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Como controlar a ansiedade antes do Enem e melhorar o desempenho?

Você sabe como controlar a ansiedade antes do Enem para ir bem na prova? Não? Então vem com a gente que te ensinamos como relaxar.
porDescomplica| 12/01/2021

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Qualquer grande evento gera ansiedade quando está se aproximando, né? Imagine o Enem, que representa uma grande mudança na vida de qualquer estudante e pode significar a conquista de uma vaga na faculdade dos seus sonhos. Se você tá nessa pilha, é importante saber como controlar a ansiedade antes da prova.

O Enem reúne mais de 8 milhões de estudantes com objetivos similares. Todos querem uma vaga nas melhores faculdade, em cursos reconhecidos e com muita concorrência. O simples fato de pensar nessa prova já assusta muitos candidatos, mas, pra ter um bom desempenho, é fundamental manter a cabeça tranquila e tentar relaxar ao máximo.

Quer entender a melhor forma de controlar a ansiedade antes do Enem? A gente te explica!

Dicas para controlar a ansiedade antes do Enem

Ansiedade é uma sensação normal e que acontece com todos os seres humanos, em maior ou menor escala. Ela pode ser originária de medo ou de algo desconhecido, como é o caso da prova do Enem.

É super normal que os estudantes fiquem ansiosos antes do exame, já que ele exige empenho, conhecimento e controle emocional.

E seu me der um branco? E se eu errar muitas questões? E se não conseguir terminar a prova a tempo?

Essas e outras dúvidas passam pela cabeça dos candidatos, que precisam investir em formas de controlar a ansiedade antes do Enem. Veja as principais maneiras de espantar essa sensação:

Praticar esportes

A prática esportiva auxilia muito o estudante que está se preparando para o Enem e pode até melhorar a performance nos estudos. 

Aqui, vale a pena entender qual esporte funciona melhor pra você. Corrida, natação, futebol, vôlei e tantas outras opções são válidas. Uma aula de dança também ajuda a relaxar a mente.

Adotar pensamentos positivos

Quando você evita pensar no que pode dar errado e foca nas coisas que podem dar certo, abre um universo de possibilidades e tem muito mais chances de se sair bem em uma prova.

Pense no quanto você estudou, na sua dedicação e comprometimento e evite focar no medo da prova ou em pensamentos de que não vai conseguir fazer o exame. 

Dormir bem

O sono é um dos grandes aliados do relaxamento e bem-estar. Para reduzir a ansiedade antes do Enem, é primordial dormir bem e ter um sono reparador.

Recomendam-se 8 oito horas de sono, mas essa quantidade varia de pessoa a pessoa. Trocar o dia pela noite não é recomendável também, já que você precisa manter seu organismo funcionando da melhor forma para não ter sono ou cansaço no horário da prova.

Procurar ajuda profissional

Sente que não consegue dar conta da ansiedade e tá ficando maluco(a) com tanta pressão antes do Enem? Busque ajuda de um profissional, como uma terapeuta, por exemplo.

Essa pessoa certamente te ouvirá e ajudará com diversas sugestões de como reduzir a ansiedade antes do Enem. Em muitos casos, a terapia é uma grande aliada do processo de estudos.

Contar com apoio de amigos e familiares

O apoio da família, da escola e dos amigos faz com o que o estudante se sinta valorizado, capaz e otimista. Assim, ele pode controlar melhor as emoções antes do Enem.

Fale com alguém sobre suas angústias e medos. Assim, você tira um pouco desse peso da prova e evita maiores problemas relacionados às dúvidas em relação ao futuro ou à carreira.

O Descomplica é super parceiro dos alunos antes do Enem e tem muitas dicas de como minimizar a ansiedade antes do exame.

No vídeo abaixo, a gente fala um pouco mais sobre como trabalhar o nervosismo na semana da prova. 

Pra te ajudar a se preparar ainda mais, temos o curso preparatório para o Enem! Não vai perder essa, né?

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