Blog Descomplica

Como fazer os estudos renderem mais em menos tempo

Conheça as melhores práticas para render mais nos estudos e otimizar seu tempo!
porDescomplica| 09/06/2017

Compartilhe

Vamos falar logo de uma vez para você não se decepcionar: não existe fórmula mágica para estudar mais rápido para o Enem. Isso é fato. 

CONFIRA NOSSO PLANEJAMENTO DE ESTUDOS PARA DAR UM GÁS NA RETA FINAL DO ENEM!

Sempre que o assunto é render mais nos estudos as palavras de ordem são foco, planejamento, eficiência e produtividade! Então, se liga nas nossas 8 dicas super práticas para otimizar seu tempo para estudar melhor. 

Ambiente adequado para estudar

Não passe batido por essa dica! Uma das coisas que você pode colocar em prática nesse exato segundo é mudar o seu cantinho de estudos para melhor. Leve a sério quando dizemos que esse é o primeiro passo para ter foco na hora de estudar.

Um ambiente adequado é aquele que

  • Não tem distrações
  • É bem iluminado
  • Tem uma mesa com bastante espaço para escrever
  • Uma cadeira confortável, que não te dá dor nas costas, mas que também não vai fazer você dormir

Lembrando que distrações incluem o seu celular com Whatsapp ligado, Instagram do crush na busca, Facebook com o feed cheio de memes. Por isso, use seu celular no modo avião no momento de estudar, mesmo que esteja estudando pelo app do Descomplica. A dica vale também para quem assiste nossas aulas pelo computador: feche as abas do navegador e deslogue das redes sociais. Assim, fica mais difícil ceder à tentação de olhar aquele memezinho que tá todo mundo falando.

Saiba antes o que estudar

Para seus estudos renderem mais, você deve evitar perder tempo. Ao sentar no seu cantinho de estudos, você já deve saber qual o assunto da vez e ter se programado com antecedência para estudá-lo. Isso evita perda de tempo e contribui total para o rendimento nos estudos. Não é superpoder, é planejamento e organização, viu? 

Você sabe que precisa estudar todas as matérias do ensino médio para o vestibular, certo? E existe um índice dentro de cada matéria a seguir. Para descobrir a ordem de cada uma, você pode:

  • Abrir seu livro didático
  • Conferir o que você deve estudar para o Enem de cada matéria entrando no site do Descomplica

Com essa lista em mãos, você vai distribuir os conteúdos no seu cronograma de estudos e se planejar para cada um com antecedência, ok?

Faça o tempo render

Tempo é estudo! Para aproveitar melhor o seu, experimente usar a Técnica Pomodoro para dividir tarefas grandes em partes menores. O truque aqui é pegar uma atividade que à primeira vista seria impossível de fazer por parecer mega trabalhosa e dividir em pequenas outras atividades para ficar mais fácil de cumprir.

Confira agora exemplos da maneira errada de fazer seu tempo render nos estudos e da maneira certa, que você deve seguir.

O que não fazer:

O que fazer:

Planeje nos mínimos detalhes a hora de estudar a teoria, a hora de fazer um resumo e a hora de fazer exercícios. Dessa forma, controlar o tempo fica bem mais fácil e seu estudo muito mais produtivo!

Use seu cronograma como uma lista de tarefas

Quando você vai ao supermercado, só sai de lá quando sua lista de compras tá toda riscadinha, não é? Quando falamos sobre rendimento do estudo, é a mesma coisa!

Essa dica vai para a galera que estuda, estuda, estuda e parece que nunca vai conseguir acabar. Cada caixinha do seu cronograma deve ser encarada como uma tarefa a ser cumprida – até os intervalos e tempo livre! Conforme você vai fazendo, vai riscando ou dando tiques, como em uma checklist. Assim, no final do dia, você consegue enxergar seu progresso e produtividade. Essa também é uma ótima forma de se manter motivado, já que, vendo todas as tarefas que você cumpriu no dia, vem aquela sensação de dever cumprido 😀

Faça um ciclo de estudos

Essa dica vai te fazer estudar de verdade, hein! Porque não basta só assistir à aula. Você precisa, sim, repetir processos diferentes para garantir você entenda e fixe a matéria, como:  

  • Assistir à aula e fazer anotações
  • Fazer resumos e mapas mentais
  • Fazer exercícios
  • Tirar dúvidas
  • Fazer diagnóstico dos exercícios errados
  • Revisar a matéria 

Todas as etapas acima são diferentes formas de estudar a mesma coisa. Seguir vários passos para uma única matéria é garantia de sucesso!

Estudo inteligente

Você já sabe que a matéria é longa e vai precisar ser revisada em algum momento, né? Então, se adiante planejando momentos de revisão ao longo do ano. Quem concilia escola e vestibular pode até aproveitar as provas bimestrais para fazer as grandes revisões de matéria. Se esse não é o seu caso, planeje as grandes revisões a cada dois ou três meses.

Atenção: não comece do zero. Use aqueles resumos que você já tem para relembrar a matéria!

Aposte no estudo ativo

Ninguém fica magro só de olhar o Instagram das blogueiras fitness, certo? Tem que pegar pesado para chegar lá. Então, nada de achar que já estudou tudo só porque você leu o livro inteiro: isso é estudo passivo. Estudar ativamente é exercitar a matéria e existem mil maneiras de fazer isso! O estudo ativo é essencial para a  compreensão e memorização da matéria, além de ajudar a combater a preguiça. 

O importante aqui é não deixar o estudo levar você, e sim que você conduza o estudo! Algumas coisas que você pode fazer:

  • Falar para o espelho a matéria
  • Ensinar para alguém
  • Escrever resumos com suas próprias palavras
  • Fazer mapas mentais com associações intradisciplinares

Teste sua eficiência

Se você seguir todas as dicas anteriores, mas ignorar essa, tudo será em vão. Ok, quase tudo. Nós falamos de tempo, de produtividade, de organização e de planejamento, certo? Agora vamos falar sobre como colocar metas no seu estudo e como elas são importantes para nortear todo o resto.

Existe um conceito chamado prática deliberada, que significa praticar, exercitar com intenção. E nossa intenção aqui é sempre melhorar até atingir a meta:

  • Qual a meta? Tirar uma nota que dê pra passar
  • E como fazer isso? Acertando questões

Estudar a teoria e fazer resumos é super importante mesmo, mas você precisa estudar de olho no seu aperfeiçoamento e pegar ritmo de estudo. Fazer exercícios te ajuda a treinar e melhorar na matéria. Quando você erra, precisa entender e rever porque errou para, assim, otimizar da próxima vez que for estudar. Quando acertar, precisa entender o que deu certo para repetir sempre!

 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica