Todo mundo sabe que o Enem é uma prova que cobra muito conteúdo e também exige dos vestibulandos uma capacidade de contextualizar diferentes matérias. Não é fácil chegar no dia do exame lembrando de tudo, principalmente quando deixamos algum assunto que não curtimos muito para depois. Matéria acumulada é um problema real na vida de qualquer estudante, mas nós preparamos para você algumas dicas de como vencer esse desafio e conquistar a sua vaga na universidade ano que vem!
Baixe agora um checklist de matéria atrasada para chamar de seu!
Planejamento é a palavra de ordem
Seja honesto consigo mesmo e analise o quão atrasado você está. Saber exatamente quais matérias ficaram para trás será o seu ponto de partida para começar um bom planejamento e reverter essa situação. Faça uma lista de todos os conteúdos que você vai ver no ano por matéria – essas tabelas podem te ajudar a se organizar melhor. Seu objetivo aqui é descobrir quais e quantos conteúdos já perdeu, para se situar em que parte do planejamento anual você está.
Reestruture o seu tempo
Agora que você já sabe quantos e quais conteúdos você perdeu, é possível definir quanto tempo precisa para estudar todo o conteúdo que está em falta. Não se preocupe, isso é normal quando se sai do planejamento inicial! O planejamento aliás, deve ser visto como um percurso que sempre deve ser readequado quando você sai da linha, afinal, imprevistos acontecem com todo mundo, né? Uma boa dica é já deixar reservado no seu planejamento uma folga de tempo para poder estudar justamente as matérias que você não deu conta por causa de algum contratempo.
Aqui vão algumas dicas para você conseguir dar conta de estudar a matéria acumulada e não deixar passar nenhum conteúdo:
- Dilua as matérias atrasadas no fim de semana: para correr com a matéria atrasada, você vai ter que abrir mão de alguns momentos de lazer para estudar tudo. Mas não precisa ficar triste, tudo vai valer quando você estiver na faculdade ano que vem 🙂
- Priorize colocar a matéria em dia: se você estiver muito sobrecarregado estudando as matérias atrasadas, talvez você deva diminuir seu tempo de leituras, simulados e produção de redação até conseguir dar conta de tudo
Não desista!
Se o objetivo é estudar todo o conteúdo que está atrasado, não é acumulando mais conteúdo que você irá alcançar sua meta, não é verdade? Tenha sangue no olho e não deixe nada atrapalhar o seu objetivo: é super importante manter o ritmo de estudo e não negligenciar a matéria que está sendo dada hoje!
Para conseguir conciliar o estudo de tantas matérias diferentes, baixe nosso checklist e organize quais conteúdos você já estudou e quais ainda faltam. Assim, as chances de você esquecer algo são bem menores!
Foco, força e fé
Agora que você conseguiu dar conta e colocar toda a matéria em dia, não é hora de desanimar! Falta pouco tempo para o Enem e todos os momentos são valiosos. Monte um cronograma de estudosque preveja todas as matérias que faltam até o momento da prova e tente reservar as semanas finais para revisar os conteúdos que você tem mais dificuldade.
Fica a dica: não siga um cronograma pronto ou copie de alguém. Faça o seu! Você pode se inspirar em alguns modelos, mas adapte os horários para a sua realidade. Por exemplo, seguir um planejamento em que 14:00 é hora de revisar física não vai adiantar de nada se nesse horário você tem que colocar ração pro gato da sua avó. A palavra-chave aqui é autonomia! Ou seja, você mesmo deve entender o que funciona para você.
Comece assim:
- Pegue uma folha de papel em branco e desenhe uma grande tabela. Considere seus compromissos nessa ordem:
- Horários das aulas do cursinho e/ou colégio
2. Horários de comer (Até isso? Sim! Seja detalhista aqui!)
3. Horários de dormir (Aqui também!)
- Sobrou tempo?
4. Horários de estudo
5. Horários de lazer
6. Horários para repor com imprevistos
7. Horários para fazer o planejamento da semana
Rotina de estudos eficaz é aquela que repete os processos que funcionam! Veja como você pode seguir uma rotina sem procrastinar:
- Estabelecer metas: você precisa ter claro até que parte da matéria vai estudar naquele horário, quantos exercícios vai fazer e quantos exercícios precisa acertar para saber que entendeu aquele assunto.
- Planeje até o descanso: você não precisa ser o zumbi do vestibular! Descansar é importante pra desestressar e garantir que você continue motivado e renovado a cada período de estudo
- Sem procrastinar: evite distrações no seu ambiente de estudos – celular com whatsapp cheio de notificação, cachorro, irmão mais novo, abas abertas no Facebook, Youtube no plano de fundo. Tudo isso tem que estar da porta do seu quarto pra fora e somente deve ser acionado nos tempos de intervalo, beleza?
Gás na reta final
Seu plano de estudos deve ser fluido e se adaptar a sua rotina – imprevistos acontecem e você vai aprender com o tempo a lidar com eles. As duas coisas andam juntas, por isso é fundamental criar horários de tempos em tempos para rever se o que você estipulou está funcionando realmente funcionando.