Qual a relação entre fazer faculdade em outra cidade e a chegada da família real no Brasil? Descubra nesta lista e se prepare para seu vestibular!
Como todo mundo sabe, com a adoção do ENEM como principal exame para o ingresso na maioria das universidades brasileiras, aumentou bastante o número de pessoas que estão indo estudar em outras cidades e morando sozinhas pela primeira vez!
O que você não sabe é que estudar longe de casa tem tudo a ver com a vinda da família real e o período joanino! 🙂 Afinal, nos dois casos se iniciou um processo de emancipação política.
Ainda não conseguiu ver a relação? Não se preocupe! Vamos te mostrar 5 semelhanças entre fazer faculdade em outra cidade e a chegada da família real no Brasil! 🙂
1. Por que estudar em uma universidade de outra cidade?
Existem vários motivos que podem ter te pressionado a estudar em outra cidade, como a melhor faculdade do país no curso que você deseja estar em outra cidade ou simplesmente ter sido a única que você passou. A Família Real também foi pressionada a sair de Portugal, mas por um motivo um pouco pior: desrespeitar o bloqueio continental decretado por Napoleão Bonaparte, estando prestes a sofrer uma invasão das tropas napoleônicas.
2. Moro sozinho(a), mas ainda dependo do dinheiro dos meus pais
Logo durante a sua primeira semana morando sozinho(a) você vai sentir uma liberdade nunca antes experimentada! Vai poder dormir a hora que quiser, ir aonde quiser sem precisar dar satisfações… Mas nem tudo é um mar de rosas. 🙁 Apesar da independência política, você ainda depende economicamente dos seus pais. Aconteceu algo parecido com o Brasil na chegada da família real, pois foi um período que marcou o início da emancipação política brasileira, mas também, uma forte dependência econômica dos ingleses por conta de diversos acordos, como os Tratados de 1810.
3. Primeira conta no banco
Com essa mudança de vida, você precisa arrumar um lugar para guardar o dinheiro que você recebe dos seus pais. Eis que você abre sua primeira conta no banco! Com a chegada da família real ao Brasil, também foi necessário que se criasse um lugar para guardar o tesouro real e criou-se o Banco do Brasil. 🙂
4. Festas, festas… e prova!
Uma das primeiras coisas que você vai pensar, depois de entrar na faculdade, vai ser em todas as festas que você vai poder ir (sem ter que pedir permissão aos seus pais) e isso trará uma mudança drástica na sua vida social e cultural… até você perceber que as provas estão chegando e que você precisa estudar. 🙁
Com a chegada da família real, houve uma enorme promoção da vida cultural e das artes, como a criação do Jardim Botânico, da Biblioteca Real e da Academia de Belas-Artes, mas os hábitos da sociedade colonial mudaram com a chegada da família real e dos costumes europeus. No período joanino também foram criadas as primeiras instituições de ensino superior, com a fundação de duas escolas de medicina.
5. Carência de mãe
A sua mãe, como toda mãe, vai criar diversas estratégias para te fazer sempre voltar para casa para visitá-la (nem que seja para lavar a sua roupa suja). Portugal também tentava fortemente levar o Brasil para debaixo de sua tutela novamente. Essa foi uma das reivindicações da Revolução Liberal do Porto, que visava restabelecer o pacto colonial e exigia o retorno imediato de D. João VI para Portugal, o que acabou incentivando a independência “oficial” do Brasil.