• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba tudo sobre as inscrições do SiSu, ProUni e Fies 2020

Se perdeu todinhe nas datas dos programas do Governo, né, benhê? 

Com a pandemia, as datas de inscrição do SiSu, ProUni e Fies 2020 viraram uma baita confusão e, pra te ajudar, reunimos todas as informações sobre estes benefícios, que utilizam a nota do Enem dos estudantes.

Como 2020 utilizou a nota do Enem 2019, para este ano, espera-se que sejam realizadas duas ou três chamadas para o SiSu, Fies e ProUni 2020. A primeira de ProUni e Fies já aconteceu, mas você precisa ficar ligado nas datas do SiSu se quiser concorrer ao benefício concedido pelo Ministério da Educação.

Se liga nas datas de todos esses programas e as estimativas de inscrições para ProUni, SiSu e Fies 2020!

Inscrições para o ProUni 2020

O MEC alterou o cronograma do Programa Universidade Para Todos (ProUni) para 3 de fevereiro para confirmar as informações dos pré-selecionados. A segunda chamada foi alterada para 8 de fevereiro e os pré-selecionados deviam confirmar as informações até 24 do mesmo mês.

Para esta primeira edição do ano do ProUni, não foi utilizada a nota do Enem, já que o resultado sairia depois. Por isso, os candidatos precisaram usar a nota do Enem 2019 para participarem do ProUni 2020.

Era preciso, ainda, comprovar média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação, além de seguir todos os requisitos para conseguir o benefício.

Embora as inscrições para o ProUni 2020 já tenham sido encerradas, o MEC anunciou uma segunda abertura de vagas, que acontecerá no segundo semestre de 2021. Fique ligade às datas!

Inscrições para o Fies 2020

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abre vagas duas vezes por ano. Uma no primeiro semestre e outra no início do segundo. No caso da primeira edição, o período de inscrição aconteceu entre os dias 5 e 12 de fevereiro.

A segunda edição deve acontecer entre junho e julho. Em ambos os casos, para você verificar se foi aprovado ou não, basta acessar diretamente o site oficial do programa e fazer o login com o seu CPF e senha previamente cadastrados. 

Pra saber tudo sobre o Fies e como ter acesso ao benefício de financiamento estudantil, clica aqui!

🚨 Passo a passo de como se inscrever no Fies 🚨

Inscrições para o SiSu 2020

O Sistema de Seleção Unificada (SiSu) 2020 oferece vagas em cursos de graduação presencial e de ensino a distância (EaD) aos participantes que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e concluíram o Ensino Médio.

Para 2021, estão previstas duas edições do SiSu; uma no primeiro semestre e outra, no segundo. As inscrições para o SiSu 2020 foram adiadas por conta da pandemia, então, acontecerão no mês de abril de 2021

Dá uma olhada no cronograma do SiSu 2020:

Inscrições: 6 a 9 de abril

Resultado: 13 de abril (chamada única)

Lista de espera: 13 a 19 de abril

Matrículas: 14 a 19 de abril

A participação no SiSu é exclusiva para quem fez o Enem 2020 e não zerou a nota da redação. Também é preciso ter concluído o Ensino Médio, tá?

A inscrição será feita no site do SiSu, com número de inscrição e senha do Enem 2020. 

Os inscritos no SiSu precisam acompanhar o sistema diariamente durante o período de inscrição para conferir a nota de corte dos cursos escolhidos. Ali, consta a média mínima que o candidato precisa ter para ser aprovado em determinado curso. 

O MEC prevê, ainda, a realização do SiSu 2020/2 em junho, mas o cronograma pode ser adiado de acordo com o calendário acadêmico das universidades públicas. 

🚨 Acesse o Simulador SiSu e confira suas chances 🚨

O Descomplica é super parceiro de alunos que querem uma vaga em universidades públicas ou privadas. Dá uma olhada no nosso curso online para o Enem e veja como fazer bonito no exame!