Círculo de Fogo do Pacífico

Olá, Pessoal!

Como a questão do acidente nuclear do Japão está em foco, eu já até fiz um post explicando sobre terremotos, na  qual um ponto central é a localização Japonesa no chamado “Círculo de Fogo do Pacífico“.

Afinal, o que é o Círculo de Fogo do Pacífico?

É uma região terrestre de encontro de placas tectônicas, intensa atividade geológica, e consequente instabilidade tectônica, com a maior ocorrência global de Terremotos, Vulcanismos e Tsunamis, na região mostrada na figura a seguir:

Círculo de Fogo do Pacífico
Círculo de Fogo do Pacífico

Essa região ainda está em formação geológica, ou seja, é de formação recente na crosta terrestre, e por isso sofre a ação constante dos fatores internos do relevo (fatores de formação).

Um outro ponto importante a analisar é que o homem não pode influenciar na ação e ocorrência desses fenômenos. Por isso, pelo menos desta vez, não podemos culpar o homem pelo desastre natural, uma vez que esta é a ação estritamente da natureza moldando o nosso território.

Mas, é claro que, em locais mais habitados e transformados pelo homem, as consequências desses eventos geológicos tomarão proporções mais catastróficas.

Até a próxima pessoal!

Continue estudando
Post do blog

Como foi criada a União Européia e quais os seus objetivos?

/Você já ouviu falar na União Européia? É aquela organização econômica de países situados principalmente na Europa. É, também, um prato cheio para as provas de vestibular cobrarem seu conhecimento. Vamos dar uma olhada mais aprofundada sobre essa União e tirar as suas dúvidas sobre o assunto para o vestibular?
artigo
Post do blog

Um resumão sobre a América Latina que vai te ajudar a estudar os principais tópicos desse assunto

Nosso resumo de hoje é sobre a América Latina. Minha intenção é fazer um panorama geral, o famoso resumão, dos principais pontos do tema.
artigo