• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descomplica e Porta dos Fundos criam sátira sobre soft skills

As habilidades técnicas ainda são um requisito para conseguir uma vaga de emprego, mas você sabia que as soft skills estão se tornando cada vez mais as queridinhas?

Pois é! Soft skills são habilidades comportamentais, ou seja, elas estão ligadas à forma como lidamos com as pessoas ao nosso redor.

Pra te ajudar a identificar e desenvolver essas habilidades, a Descomplica lançou uma websérie co-criada com o Porta dos Fundos mostrando, em forma de sátira, como como não se comportar em ambiente de trabalho.

Unindo educação de qualidade com bom humor, os vídeos debatem de forma intuitiva e divertida a importância das habilidades para a carreira profissional.

A ideia é mostrar diferentes situações na rotina de trabalho e como a falta de algumas skills influenciam o dia a dia e nas relações.

Então o que acha de aprender mais sobre como desenvolver as suas habilidades com a gente? Fique de olho que temos várias dicas e novidades pra você!

Soft Skills: websérie da Descomplica com o Porta dos Fundos

Com a evolução do mercado de trabalho, não só as habilidades técnicas de cada área estão sendo fundamentais, mas as habilidades interpessoais ligadas ao comportamento e à forma de trabalho também. 

De acordo com a especialista em RH, Carolina Martins, 92% das empresas afirmam que as competências interpessoais importam tanto ou mais do que as técnicas.

Um outro levantamento feito pela Page Personnel, aponta que 90% dos profissionais são desligados por comportamento. Viu só como as soft skills são importantes?

Após entender o novo cenário, a Descomplica fez uma parceria com o Porta dos Fundos trazendo 7 vídeos em forma de sátira.

Eles mostram o que a falta de algumas das principais soft skills como gestão de tempo, pensamento sistêmico e escuta ativa podem causar. Dessa forma, você consegue entender o assunto de um jeito mais dinâmico e prático. Maneiro, né?

Imagem da Macla Tenório, do elenco do Porta dos Fundos, sorrindo para ilustrar o conteúdo sobre soft skills

Dando um pequeno spoiler, os vídeos são curtos e mostram, de uma maneira super divertida, situações corporativas encenadas pelo elenco do Porta dos Fundos.

Semanalmente teremos o lançamento de um dos nossos professores fazendo react dos episódios, mostrando a maneira correta de se comportar.

Assim, você consegue entender como desenvolver suas competências e habilidades pessoais para uma boa relação com a empresa e com a equipe e também para o crescimento profissional. 

Agora chega de dar spoilers dos vídeos e corre lá pra assistir. Se eu fosse você não perderia por nada! 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre soft skills, fique de olho no resumo que fizemos.

O que é soft skills?

É comum que as pessoas se perguntem qual é a diferença entre soft skills e hard skills, mas vamos lá que a gente te explica. 

As hard skills são habilidades conquistadas por meio de capacitações técnicas comprovadas com diplomas, certificados, testes, cursos, entre outros. 

Já as soft skills são habilidades pessoais ou comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. Mas lembrando que as soft skills também podem ser trabalhadas e melhoradas.

Fácil né?

Como desenvolver soft skills?

Pra você que se ligou na importância de identificar e desenvolver as soft skills e está pensando em se empenhar nisso, separamos algumas dicas de como começar:

1. Invista em autoconhecimento

Faça um mapeamento das habilidades comportamentais que você já domina e das quais você ainda precisa desenvolver e se questione sobre situações que já viveu e presenciou no trabalho e como lidou com elas. Você pode ir anotando e refletir sobre todas elas.

2. Faça um teste de perfil comportamental

Pra te ajudar a descobrir os pontos que você precisa trabalhar, criamos um teste de soft skills. Rápido e prático, o teste contém algumas perguntas sobre determinadas situações que você responde e tem um resultado no final sabendo se precisa desenvolver soft skills.

3. Peça feedbacks

Como segundo passo, você pode pedir feedbacks do seu time e da sua gestão para saber como eles te enxergam. Depois que receber os feedbacks, faça como no primeiro passo, anote todos os pontos e reflita.

Você também pode fazer algumas anotações sobre as suas percepções a partir das percepções dos outros sobre você.

4. Trabalhe os pontos de melhoria

Depois de todos os passos anteriores, coloque a mão na massa para trabalhar seus pontos fracos. E como a gente nunca te deixa na mão, criamos alguns ebooks sobre diferentes soft skills para você ler e entender mais sobre cada uma delas.

Assim, após as suas análises e reflexões vai saber por onde começar e como começar.

Aprenda soft skills com a Descomplica

Além de te oferecer as ferramentas necessárias para identificar as soft skills que você pode trabalhar e te ensinar como fazer isso, temos algumas sugestões de cursos que oferecemos aqui na Descomplica que podem te ajudar bastante na sua jornada, confira:

Temos várias opções de cursos livres de soft skills pra você se desenvolver. Caso você ainda não conheça, corra lá pra conferir!

Além deles, temos algumas opções nos cursos de pós-graduação também como Design Thinking & Gestão de Pessoas, Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching, Gestão da Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing, Comunicação e Marketing e muito mais!