Você já parou pra pensar que absolutamente todos os objetos que estão neste momento na sua frente, na sua casa, foram produzidos em alguma indústria?
Quantas etapas será que levou para chegar até você? E de onde tudo isso veio?
Atualmente a humanidade possui novas tecnologias que revolucionaram os modelos de produção industrial. Um único produto passa por tantas etapas e muitas das vezes por diversos países até sua comercialização.
Mas afinal o que é uma indústria?
Vamos estudar nesse resumo os tipos de indústria e as principais características das revoluções industriais.
Qual o conceito de indústria?
Conceituando… o que é indústria?
A indústria é o local onde ocorre a transformação de matérias primas em produtos, elaborados pela humanidade, para fins comerciais.
O objetivo da indústria é produzir bens, gerar produtos. É através dela que os objetos de grande importância para o funcionamento social são gerados.
A indústria gera muitos empregos, apesar de que, atualmente, o processo de automação, ou seja, de tornar automático o processo industrial, tem substituído grande parte da mão de obra humana por máquinas.
Dessa forma, indústrias mais tecnológicas contam com grande parte da mão de obra qualificada, ou seja, com alto nível de estudo e qualificação profissional.
Além disso, o crescimento industrial gera uma série de impactos ambientais, seja por se basear na extração desenfreada de matéria prima em suas fases iniciais, seja pela liberação de gases poluentes para atmosfera e também pela poluição hídrica com despejo nos rios sem o devido tratamento.
Tipos de Indústria
Até chegar no produto final, existem diversas etapas do processo produtivo.
Desde indústrias que existem para viabilizar a existência de outras indústrias, como as extrativistas, as que preparam a matéria prima para ser utilizada, ou ainda que fornecem energia para as demais indústrias… passando pelas intermediárias, que transforma a matéria prima já tratada em equipamentos e ferramentas para as indústrias, até as indústrias de bens de consumo, que finalmente trabalharão até o produto final…
As indústrias são classificadas portanto de acordo com seu foco de produção, de acordo com os tipos de bens que elas produzem.
Um bem é tudo aquilo que tem uma utilidade, que pode satisfazer uma necessidade. São objetos tangíveis, diferente dos serviços prestados por exemplo. Por existirem muitos bens, existe uma classificação econômica para eles.
Os tipos de indústria portanto são divididas em;
- Indústrias de Base – produzem os Bens de Produção
- Indústrias Intermediárias – que produzem os Bens de Capital
- Indústrias de bens de consumo – que por sua vez se divide na produção de Bens de consumo duráveis e não duráveis.
Indústrias de base
São as que transformam matéria prima em energia ou em produtos para outras indústrias. Por isso frequentemente são chamadas de indústrias pesadas.
Difere-se das indústrias de bens de consumo por serem típicas e inerentes da própria produção.
São de fato a base, o início de todo processo de transformação de matéria prima, dando condição para que as intermediárias e de bens de consumo realizem sua produção, ou seja, viabilizam a produção industrial das demais indústrias.
São elas as indústrias extrativistas ou extrativas, que, como o nome diz, extraem os recursos naturais, como por exemplo: Mineradoras e Petrolíferas.
Ou ainda as indústrias madeireiras, que extraem madeira florestal para a indústria de móveis.
Podem também ser relativas à produção de energia como por exemplo as Usinas nucleares geradoras de energia.
E podem também podem contar com a transformação mais básica dos recursos naturais como as Siderúrgicas, que transformam ferro em aço, e as Petroquímicas, que refinam e tratam o petróleo bruto.
A CSN – Companhia Siderúrgica Nacional foi instalada em Volta Redonda (RJ) e marcou o início da industrialização brasileira, no período de Getúlio Vargas, que investiu nas indústrias de base, viabilizando a consolidação de polos industriais posteriores, mais precisamente no período de Juscelino Kubitschek.
Indústrias Intermediárias
As indústrias de bens intermediários ou de bens de capital equipam outras indústrias. São intermediárias entre as indústrias de base e de bens de consumo.
Se utilizam da matéria prima já processada pelas indústrias de base produzindo equipamentos que já podem ser utilizados nas indústrias de bens de consumo.
Elas são capazes portanto de produzir máquinas mais simples e avançadas, instrumentos de trabalho e também a própria infraestrutura física em geral.
Um exemplo desse setor são as Metalúrgicas, que utilizam as ligas metálicas produzidas nas siderúrgicas para produção de máquinas e ferramentas, e também indústrias de componentes elétricos e eletrônicos, voltadas para produção industrial.
Indústria de bens de consumo
São aquelas que utilizam os maquinários e insumos produzidos pelas outras indústrias para produzir mercadorias para o consumidor de modo geral.
São chamadas de indústrias leves, por cuidarem do final do processo produtivo.
Essas indústrias podem ser mais ou menos tecnológicas. Para produtos mais simples, de maneira geral, contam com menos tecnologia, empregando maior quantidade de trabalhadores, no geral uma mão de obra menos qualificada.
Já as indústrias mais tecnológicas, também chamadas de indústrias de ponta, de maneira geral, contam com menos trabalhadores, porém mais qualificados.
Isto não é uma regra, uma vez que, etapas do processo de produção, mesmo tecnológico, podem contar com mão de obra não qualificada realizando um trabalho em série.
Tipos de bens da indústria
Bens de Produção
Os bens de produção são os bens primários, associados a matéria prima ou a energia necessária para produção de outros bens.
Eles são produzidos pelas indústrias de base, chamadas de indústrias pesadas ou extrativas.
São a base do sistema industrial. Tratam a matéria prima em seu estado mais básico, gerando produtos ou energia para outras indústrias.
Por isso são chamados de bens de produção, ou seja, são bens que servem para produzir.
Bens de capital
Os bens de capital são intermediários entre os bens de produção e os bens de consumo.
Eles são os equipamentos e instalações necessários para a produção de outros bens e mercadorias.
Para indústria intermediária produzir os bens de capital, se utiliza dos bens de produção, ou seja, da matéria prima já tratada, em energia ou produto, produzidas pelas indústrias de base, para agregar tecnologia e conhecimento a próxima etapa da produção.
São bens que, apesar de mais complexos, ainda são utilizados no processo de produção, voltados para o consumo industrial.
Temos como exemplo aos bens de capital as máquinas, ferramentas, fábricas, motores…
Bens de Consumo
Os bens de consumo são os bens do fim do ciclo de produção. São os produtos finais, já prontos para serem vendidos a sociedade, prontos para o consumidor final. As indústrias leves são as responsáveis pela produção dos bens de consumo que são divididos de acordo com sua durabilidade.
Bens de consumo duráveis
Como o próprio nome diz, são os bens duráveis, que tem longa vida útil, como por exemplo, carros,eletrodomésticos ou móveis.
Bens de consumo semiduráveis
São os que possuem uma vida útil menor do que a dos carros, por exemplo, mas também não são facilmente descartados como roupas, calçados e acessórios.
Bens de consumo não duráveis
Se relacionam ao consumo ou utilização imediata, como alimentos, bebidas, remédios e materiais de higiene.
Se aprofunde no tema com o vídeo abaixo:
Gostou do conteúdo? Conheça o cursinho pré-enem da Descomplica e mergulhe em um aprendizado dinâmico que vai te preparar para fazer a melhor prova da sua vida!