Geologia do Brasil

A estrutura geológica do Brasil é composta basicamente por bacias sedimentares e escudos cristalinos (ou maciços antigos). Nas bacias sedimentares podemos encontrar combustíveis fosseis como o petróleo e também gás natural e carvão mineral, enquanto é nos maciços antigos que encontramos as riquezas minerais como jazidas de ferro, ouro e manganês.

Artigos

Continue estudando

GEOGRAFIA FÍSICA

Geologia e Geomorfologia e Solos

A geologia estuda a composição e formação da terra, enquanto a geomorfologia estuda as formas de relevo e os processos que os moldam, sejam eles exógenos, como erosão e intemperismo, ou endógenos, como o vulcanismo . O que dá origem aos solos é um processo chamado pedogênese, o intemperismo químico atuando sobre rochas ao longo do tempo.
GEOGRAFIA FÍSICA

Clima e Vegetação

O clima é composto por vários elementos e fatores. O sol aquece a superfície da terra de maneira diferenciada, sendo o equador mais quente e os polos mais frios. Assim se originam as massas de ar, levando a característica do local onde foram formadas para outras regiões. A quantidade de umidade e temperatura influencia diretamente a vegetação, dando origem a diferentes domínios morfoclimáticos.