Geologia e Geomorfologia e Solos

A geologia estuda a composição e formação da terra, enquanto a geomorfologia estuda as formas de relevo e os processos que os moldam, sejam eles exógenos, como erosão e intemperismo, ou endógenos, como o vulcanismo . O que dá origem aos solos é um processo chamado pedogênese, o intemperismo químico atuando sobre rochas ao longo do tempo.

Aulas

Artigos

Continue estudando

GEOGRAFIA FÍSICA

Cartografia

Como colocar o mundo num pedaço de papel? Como representar o país ou a cidade que você mora? É por meio da cartografia que fazemos isso, uma ciência mais antiga do que a própria geografia. E ela depende de técnicas. As projeções cartográficas são formas de representar esse conteúdo, readequando escalas e considerando distorções. E foi conhecendo o mundo que definimos as coordenadas geográficas, sistemas de localização por meio de linhas imaginárias, criando também os todo o sistema de horas, os fusos horários!
GEOGRAFIA FÍSICA

Geologia do Brasil

A estrutura geológica do Brasil é composta basicamente por bacias sedimentares e escudos cristalinos (ou maciços antigos). Nas bacias sedimentares podemos encontrar combustíveis fosseis como o petróleo e também gás natural e carvão mineral, enquanto é nos maciços antigos que encontramos as riquezas minerais como jazidas de ferro, ouro e manganês.