• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aditamento FIES: conheça a importância

Aditamento do FIES nada mais é do que a renovação do contrato de financiamento. Realizado semestralmente, ele é de vital importância para comprovar que o aluno está em situação regular e, se necessário, corrigir dados cadastrais.

A seguir, falamos sobre as regras para se fazer o aditamento FIES e quais são seus prazos. Fique atento para não perder esse benefício, hein!

Para que serve o aditamento FIES

Essa renovação, como falamos acima, comprova que o estudante continua na instituição de ensino. Realizado no período de matrículas, o aditamento permite que o financiamento continue válido.

Geralmente, o prazo para solicitar o aditamento do FIES é definido pela própria faculdade. Ela determina esse período e o comunica aos alunos de acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Obrigatório, o aditamento do FIES é simples de fazer e garante que você mantenha o seu benefício. Portanto, nem pense em perdê-lo. Vale dedicar atenção total às datas e formas de se fazer essa solicitação.

Como fazer o aditamento do FIES?

O aditamento é feito pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFIES). Nesse processo, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade do estudante solicitará a renovação do contrato.

Feito isso, o aluno tem um prazo para fazer a confirmação dos dados no sistema a partir da data de conclusão da solicitação. Então, ele retira na CPSA uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão.

Esse documento é imprescindível para o aditamento do FIES, visto que confirma que o aluno segue na faculdade para a qual recebe o financiamento.

De acordo com o MEC, os prazos para solicitar o aditamento do FIES são:

  • No primeiro semestre: a renovação deve acontecer entre o dia 1º de dezembro do ano anterior e dia 31 de março do ano atual.
  • No segundo semestre: entre os dias 1º de julho e 31 de agosto do ano atual.

O que acontece se eu não realizar o aditamento do FIES?

O aluno que não fizer o aditamento semestral do FIES terá seu contrato cancelado. Por isso mesmo, é tão importante atentar às datas para estar em dia com o órgão.

Essa renovação só pode ser feita se o aluno não estiver inadimplente, ou sejam se estiver com as parcelas do FIES e mensalidades pagas.

Quem perdeu os prazos de aditamento do FIES deve procurar, o quanto antes, o CPSA de sua faculdade.

É importante, ainda, verificar se o aditamento é simplificado ou não simplificado.

A versão simplificada do aditamento do FIES significa que não houve alterações de cláusulas do contrato de financiamento. Já a opção não simplificada de aditamento ocorre quando há mudanças no contrato, que vão desde troca de fiador até mudança de faculdade, aumento de prazo de pagamento ou atraso no pagamento.

Fundamental para que muitos estudantes ingressem em universidades, o FIES é um programa do Ministério da Saúde que traz inúmeros benefícios.

Entretanto, para disfrutar de suas vantagens, é essencial estar atento às regras e prazos para regularizar sua situação. Fique ligado!

TIRE OUTRAS DÚVIDAS SOBRE O FIES

Assista também: COTAS NO SISU, PROUNI E FIES