Blog Descomplica
Quatro policiais e 5 crianças fugindo de uma nuvem de poeira

Momentos Históricos da Humanidade através de fotografias

A fotografia surge para guardarmos momentos intímos e para registrar instantes da humanidade. Confira as fotos que ficaram marcadas nas história.

Atualizado em

Compartilhe

Você sabia que no dia 19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia?

Essa data marca o dia em que a Academia de Artes francesa estabeleceu como o dia da criação da fotografia, no ano de 1939. A fotografia é algo que deixa registrado inúmeros momentos de nossas vidas e não poderia ser diferente em períodos históricos e marcantes no Brasil e no mundo.

Para celebrar esse dia tão especial para a fotografia, separamos alguns momentos importantes da História.

Homem do tanque

Homem parado em frente a três tanques

A imagem de um homem chines enfrentando um tanque das tropas chinesas durante os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim, em 5 de junho de 1989. A foto foi feita por Jeff Widener, que concorreu ao prêmio Pulitzer e ganhou diversos prêmios. Graças a ela, o também conhecido como “Rebelde Desconhecido de Tiananmen”, foi eleito pela revista Time uma das pessoas mais importantes do século XX.

Acidente nuclear de Chernobyl

Prédio parcialmente destruído por uma explosão

O acidente de Chernobyl, que aconteceu em 26 de abril de 1986, foi o maior acidente nuclear da história. Essa tragédia ocorreu na Usina V. I. Lenin, localizada na cidade de Pripyat, a cerca de 20 km da cidade de Chernobyl, na antiga União Soviética.

Na foto podemos ver a usina completamente destruída. Esse acidente matou milhares de pessoas e contribuiu para apressar o fim da União Soviética.

A menina do Napalm

Quatro crianças e quatro policiais fugindo de uma fumaça radioativa

Em 8 de junho de 1972 a força aérea do Vietnã do Sul, por engano, bombardeou a região de Napalm. Nick Ut, quem fez essa foto, olhou para a estrada e avistou um grupo de moradores fugindo do ataque. Entre eles, estava a jovem Kim Phuc Phan Thi, uma jovem de 9 anos que corria nua e que gritava desesperadamente “Nóng quá, nóng quá” (muito quente, muito quente).

A fotografia foi premiada com o World Press Photo em 1972 e o Pulitzer em 1973.

Recentemente, a Kim Phuc, criança que foi ferida na explosão da bomba na sua vila, recebeu sua última rodada de tratamento na pele.

Beijo do fim da Segunda Guerra

Um casal de homem e mulher se beijando na rua e dezenas de pessoas olhando a cena

Essa foto é emblemática para um final de guerra, não é mesmo? Era 14 de agosto nos Estados Unidos e essa foto foi tirada pelo famoso fotógrafo Alfred Eisenstaedt na Times Square, em Nova York. Foi então que Alfred avistou o marinheiro arrancando um beijo de uma enfermeira que passava por ali naquele momento.

Depois de muito estudos em saber quem eram as pessoas da foto, descobriu-se que o homem era George Mendonsa. Na empolgação das comemorações, e levemente bêbado, George agarrou a enfermeira que passava pela rua e a beijou. A enfermeira era Greta Zimer Friedman, que trabalhava em um consultório dentista na época.

Leila Diniz

Uma mulher grávida com a mão na barriga pousando para uma foto

Essa foto foi tirada na época da ditadura no Brasil. E quem está na foto é a atriz Leila Roque Diniz. Leila quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava no Brasil, escandalizou ao exibir a sua gravidez de biquíni na praia, algo que na época era totalmente impensável para uma mulher fazer. A foto foi considerada chocante pelo fato da atriz ter se deixado fotografar grávida de seis meses na praia de Ipanema, trajando um biquíni considerado pequeno.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você