O fosfato é formado por um fosforo (P) e quatro oxigênios (O). Esse íon fosfato apresenta a carga -3. Além de aparecer nos exercícios de química, nós podemos encontrar eles na biologia na molécula de adenosina trifosfato, formado lá nas reações de ATP.
O íon fosfato pode estar presente também na agricultura, como nutriente para as plantas e fazendo parte de fertilizantes. Além de poder ser usado em alguns produtos de limpeza.
Entenda o que é Íon Fosfato
O íon fosfato possui em sua fórmula quatro oxigênios e um fósforo. Eles estão ligados covalentemente e a carga desse íon é -3. Falamos que esse íon é trivalente.
Esse íon vai aparecer em vários momentos em nossos estudos como por exemplo no Ácido fosfórico (H3PO4). Podemos encontra-lo em vários sais, como por exemplo no Fosfato de potássio (K3PO4), Fosfato de cálcio (Ca3PO4). Além de encontramos ela na fórmula da Adenosina trifosfato (ATP).
Quais são as principais aplicações?
As aplicações para esse composto vão depender de com quem ele está ligado. Na agricultura ele aparece como um dos três nutrientes primários das plantas. Além de fazer parte dos componentes dos fertilizantes do solo.
No nosso organismo além de estar presente no armazenamento de energia como ATP. Podem encontra-lo na formação de ossos e dentes. Ele pode ser adquirido por nós em alimentos como leite e ovo. Além disso o fosfato pode ser utilizado na prevenção de cálculos renais.
Na sua forma ácida, ele pode ser usado como acidificante. Na parte de alimentos podemos ver ele muito presente nos refrigerantes. Onde muitos deles possuem ácido fosfórico, que atua na doçura, elevando o paladar.
Uma aplicação para o fosfato que exige bastante cuidado é na redução de dureza da água. Uma água dura é rica cálcio e magnésio. Água com detergente acaba tendo esse aumento de dureza. O fosfato pode ser utilizado para reduzir essa dureza, porém ele pode ser considerado poluente para o meio ambiente, visto que sua concentração elevada permite que haja um aumento no número de organismos vivos.
A relação entre o fosfato e o meio ambiente
Um assusto que vem sendo discutido é a respeito do dano ao ambiente causado pelo fosfato. A gente pode pensar que o fosfato seria o nosso reagente limitante, ele que determina a quantidade de organismo vivos em certo ecossistema. Um exemplo é o descarte incorreto de detergentes e fertilizantes que possuem fosfato e rios.
Esse aumento causado pelo homem na concentração de fosfato pode levar a uma maior população de algas. Algo que levaria a uma redução no nível de oxigênio dissolvido na água. Causa danos a peixes por exemplo.
Como funciona a obtenção de fosfato
O fosfato pode ser obtido a partir de minerais. O Brasil possui em seu território jazidas para a extração de minerais de fosfato. Um mineral que apresenta fosfato é a fosforita. Temos também um grupo chamada de apatita (Ca5(F, Cl, OH) (PO4)3), que possui fosfato em sua composição.
As maiores reservas de fosfato estão para o hemisfério norte, como Estados Unidos, Marrocos e Rússia. No Brasil as principais reservas que nos podemos encontrar são em Minas Gerais, Goiás e São Paulo.