Blog Descomplica

Questões comentadas: Brasil Neoliberal e a Posição nos BRICS

Leia o resumo "Brasil Neoliberal e a Posição nos BRICS" e resolva os exercícios abaixo para arrasar na sua prova!
porDescomplica| 13/07/2016

Compartilhe

Leia o resumo “Brasil Neoliberal e a Posição nos BRICS” e resolva os exercícios abaixo.

1. (PUCCAMP) O reconhecimento, por parte dos teóricos do capitalismo, de que o atual estágio da economia requeria a reformulação das concepções liberais, especialmente no que toca à atuação do Estado, deu origem a uma doutrina batizada de neoliberalismo. Algumas de suas bases são:

a) A revisão do sistema de propriedade agrária com a promoção de reforma agrária gradual, como que se busca reequilibrar a distribuição da população entre o campo e os centros urbanos.

b) A criação de políticas assistencialistas com o objetivo de reduzir as diferenças sociais por meio do apoio financeiro e centrais sindicais e organizações não governamentais.

c) A intervenção estatal nos mais amplos setores produtivos a fim de garantir empregos, salários e estimular a participação dos trabalhadores nos lucros a partir de determinados índices de produtividade.

d) A atuação do Estado para garantir estabilidade econômica por meio do controle de taxas de juros, estabelecimentos de políticas cambiais e privatização de setores antes considerados estratégicos.

 

2. (ENEM) O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta. ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010. Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que

a) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.

b) possuem base tecnológica mais elevada.

c) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.

d) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.

e) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

 

Gabarito:

1. D

a) Não está correta, uma vez que o modelo retoma os preceitos liberais e está incluso o princípio da propriedade privada. Assim, o Estado não interveria na reforma agrária, a qual é uma questão de concentração de terras, e a redistribuição afetaria a concepção de Estado Mínimo.

b) Não está correta, pois o modelo neoliberal preconiza uma intervenção mínima do Estado nas questões sociais.

c) Não está correta, devido ao mesmo motivo da alternativa anterior. O Estado é mínimo, atuando apenas no controle da taxa de juros, na variação cambial, e quando necessário em momentos de crise do capital.

d) Essa alternativa é o gabarito, pois tais ações traduzem basicamente as medidas estabelecidas pelo Consenso de Washington como de responsabilidades do Estado Mínimo.

2. A

a) Essa alternativa é o gabarito, pois o termo BRIC representa os países emergentes com grande crescimento econômico e potencial de desenvolvimento para as próximas décadas, no contexto da globalização, frente às nações consideradas desenvolvidas.

b) Não está correta, uma vez que os países que possuem a base tecnológica mais elevada são os países desenvolvidos, como EUA, Japão, França e Alemanha, enquanto os BRIC são países considerados emergentes, os quais estão em um pulsante processo de crescimento e industrialização, almejando alcançar essa base tecnológica mais avançada.

c) Não está correta, considerando-se que a Índia é exemplo de país com grandes desigualdades, devido ao sistema de castas, e o Brasil, mesmo sendo um país de forte economia, apresenta uma distribuição de renda muito desigual. A China também possui uma grande desigualdade entre o campo e a cidade. A Rússia também apresenta uma enorme desigualdade social, resultante da forma de introdução do capitalismo na ex-União Soviética.

d) Não está correta, pois nem todos os países apresentam uma diversidade ambiental tão grande e, segundo uma concepção sustentável, a exploração desses recursos não poderia justificar um crescimento à custa dos impactos ambientais.

e) Não está correta, pois os quatros países apresentam diferenças nos mais diversos aspectos culturais.

Comentários

Bia
Bia
30/07/2015 às 15:44

Ótimo esse modelo de comentar cada item!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Bia
Bia
30/07/2015 às 15:44

Ótimo esse modelo de comentar cada item!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica