de uma proposta de intervenção pra problemática apresentada no tema da redação.
A batalha final é igual aos elementos da redação do Enem! Não acredita? Olha só!
Quando você chega à última fase, na batalha final, você já tem experiência suficiente pra saber que cada chefe de final de fase tem as suas características próprias. É preciso estudar cada um pra atingir os pontos certos e sair vitorioso (a).
Já se ligou na relação? A redação do Enem também tem as suas características próprias, é só prestar atenção a alguns detalhes pra sair com os seus 1000 pontos! Olha estes exemplos:
Proposta de redação
Saber que o estilo de redação é o dissertativo-argumentativo é fundamental pra acertar os pontos certos. Conhecer a estrutura e o esqueleto desse estilo de texto é importantíssimo, assim como compreender em detalhes a proposta de redação.
Inclusive, entender a proposta de redação é avaliado como uma competência onde a bancada saberá se você conseguiu captar os comandos, se entendeu o tema e se soube aplicá-los dentro do estilo de texto pedido. Como sempre, com a Descomplica, você pode ficar tranquilo. Pega as dicas:
- Leia o enunciado com toda a sua atenção.
- A proposta de redação vem com todos os comandos necessários pra você criar o seu texto. Atente-se aos detalhes!
- Leia e analise o tema dado. Compreenda bem o assunto proposto e sobre o que você tem que escrever.
- Observe o eixo, ou seja, em que sentido você terá que se posicionar a partir dos textos motivadores.
- Não deixe nenhuma orientação de fora!
Repertório sociocultural
Este é outro ponto mais do que importante pra vencer o chefão do Enem! Nos games, quanto mais lugares você atingir o monstro com golpes, maior a chance de vencer.
Claro que cada golpe deve ser pensado estrategicamente, afinal, golpes aleatórios não derrubam ninguém. Na sua redação, a ideia é a mesma.
Portanto, busque um repertório sociocultural rico. Isso quer dizer que informações sintonizadas ao mundo atual ou ao contexto da época trazem muita riqueza ao seu texto. Mas não vai se empolgar, hein? Equilíbrio e coerência não podem ficar de lado.
Ponto de vista
Não existe um texto dissertativo-argumentativo sem um ponto de vista. Tá vendo como você fica mais forte prestando atenção nas características da redação do Enem?
Escolha um ponto de vista, direcionando a sua discussão e os seus argumentos pra que o leitor concorde. Temos certeza de que você é bom(boa) na hora de criar as melhores estratégias nos games, use esse talento pra articular as suas ideias na redação!
Pese diferentes pontos de vista se quiser, mas não se esqueça de apresentar uma proposta de solução no final, ok?
GG, galera! Bom trabalho!
Com todas essas dicas, você está pronto pra concluir a sua redação com a sensação de ter jogado um ótimo jogo! Tenha calma e esteja sempre ligado(a) nas suas estratégias de jogo que a vitória será certa!
O Enem 2022 está logo ali, aproveite pragarantir o nosso curso preparatório se inscrevendo aqui!