Blog Descomplica

Quais são as diferenças entre mestrado e doutorado?

Qual é a diferença entre Mestrado e pós graduação? Há vários tipos de pós e o mestrado é apenas um deles! Entenda melhor quais são as opções!

Atualizado em

Compartilhe

Quando a gente termina uma graduação, uma nova etapa de decisões se inicia. Se seus planos são de dar continuidade nos estudos, é importante saber qual é a diferença entre as opções de pós-graduação (especialização, MBA ou mestrado) e a diferença entre mestrado e doutorado.

A gente te explica!

O que é uma pós-graduação?

Imagem de uma biblioteca para ilustrar artigo sobre a diferença entre mestrado e doutorado

A gente cometeu um equívoco na pergunta: devo fazer uma pós-graduação OU um mestrado?

O mestrado já é um tipo de pós-graduação, pois é uma formação feita depois da conclusão de um curso superior. 

Em suas diferentes modalidades, o objetivo de uma pós é aprofundar os conhecimentos adquiridos pelo aluno na faculdade e capacitá-lo pra atuar na sua área profissional. Os cursos de pós-graduação são divididos em duas categorias: lato sensu e stricto sensu.

Tipos de pós-graduação

As pós-graduações Lato Sensu são direcionadas pra capacitar o aluno frente ao mercado de trabalho e se dão de duas diferentes formas.

Especialização

Será um aprimoramento teórico e técnico na área profissional da sua escolha (pode até ser em uma diferente da sua graduação). 

Aqui, você vai se preparar pra atuar em uma função no mercado de trabalho e terá o título de especialista no assunto! 

Pra ser aprovado, é necessário que você faça uma monografia (trabalho de conclusão do curso).

MBA (ou Master of Business Administration)

São as conhecidas pós-graduações na área de Administração e mais visadas, geralmente, por executivos, empresários ou gerentes. Você irá aprender e discutir sobre temas estratégicos de negócios, gestão e finanças.

Já na modalidade Stricto Sensu, a pós possui um perfil acadêmico e é voltada pra formação de pesquisadores. Se escolher por esta modalidade, você irá realizar um Mestrado e poderá ainda aprofundar com a sua pesquisa em um Doutorado.

Conheça nosso teste grátis para pós-graduação Descomplica!

Mestrado

Direcionado por uma metodologia de pesquisa científica, você irá se aprofundar nos estudos teóricos de um tema, em suas aplicações, e defenderá uma dissertação. 

Nesta opção, como você produz conhecimento científico, é possível receber um bolsa auxílio de fundações como a Fapesp, a Capes e o CNPq.

Doutorado

Você realiza uma investigação científica pra defender uma tese acadêmica inédita. A duração em média se dá de 4 a 5 anos, e propõe um aprofundamento teórico, filosófico e prático no assunto. 

Isso te capacita a ser um profissional com um conhecimento extremamente especializado.

Escolho o mestrado ou outro tipo de pós-graduação?

Explicamos porque o mestrado é uma entre outras opções de pós-graduação, e agora você conhece a diferença entre elas. 

O mestrado é um ótimo caminho se você gostaria de participar da formação de outros profissionais sendo professor universitário e se deseja produzir pesquisa científica sobre um determinado assunto.

Se você prefere, contudo, uma pós-graduação pra turbinar o seu currículo, se capacitar de forma prática, e se destacar no mercado profissional, considere as opções de pós-graduação lato sensu!

Qual é a diferença entre mestrado e doutorado?

Embora exista diferença entre mestrado e doutorado, as duas formações servem pra ajudar a entrar na área acadêmica. Se o doutorado tem duração mais longa, o mestrado pode terminar em dois anos. Mas a formação também tem suas divisões.

O mestrado, por exemplo, pode ser acadêmico ou profissional. O primeiro é útil pra quem quer fazer pesquisa e se desenvolver como acadêmico. Já o mestrado profissional, explora a qualificação pra carreira.

O doutorado é como um mestrado mais aprofundado. Isso significa que há, por exemplo, uma rotina de pesquisas que vai além da sala de aula. Desse modo, os alunos se comprometem a produzir uma tese e, com a formação, se tornam doutores.

Como é a pós-graduação lato sensu?

Lato sensu é um termo que tem origem no latim e significa “sentido amplo”. Assim, se dá bem nesse tipo de graduação quem procura uma formação mais abrangente, deixando os alunos especialistas na área.

Por isso, essetipo de graduação tem um foco maior no mundo profissional e nos desafios da carreira. Por ser mais específica, a póslato sensu não tem a duração de um curso comum, podendo terminar em 360 horas.

O lato sensu conta com programas de especialização. Por exemplo, o MBA. É o tipo que mais se adequa a quem quer dar um up na carreira e conseguir novas oportunidades, já que tem um foco mais técnico e aplicável ao mercado.

A pós serve como porta de entrada para o mercado de trabalho?

Pra alguns cargos bem pagos, omercado de trabalho cobra a pós-graduação. Isso porque é uma das formas de contar com uma qualificação especializada e demarcar seu conhecimento no assunto. Mas vale levar em conta a profissão que você quer seguir.

A partir daí, você pode procurar a qualificação que corresponde às exigências do seu segmento. Às vezes, um mercado é aberto pra quem não tem pós-graduação, mas recompensa financeiramente quem tem.

Mas o curso não serve apenas pelo título, né? Nesse caso, o conteúdo também conta. Por isso, você pode reparar nas habilidades que você precisa ter e dar prioridade pros cursos cuja lista de disciplinas corresponde à sua busca.

Como funciona o projeto de pesquisa do mestrado?

A maior parte das faculdades costumam exigir algumas coisas em um projeto de pesquisa. Por exemplo, o objetivo geral, uma justificativa, os resultados, um cronograma, algumas referências bibliográficas e por aí vai.

Mas esses itens variam de acordo com a área de atuação. Por isso, vale levar em conta as referências do edital. Inicialmente, é preciso definir uma temática específica e, a partir daí, seguir as etapas do edital da pesquisa.

Uma cobrança que costuma aparecer é a das normas ABNT. Nesse caso, há uma série de exigências. Por exemplo, a fonte, a capa, o espaçamento, os recuos, os alinhamentos e por aí vai. Alguns processos seletivos cobram a defesa do projeto.

A diferença entre mestrado e doutorado aparece no modelo, na profundidade e na duração dos cursos. Ainda não há diferença entre pós-graduação e mestrado, já que o segundo é uma categoria do primeiro.

Asgraduações stricto sensu são o caminho praseguir carreira acadêmica e se tornar um pesquisador ou professor universitário. Mas as lato sensu são feitas especificamente pra quem quer ganhar conhecimento técnico e bombar no mercado de trabalho.

Pra decidir entre as alternativas, considere suas prioridades e suas características profissionais. 

Lembre-se: pensar na nossa carreira também é uma forma de exercitar o autoconhecimento! O Descomplica oferece ótimas opções de Pós-graduação em diferentes áreas!

Venha conhecer a gente! Você pode fazer um teste grátis de 15 dias pra conhecer qualquer curso de pós-graduação aqui da Descomplica! Tá esperando o que? Corre 🙂 

Comentários

Cristina Barreto
Cristina Barreto
02/06/2023 às 13:34

Gostaria de saber se vcs tem previsão para oferecer Mestrado

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
05/06/2023 às 09:47

Ei, Cristina! Que bom que você tá atenta e querendo evoluir na sua formação, né! Olha, ainda não temos a previsão para ofertar o Mestrado, mas não deixa de dar uma olhadinha na nossa página da Pós, temos vários cursos que podem te interessar. Grande beijo e ótimos estudos! 📚😊


Bruno
Bruno
10/12/2022 às 00:12

na descomplica tem mestrado?

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
23/05/2023 às 17:04

Olá, Bruno! Ainda não ofertamos, mas estamos trabalhando para ter em breve. Abraços!😉💚


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você