• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça as vantagens de embarcar em uma carreira acadêmica!

A gente tem certeza que você já ouviu falar algo sobre a carreira acadêmica. Entretanto, é comum que existam dúvidas sobre como ela funciona e os desafios nesse caminho.

Em termos gerais, essa área consiste em aprofundar os estudos em algum campo após o fim da sua graduação. Geralmente, quem investe nesse campo tem o objetivo de se tornar um professor universitário ou pesquisador.

Por isso, pensando em abordar melhor essa temática, a gente vai falar um pouco sobre a carreira acadêmica.

Além disso, também vamos te dar dicas que te ajudarão a descobrir se é o melhor caminho pra você. Gostou? Então, acompanhe a leitura!

carreira acadêmica – professor escrevendo na lousa

O que é a carreira acadêmica?

A gente já te apresentou brevemente o que é a carreira acadêmica. Entretanto, é bem válido que a gente aprofunde um pouco mais esta explicação.

Concluir a graduação, pra muitas pessoas, marca o fim de uma trajetória na Universidade. Contudo, o nível superior ainda tem alguns níveis após o fim do bacharelado ou licenciatura.

Em geral, quem opta pela carreira acadêmica busca se tornar um professor universitário ou um pesquisador. Para isso, o caminho ideal é fazer um Mestrado e um Doutorado. Essas duas formações vão te render os títulos de “mestre” e “doutor”, respectivamente.

Dessa maneira, você será capaz de lecionar em Universidades e conduzir pesquisas acadêmicas. Além disso, não há nenhum tipo de limitação de áreas pra seguir nessa carreira.

Todos os cursos de graduação podem ser aprofundados no contexto da academia. Por fim, não importa se você se formou em engenharia ou ciências sociais. Há mestrados e doutorados relacionados a essas temáticas também.

carreira acadêmica – formandos com traje de formatura

Quais os benefícios de se investir na carreira acadêmica?

Investir na carreira acadêmica pode trazer muitos benefícios pra você. Pra te ajudar, a gente listou os três benefícios que consideramos principais. São eles:

Se diferenciar no mercado

Poder se apresentar como um mestre ou doutor é um grande diferencial pra quem busca oportunidades de trabalho. É possível conseguir oportunidades como professor ou pesquisar em várias instituições, tanto do Brasil quanto do mundo todo.

Sabe o que isso significa também? Ter um título como esse não significa que você deve “se limitar” ao universo acadêmico.

Afinal, o mercado de trabalho mais tradicional é bem receptivo pra profissionais que investiram mais tempo na sua educação

Dessa forma, você pode se dividir entre sua carreira acadêmica e o mundo corporativo. Já alguém que não possui esses títulos, acaba tendo suas opções mais limitadas.

Conseguir melhores salários

Essa vantagem fala por si só, não é mesmo? Embora os salários pra professores no Brasil, de fato, não sejam os mais atrativos do mundo, no ensino superior, a realidade é um pouco diferente.

Assim, é possível ganhar valores mais atraentes. Além disso, o preço da sua hora também vai ser mais alto de acordo com o seu título.

Se você for um mestre, por exemplo, seu salário será duas ou três vezes menor do que se tivesse também um doutorado. Dessa forma, quanto maior for o título, maior será a sua remuneração.

Oportunidade de participar de grandes projetos

Outra característica muito interessante da carreira acadêmica são as oportunidades em projetos de pesquisas. Como a gente disse, essa área também forma novos pesquisadores.

São eles os responsáveis por produzir grande parte da ciência que vemos por aí. Assim, você pode participar de vários projetos que envolvem pesquisa e ciência.

Algumas das áreas que mais buscam esses pesquisadores acadêmicos são as de saúde, o direito, a tecnologia e as ciências sociais.

carreira acadêmica – pessoas sentadas fazendo anotações no caderno

Como descobrir se você tem o perfil?

Bom, com todas essas informações, é natural que agora você se questione se tem o perfil necessário pra seguir esse caminho. Em geral, gostar de estudar é fundamental.

Além disso, a curiosidade e a capacidade de empenho no longo prazo são fundamentais.

O motivo pra isso é que, tanto no mestrado quanto no doutorado, você vai ter de desenvolver uma pesquisa. Elas são chamadas de dissertação e tese, respectivamente.

Com isso, você precisa de um tema (sua pergunta de pesquisa) e desenvolvê-lo durante todo seu curso.

Outro ponto interessante é, também, gostar de lecionar se quiser se tornar um professor. É preciso ter uma boa oratória e uma boa capacidade de explicar o conteúdo pros seus futuros alunos.

Assim, se acha que essas características têm a sua cara, possivelmente você se dará bem na carreira acadêmica.

carreira acadêmica – pessoa dando uma palestra para o público

Como ter sucesso na carreira acadêmica?

Se você realmente decidir por seguir uma carreira acadêmica, precisa conhecer algumas dicas para facilitar sua trajetória. Bora lá?!

Procurar cursos com o seu perfil

Essa pode até soar como óbvia, mas sempre é bom ressaltar a importância de fazer cursos com o seu perfil. Por isso, assim como na sua graduação, é necessário escolher cursos e pesquisas que tenham a ver com o seu perfil.

Além disso, você vai dedicar uma boa parte da sua vida profissional nessa área. Portanto, é preciso dar a atenção que esse processo merece.

Participar de grupos de estudo e pesquisa 

Participar de grupos é fundamental pra ter sucesso na carreira acadêmica. Com eles, você vai se engajar em discussões relevantes na sua área.

Você também vai manter um contato ativo com vários outros profissionais que seguiram o mesmo caminho. Assim, será possível fortalecer seu networking.

Outro ponto fundamental é se manter atualizado com as principais novidades que estão se apresentando no seu campo. Fique de olho! 😉

Continue se qualificando

Qualificação é fundamental. Conseguir concluir um mestrado e um doutorado não significa que eu seu processo de educação chegou ao fim.

É preciso continuar buscando novos conhecimentos, além de se manter por dentro das atualizações e, principalmente, continuar se qualificando. Além disso, você evita “ficar pra trás” em relação a sua concorrência.

A carreira acadêmica se apresenta como uma área bastante interessante pra quem busca continuar desenvolvendo seus estudos. Pra isso, é preciso ter em mente o que é necessário pra se destacar nela.

Curtiu o conteúdo? A gente espera que ele tenha te ajudado a entender melhor a carreira acadêmica.

Aproveita pra conhecer os cursos da Faculdade Descomplica, pois temos oportunidades imperdíveis pra diversas áreas. Vem com a gente!