Blog Descomplica

Veja algumas maneiras de como ter ânimo para estudar

Você até assiste as aulas, mas onde é que fica a coragem para resolver exercícios? A gente te dá umas dicas pra colocar a pregs de lado!
porDescomplica| 22/03/2017

Compartilhe

Menina apoiando o rosto na mão para ilustrar o conteúdo sobre como ter ânimo para estudar

Como ter ânimo pra estudar? Com certeza você já colocou essa pergunta no navegador da internet. Ah, você também já deve ter procrastinado bastante por não achar tantas respostas satisfatórias assim.

Talvez você já tenha assistido aos módulos de conteúdos da Descomplica, entendeu tudo e ainda fez o melhor resumo possível mas, no meio do caminho, sentiu falta de disposição pra continuar. 

Sabe de uma coisa? A gente te entende e felizmente você não é o único que passa por esses momentos. É por isso que esse artigo vai ajudar seus estudos e sua motivação vai aumentar tanto que até a concorrência vai tentar descobrir seus truques.

Vamos lá? Aposto que você vai gabaritar todos os exercícios depois dessas dicas!

Tenha calma ao fazer as mudanças

Ter pressa é um dos maiores erros de qualquer estudante. É comum que o medo, a falta de tempo e a ansiedade antes do Enem acelerem o pensamento e, no fim das contas, você nem estuda direito só por estar pensando em como agir.

Por isso, a calma é extremamente necessária pra que você consiga organizar suas ideias. Se você quer saber como ter ânimo pra estudar, saiba que primeiro você deve ter calma pra estudar.

Aos poucos, você pode ir adaptando o seu cronograma pra incorporar o tempo necessário de aprendizado.

Crie um cronograma para organizar sua rotina

Você sabe que qualquer vestibular determina quais assuntos vai cobrar, correto? Então, pense nos benefícios que você terá se fizer um cronograma de estudos!

A sua disposição pra estudar pode aumentar de forma muito rápida se você for organizado. Aliás, não só o ânimo vai melhorar como também seu foco e seu conhecimento.

Deixar pra organizar o material na última hora vai te garantir uma coisa: dor de cabeça. Então, separe todas as aulas, organize seus resumos e não deixe de encaixar os exercícios na sua rotina.

Nós, da Descomplica, ainda vamos te dar mais duas dicas extras: faça um cronograma específico pra revisão dos assuntos que você teve mais dificuldade e visite nosso site. Na nossa plataforma você vai encontrar cronogramas e muito material interessante.

Faça exercícios regularmente

Praticar a teoria é tão fundamental quanto aprendê-la. Então, é necessário saber pôr em prática tudo o que você viu nas aulas.

Entender como aquele conteúdo é cobrado na prova e como você deve interpretar aquela questão faz parte da resposta pra sua pergunta “ como ter ânimo pra estudar?”.

Se você enxergar os exercícios como um compromisso fundamental pro seu sucesso, sem dúvida perceberá uma grande mudança.

E adivinha? A Descomplica também te ajuda a resolver essa parte! A gente disponibiliza listas de exercícios semanalmente e ainda esclarecemos todas as suas dúvidas.

E não desanime por errar às vezes. É completamente normal! Não deixe de buscar a explicação das respostas e sempre estabeleça metas sobre a quantidade de exercícios.

Crie um sistema de recompensas

Esse sistema, sozinho, não é eficiente pra criar o ânimo necessário pra resolver a lista. A propósito, não é pela recompensa que você deve começar seus estudos. 

Você está fazendo isso pois é uma parte importante pra sua aprovação no vestibular. Porém, não há nada de mal em ser recompensado sempre que você mandar super bem nas atividades.

Além do mais, essa recompensa pode fazer você se manter motivado e não perder o ritmo. Afinal, cobrança demais faz mal pra sua saúde e pro seu desempenho.

Faça pausas nos estudos

Veja bem: a gente não está dizendo pra você procrastinar. O que queremos dizer é que sua mente também precisa relaxar às vezes.

Descansar também é uma forma de como ter ânimo e disposição pra estudar. isso porque você consegue renovar as energias e recobrar a atenção.

Aproveite pra passar um tempo com a família, pra sair com os amigos, assistir episódios daquela série que você tanto gosta.

Talvez você já tenha ouvido a frase “ se você cansar, aprenda a descansar, não a desistir”. Então, é exatamente isso que estamos dizendo pra você.

Faça amigos

Tudo fica melhor quando a gente tem pessoas com quem contar na hora do desespero. Quer dizer, não só no desespero né?

É muito saudável manter contato com as pessoas nessa fase tão cansativa que é o vestibular. Grupos de estudos podem ser uma excelente ajuda pra resolver suas dificuldades nos exercícios, tirar dúvidas, comentar sobre conteúdos e tudo mais.

A família Descomplica oferece muita interação com alunos de vários lugares. Então, pode ter certeza que apoio não vai faltar!

Use a tecnologia ao seu favor

Como ter ânimo pra estudar se a internet está cheia de opções pra lazer como, por exemplo, filmes e séries? A resposta é simples: você deve lembrar que tem cronograma, metas a serem cumpridas e uma aprovação pra conquistar.

A tecnologia permite que você tenha o conteúdo na palma da mão. Além disso, você pode ver aulas onde e quando quiser, descobrir quais assuntos são mais importantes e muito mais.

Por fim, não esqueça que o fato de você estar procurando como ter ânimo pra estudar já significa que você quer sair da zona de conforto. E isso já coloca você à frente da concorrência.

E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica