Como estabelecer o conceito da função poética da linguagem?
A preocupação é com a construção da linguagem. Dessa forma, percebemos que ambas lidam com um dos elementos básicos da comunicação, a mensagem, só de que formas distintas.A Função Poética
Você já estudou que, a funçãoreferencial tem como objetivo informar. No entanto, quando a intenção do produtor do texto volta-se à própria mensagem para informar e, somado a isso, preocupa-se com a construção dessa mensagem; atento à estrutura e a uma melhor arrumação das palavras, temos a funçãopoética. Portanto, a função poética abrange elementos expressivos como a sonoridade, o ritmo, o belo e o inusitado das imagens e a presença de valores conotativos, além de figuras de linguagem. Esse belo poema de Manuel Bandeira dispensa comentários maiores. Apenas absorva a beleza de sua linguagem e de suas imagens poéticas: Belo belo Belo belo belo, Tenho tudo quanto quero.Tenho o fogo de constelações extintas há milênios. E o risco brevíssimo — que foi? passou — de tantas estrelas cadentes.A aurora apaga-se, E eu guardo as mais puras lágrimas da aurora.O dia vem, e dia adentro Continuo a possuir o segredo grande da noite.Belo belo belo, Tenho tudo quanto quero. Não quero o êxtase nem os tormentos. Não quero o que a terra só dá com trabalho.As dádivas dos anjos são inaproveitáveis: Os anjos não compreendem os homens.Não quero amar, Não quero ser amado. Não quero combater, Não quero ser soldado.— Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples. Agora, observe a estrutura deste poema, de Décio Pignatari, e sua preocupação com a construção da mensagem:
Exercícios:
1. (ENEM)
(Disponível em: http://www.ccsp.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 )
O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mudesua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a: a) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas. b) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea e buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura. c) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo. d) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante. e) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva. 3. (ENEM)A divaVamos ao teatro, Maria José?Quem me dera,desmanchei em rosca quinze kilos de farinhatou podre. Outro dia a gente vamosFalou meio triste, culpada,e um pouco alegre por recusar com orgulho TEATRO! Disse no espelho.TEATRO! Mais alto, desgrenhada.TEATRO! E os cacos voaramsem nenhum aplauso.Perfeita.(PRADO, A. Oráculos de maio. São Paulo: Siciliano, 1999.)
Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido. Assim, o texto A diva: a) narra um fato real vivido por Maria José. b) surpreende o leitor pelo seu efeito poético. c) relata uma experiência teatral profissional. d) descreve uma ação típica de uma mulher sonhadora. e) defende um ponto de vista relativo ao exercício teatral.