Quem vai fazer um curso técnico precisa ter Ensino Médio completo? Essa dúvida é muito comum entre quem pretende fazer um curso de especialização e pode ser a sua! Vale a pena saber o que o Ministério da Educação diz sobre isso e qual é a melhor forma de fazer um curso técnico ou profissionalizante ao mesmo tempo que o Ensino Médio.
Nesse post explicamos o que é o curso técnico e se é possível cursá-lo ao mesmo tempo que o Ensino Médio. Dá uma olhada!
Para fazer curso técnico precisa ter Ensino Médio completo?
A resposta é “não”, mas existem particularidades que devem ser observadas. Uma delas é entender a diferença entre curso técnico e profissionalizante.
Jovens que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho de forma mais rápida e sem a necessidade de uma graduação, podem investir em cursos técnicos. Quem cursa o Ensino Médio pode, inclusive, fazer um curso desse tipo.
O Ministério da Educação indica que não é necessário ter Ensino Médio completo para fazer um curso técnico. Eles podem ser feitos ao mesmo tempo, porém, para conseguir o diploma de conclusão do curso técnico, é preciso antes finalizar o Ensino Médio.
Isso significa que, se o aluno se matricular em um curso técnico de dois anos quando estiver no primeiro ano do Ensino Médio (que dura três anos), ele só poderá retirar o diploma do curso técnico depois de finalizar o Ensino Médio.
Por outro lado, se o estudante optar por fazer um curso profissionalizante, ele não precisa ter concluído o Ensino Médio para retirar o seu diploma.
Vale a pena entender melhor como funciona o ensino técnico e quem pode fazê-lo. Olha só!
Tipos de cursos técnicos disponíveis no Brasil
Existem três modalidades de ensino técnico disponíveis no Brasil. São eles:
Curso Técnico Integrado
O Curso Técnico Integrado combina o Ensino Médio e o Ensino Técnico-Profissionalizante. Ele pode ser feito logo depois da conclusão do Ensino Fundamental ou a partir do primeiro ano do Ensino Médio.
Esta modalidade permite que o aluno faça esse curso técnico junto com o Ensino Médio. Assim, quando ele se forma, já tem uma profissão/ especialidade assim que deixa a escola.
Curso Técnico Concomitante ou Externo
Esta modalidade é separada do Ensino Médio, mas feita ao mesmo tempo. Isso significa que o estudante pode cursar o Ensino Médio de manhã e, à noite, cursar o ensino técnico em outra instituição.
Quando se forma, o aluno também recebe o certificado de conclusão do Ensino Médio, junto com o diploma da formação técnica escolhida.
Curso Técnico Subsequente ou Profissionalizante
Essa modalidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio e escolhe o curso técnico como uma forma de se destacar no mercado de trabalho. É voltado a jovens que buscam uma formação mais rápida depois de se formarem.
A formação técnica tem foco na profissionalização e preparação para o mercado de trabalho. Ela é mais rápida que a graduação e conhecida por cursos como Eletrônica, Massoterapia, Recursos Humanos, Administração, Contabilidade, Marketing, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Radiologia, Estética, Nutrição, entre outros.
Leia também: O blog da Descomplica está completando 1 ano. Veja a retrospectiva e como estudar com o blog da Desco.
O curso técnico substitui o Ensino Médio?
Curso técnico e Ensino Médio são coisas diferentes. O primeiro é focado na profissionalização do aluno em uma área específica. Já o Ensino Médio é a base para a formação do estudante, para que ele possa ingressar no curso técnico ou superior desejado.
Quanto tempo dura um curso técnico?
O tempo do ensino técnico varia de acordo com o curso. Geralmente, esses cursos têm duração mais curta, com carga horária média de 1.200 horas (de um ano e meio a dois anos).
Se você pretende fazer um curso técnico, mas não está cursando o Ensino Médio, dá pra fazer o Encceja! O Descomplica já ajudou inúmeros alunos a estudarem e conquistarem seu diploma de Ensino Médio ou Fundamental com o Encceja.
Conheça o nosso curso online para o Encceja e venha fazer parte da nossa história de sucesso, que formou milhares de alunos em todo o Brasil!