Percebe-se que existe no planeta uma escala, que se organiza com determinada hierarquia de tamanhos; os continentes, que são divididos em países, que por sua vez são divididos em estados, que contêm cada um diversas cidades, feitas de bairros, compostos por suas ruas.
Seria difícil administrar o mundo sem impor essas divisões, né?
Mas e no Brasil? Quantos estados existem ao todo? A partir de quais critérios fizeram essa divisão? Por que todo estado tem uma capital?
Vamos entender um pouco melhor sobre esse assunto neste conteúdo.
Divisão dos Estados do Brasil
O Brasil é um país gigante, de dimensões continentais, em sua extensão de cerca de 8.516.000 km².
Para organizar o domínio territorial por parte do estado nacional, divide-se esse território em regiões. São as regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste.
Cada uma dessas regiões possui alguns estados. O ato de regionalizar é delimitar uma área com base em critérios comuns.
Essa divisão regional que temos hoje é a oficial usada pelo IBGE com base em critérios políticos e físicos do território brasileiro.
Cada região, portanto, tem uma série de estados e cada estado por sua vez tem uma cidade intitulada como a capital.
Cada estado possui uma capital que funciona enquanto sede administrativa daquele estado, além de ser uma cidade como qualquer outra.
Quantos estados e capitais existem no Brasil?
O Brasil é composto por 26 estados e 27 capitais, uma vez que o Distrito Federal, Brasília, é a capital nacional.
A capital, de modo geral, é a cidade mais importante daquele estado. Importante no sentido de possuir centralidade político-econômica.
Foram a partir dessas cidades que o estado começou a crescer e se desenvolver, e que concentram assim historicamente os maiores índices de urbanização, infraestrutura e oferta de serviços.
Além disso, do ponto de vista administrativo, o governador do Estado estará na cidade capital de seu estado tomando as decisões importantes, enquanto cada uma das cidades do estado, incluindo a própria capital, tem seus prefeitos, que, por sua vez, respondem a esse governador.
Vale ressaltar que para uma área ser considerada cidade, tem que ter uma prefeitura.
Em alguns casos, como em São Paulo e Rio de Janeiro, o nome do estado é o mesmo da cidade intitulada como capital.
São os Estados do Brasil com suas respectivas capitais
E Brasília? O que é Distrito Federal?
Você sabia? Brasília não é uma cidade! Brasília é a capital do Distrito Federal.
Brasília, também chamada de Plano Piloto, é uma das 31 regiões administrativas que existem dentro do espaço do Distrito Federal.
Na constituição brasileira de 88, mais especificamente no Artigo 32, diz que o Distrito Federal não pode ser dividido em municípios ou cidades, apesar de, na prática possuir algumas competências legislativas de cidade, e também de estado.
Isto porque Brasília é a capital federal do Brasil, onde está a sede do Governo do Distrito Federal, o Palácio do Buriti e a sede do Governo Federal, o Palácio do Planalto, onde fica o presidente.
O Distrito Federal é uma unidade federativa especial, por ser a sede do governo federal. Apesar de não ser um estado, ele tem um governador e 24 deputados estaduais, chamados de deputados distritais!
Não também prefeito em Brasília por não ser uma cidade e sim uma região administrativa, assim como as demais cidades satélites.
Porém, existem representantes escolhidos a partir de voto não obrigatório, uma espécie de prefeito, chamados de representantes regionais.
Ou seja, no bom português, é praticamente a mesma coisa que qualquer outra relação de estado/cidade, tirando que os representantes de cada região administrativa do Distrito Federal são escolhidos por voto não obrigatório, e que ali está a sede da federação, a sede do país, o que confere outros títulos oficiais para classificar a região.
Gostou do conteúdo? Conheça o cursinho pré-enem da Descomplica e mergulhe em um aprendizado dinâmico que vai te preparar para fazer a melhor prova da sua vida!