Blog Descomplica

Confira um resumo completo sobre Taylorismo

Você sabe qual era o principal objetivo do Taylorismo? Quais são os três princípios? Veja tudo isso neste resumo sobre Taylorismo.

Atualizado em

Compartilhe

Imagem de pessoas trabalhando antigamente para ilustrar o conteúdo sobre taylorismo resumo

Neste resumo sobre Taylorismo, vamos tirar suas principais dúvidas iniciando por: Você sabe o que Tempos Modernos e Taylorismo têm em comum?

Mesmo que você não seja muito ligado em cinema, provavelmente já viu aquela cena clássica de Charles Chaplin apertando parafusos em uma esteira.

No filme, você tem um pequeno resumo sobre Taylorismo: um modelo de trabalho fragmentado, que exige pouca habilidade do indivíduo que a realiza. Bora então ver qual é o conceito de Taylorismo, princípios e suas características

Qual era o principal objetivo do Taylorismo?

Imagina só trabalhar em home office e, ao mesmo tempo, ter que terminar o seu TCC, responder seu chefe e desempenhar outras atividades. A não ser que você escolha fazer tudo isso e a maioria do seu trabalho seja feito de qualquer jeito.

E foi isso que Frederick Taylor, também conhecido como pai da Administração Científica, desenvolveu no início do século XIX.

Em 1911, Taylor lançou seu livro Princípios de Administração Científica, obra que apresentou a racionalização do trabalho dividido em setores.

No livro, o objetivo do Taylorismo, nome pelo qual sua teoria foi apelidada, era que cada trabalhador desempenhasse uma atividade específica em um único setor ao invés de trabalhar simultaneamente em várias funções.

Apesar de antigo, o principal objetivo do Taylorismo se cumpriu, já que o seu modelo de produção ainda funciona.

A esteira de produção, mesmo automatizada, está entre um dos exemplos de taylorismo, visto que divide a produção de determinado bem material em setores diferentes.

O carro dos seus sonhos, um dos motivos que o faz estudar, é produzido com base no Taylorismo.

Quais são os princípios do Taylorismo?

Se você tem muita coisa pra estudar e não tem tempo de ler as 120 páginas do livro de Taylor, confira a seguir o resumo sobre Taylorismo em 4 princípios:

Princípio do planejamento

Ao invés do funcionário decidir qual tarefa fará conforme com base em critérios individuais, todas as suas demandas de produção são geradas por métodos planejados e testados.

Princípio da preparação dos trabalhadores

Em resumo, o princípio da preparação de trabalhadores se refere a seleção de funcionários segundo as suas aptidões. Se você é bom em escrever, não vamos colocá-lo pra trabalhar como contador, certo?

Princípio do controle

Se você sente que o seu chefe não sai do seu pé, pode culpar Taylor por isso! No princípio do controle, há uma fiscalização do trabalho do colaborador pra verificar se o método implementado pela empresa está sendo seguido corretamente.

Inclusive, quando você tá numa festa e sua mãe te liga a cada 30 minutos ou quando sua namorada manda 20 mensagens por minuto querendo saber onde você tá, elas também estão aplicando o princípio do controle.

Princípio da execução

Basicamente, seu chefe distribui e controla o trabalho da equipe. Consequentemente, os trabalhadores tendem a entregar um melhor custo-benefício a empresa.

Resumo sobre Taylorismo

Agora que você já sabe qual era o principal objetivo do Taylorismo, além de ter visto alguns exemplos de Taylorismo, já consegue decorar pra prova?

Se você precisar fazer um resumo sobre Taylorismo em poucas palavras, responda sem medo: o Taylorismo é um modelo administrativo que segmenta a força de trabalho visando melhorar o resultado à companhia.

Em outras palavras, faz o funcionário trabalhar mais com as mesmas ferramentas, trazendo o melhor custo-benefício pra empresa (nem sempre pro funcionário).

Confira nossos planos de cursinho pré vestibular e vem estudar com a gente!

Comentários

Wagner (@wagfim)
Wagner (@wagfim)
11/11/2014 às 14:51

Bem, a questão de direito dos trabalhadores formais no Brasil é diferente da que foi apresentada no texto. Mas ficou uma boa lista. Obs.: Péssima escolha o ultimo gif, na minha opinião.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Dilma
Dilma
13/10/2014 às 17:49

Ótimo Mafê!!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Aécio
Aécio
18/10/2014 às 14:28

A candidata está sendo leviana com a senhorita Mafê!


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você