Você sabia que no dia 19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia?
Essa data marca o dia em que a Academia de Artes francesa estabeleceu como o dia da criação da fotografia, no ano de 1939. A fotografia é algo que deixa registrado inúmeros momentos de nossas vidas e não poderia ser diferente em períodos históricos e marcantes no Brasil e no mundo.
Para celebrar esse dia tão especial para a fotografia, separamos alguns momentos importantes da História.
Homem do tanque
A imagem de um homem chines enfrentando um tanque das tropas chinesas durante os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim, em 5 de junho de 1989. A foto foi feita por Jeff Widener, que concorreu ao prêmio Pulitzer e ganhou diversos prêmios. Graças a ela, o também conhecido como “Rebelde Desconhecido de Tiananmen”, foi eleito pela revista Time uma das pessoas mais importantes do século XX.
Acidente nuclear de Chernobyl
O acidente de Chernobyl, que aconteceu em 26 de abril de 1986, foi o maior acidente nuclear da história. Essa tragédia ocorreu na Usina V. I. Lenin, localizada na cidade de Pripyat, a cerca de 20 km da cidade de Chernobyl, na antiga União Soviética.
Na foto podemos ver a usina completamente destruída. Esse acidente matou milhares de pessoas e contribuiu para apressar o fim da União Soviética.
A menina do Napalm
Em 8 de junho de 1972 a força aérea do Vietnã do Sul, por engano, bombardeou a região de Napalm. Nick Ut, quem fez essa foto, olhou para a estrada e avistou um grupo de moradores fugindo do ataque. Entre eles, estava a jovem Kim Phuc Phan Thi, uma jovem de 9 anos que corria nua e que gritava desesperadamente “Nóng quá, nóng quá” (muito quente, muito quente).
A fotografia foi premiada com o World Press Photo em 1972 e o Pulitzer em 1973.
Recentemente, a Kim Phuc, criança que foi ferida na explosão da bomba na sua vila, recebeu sua última rodada de tratamento na pele.
Beijo do fim da Segunda Guerra
Essa foto é emblemática para um final de guerra, não é mesmo? Era 14 de agosto nos Estados Unidos e essa foto foi tirada pelo famoso fotógrafo Alfred Eisenstaedt na Times Square, em Nova York. Foi então que Alfred avistou o marinheiro arrancando um beijo de uma enfermeira que passava por ali naquele momento.
Depois de muito estudos em saber quem eram as pessoas da foto, descobriu-se que o homem era George Mendonsa. Na empolgação das comemorações, e levemente bêbado, George agarrou a enfermeira que passava pela rua e a beijou. A enfermeira era Greta Zimer Friedman, que trabalhava em um consultório dentista na época.
Leila Diniz
Essa foto foi tirada na época da ditadura no Brasil. E quem está na foto é a atriz Leila Roque Diniz. Leila quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava no Brasil, escandalizou ao exibir a sua gravidez de biquíni na praia, algo que na época era totalmente impensável para uma mulher fazer. A foto foi considerada chocante pelo fato da atriz ter se deixado fotografar grávida de seis meses na praia de Ipanema, trajando um biquíni considerado pequeno.