• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Tipos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu: qual escolher?

Você já pensou em ampliar seus estudos, acabou se deparando com os tipos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu e ficou com dúvidas? Então este artigo é pra você!

Todos os dias, muitas pessoas buscam informações a respeito de como dar continuidade aos seus estudos após a graduação a fim de se posicionarem melhor no mercado.

E com a grande oferta atual de cursos e de locais pra estudar, seja de forma presencial ou online, pode ficar difícil decidir entre as opções disponíveis.

Afinal, existe um tipo de pós-graduação melhor do que a outra? Lato sensu e stricto sensu são coisas assim tão diferentes? As dúvidas são muitas, mas a resposta é mais simples do que você imagina.

Entenda agora as diferenças pontuais entre cada uma e então fique por dentro do que espera por você no seu próximo estágio de formação. 

Pós-graduação lato sensu e stricto sensu: o que esperar de cada uma?

Pós-graduação lato sensu e stricto sensu: o que esperar de cada uma?

Enfim, se você está aqui, deseja realmente entender o que são os tipos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, não é verdade?

Pois bem, saiba que apesar de as duas serem continuidades da graduação, têm finalidades diversas.

Pós-graduação lato sensu

Lato sensu, proveniente do Latim, significa “sentido amplo”, logo, uma pós-graduação que tem uma maior amplitude e abrangência, enriquecendo o currículo de quem estuda e tornando-o um especialista na área escolhida.

As principais características são:

  • conhecimento a aplicar no mundo profissional;
  • preparação pros desafios da carreira;
  • recebe certificado de conclusão;
  • duração de 360 horas.

Pós-graduação stricto sensu

Em relação ao curso de pós-graduação stricto sensu, que significa “sentido estrito”, também do Latim, o que ocorre é que o curso tem um foco acadêmico.

Esse tipo de pós engloba os cursos de mestrado e de doutorado. O objetivo é formar pessoal capacitado pra dar aulas em curso superior e atuar em pesquisas.

Confira as principais características:

  • duração maior, podendo ter de 3 a 5 anos;
  • foco em formar pessoas que darão aulas ou realizarão pesquisas;
  • quem se forma recebe diploma ao nível de Mestre ou Doutor.

Requisitos importantes para cada um dos tipos de pós

Pra fazer qualquer tipo de pós-graduação, seja lato sensu ou stricto sensu, é necessário terminar um curso de graduação, ou seja, já ter colado grau.

Ainda, é importante frisar que o estudante de um curso de pós-graduação stricto sensu, que quer atuar dando aulas ou em pesquisas, precisa dominar um idioma estrangeiro.

E claro, empenho e dedicação são fundamentais pra fazer um curso proveitoso, seja qual for a sua escolha.

Onde encontrar estes tipos de pós-graduação?

Onde encontrar estes tipos de pós-graduação?

Seja qual for o caminho que você escolher, você precisa estar numa instituição com qualidade e gabarito pra te oferecer simplesmente a melhor formação.

E na Pós Descomplica você encontra exatamente isso, além de todo o suporte que você precisa pra ter sucesso total no seu curso.

Escolha entre os tipos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Se a sua escolha for por um curso lato sensu, vem pra Pós Descomplica, que é nota máxima no MEC e ainda oferece aquele preço que cabe no seu bolso.