Blog Descomplica

5 dicas para conciliar os estudos e festas de fim de ano em 2021

porDescomplica| 15/12/2021

Compartilhe

Estudar em dezembro é sempre um dilema e vai depender do que você já fez desde o início do ano até agora. É só chegar nesse mês que começamos a pensar em como conciliar os estudos e festas de fim de ano. Sempre bate aquela dúvida se tira um tempinho de férias para descansar ou começa a se preparar a todo vapor para 2022, não é verdade?

Mas conta pra gente…

Qual foi seu caminho até aqui?

  • Já completou o cronograma de estudos?
  • Está com a matéria em dia?
  • Já começou as revisões?

Se a resposta para essas 3 perguntas for sim, desencana. Vá aproveitar o período de festas para descansar. Use esse momento para curtir a família e colocar as séries em dia!

Agora se a sua resposta for não, não se desespere! Sabemos que o Enem 2021 já passou, mas ainda teremos o Enem de janeiro, nos dias 9 e 16, (para estudantes com isenção de 2020 e jovens e adultos privados de liberdade) e outros vestibulares em andamento, como Fuvest, UnB e Unicamp.

Para te ajudar, separamos 5 dicas que vão te ajudar a aproveitar bastante o seu recesso sem ficar com aquele peso na consciência.

1. Estude no seu tempo!

É importante já conhecer o edital da universidade que deseja entrar, assim conseguirá dedicar um tempo para foco total nos estudos, priorizando os conteúdos que vão cair na prova e você ainda não fixou muito bem.

A Descomplica tem aulas gravadas, conteúdos gratuitos no Youtube e + de 300 exercícios na plataforma para você praticar.

Se ainda não é nosso vestibulando, fale com nosso time de Felicidade do Aluno. Mas olha, vamos fazer um combinado? Evite estudar nos dias 24, 25, 31 e 1º, viu? Essa é uma das melhores épocas do ano e você merece aproveitar esses dias com a família e/ou amigos.

2. Vai viajar e precisa estudar?

Viagem para passar os últimos dias do ano? AMO! Só que nesse caso, é necessário pensar com mais cuidado sobre o que você precisa fazer.

Primeiro, entenda a sua realidade: Vai ter wifi no local? Você tem computador? É possível estudar pelo celular? Vai encontrar um local agradável para focar?

Se você identificar que conseguirá ter um bom aproveitamento nos estudos diante das suas condições, maravilha. É só levar o que for preciso, inclusive suas anotações, escolher um local tranquilo e silencioso, se possível, identificar o melhor horário para estudar, aquele que não vai conflitar com as suas outras atividades e mandar ver.

Caso tenha percebido que não vai dar muito certo, não pira. Não vale a pena pilhar por isso, beleza? Vai em paz, curte ao máximo suas férias e quando voltar já começa no ritmo 150bpm na sua preparação.

Que tal pensar em estratégias para melhorar sua produtividade durante o recesso?

3. Aproveite as festividades com moderação!

Estar ao lado de pessoas que amamos e são importantes em nossas vidas nos faz sentir animados e a vontade que dá é de extravasar. E isso não é errado!

Porém, se você precisa equilibrar os estudos e a festividade, é essencial que planeje seus dias de diversão e de aprendizado. É preciso que compreenda quais são seus momentos de pausas e o quanto quer estar preparado para o exame, assim saberá perfeitamente como definir seus horários para cada atividade. 

Nosso maravilhoso Valladares tem 5 dicas incríveis para te ajudar a aproveitar o fim de ano sem perder sua vaga!

4. Mantenha seu ritmo na leitura

Muitos vestibulares, que ainda acontecem esse ano e em janeiro de 2022, possuem leituras obrigatórias para as provas. Por isso, é importante que você leia atentamente aos editais para que não tenha nenhuma surpresa lá na hora, ok?

Mas olha, não fique preso em artigos científicos. Sabe aquela trilogia que você queria tanto ler, mas não encontrava tempo? Acabou de achar! Ler sobre algo que você gosta te ajuda a escrever melhor. Essa é uma maneira de manter os estudos nas festas de fim de ano. Mas você também pode ler jornais, artigos na internet e outras opções de conteúdos que te mantenha atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Confira algumas sugestões de livros que preparamos para você!

Você também pode gostar…

5. Por fim, aproveite!

Se a sua preparação não começou agora, não se cobre tanto. Descansar, se divertir, maratonar filmes e séries não são proibidos nesse fim de ano não, hein! Se joga naquela atividade que você mais gosta de fazer e curta demais esses dias.

Esse é o momento de relaxar mesmo porque a partir de janeiro de 2022 estaremos novamente firmes e fortes em busca de um só objetivo: a tão sonhada aprovação na universidade dos sonhos!

Se você ainda não conhece os nossos planos preparatórios para vestibulares, reserve um tempinho para saber mais e temos certeza que você vai se encantar com tantos benefícios. 

Escolha a melhor preparação de 2022 para você

Use esse período para controlar o emocional. Dependendo do seu tempo, pode ser interessante experimentar a meditação e técnicas de respiração. 

Como preservar sua saúde mental durante o pré-vestibular

E aí, depois dessas dicas ficou muito mais fácil decidir o que fazer no final do ano, não é mesmo?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica