O mercado de trabalho anda bastante competitivo pra quem está se formando e é uma dúvida recorrente escolher entre MBA ou mestrado? A área profissional requer essa tomada de decisão mais cedo ou mais tarde, principalmente pela necessidade.
A grande maioria das áreas profissionais exige algum tipo de especialização e por isso, optar por continuar a carreira acadêmica ou investir em um curso de MBA, acaba sendo uma escola difícil. Sendo assim, a decisão quem toma é o profissional.
Contudo, esse tipo de escolha requer bastante pesquisa e também muita compreensão sobre o que acontece no mercado. No Brasil, por exemplo, existem pós diferentes, como é o caso da especialização, o mestrado e o dourado.
Entretanto, existem outras maneiras e outros conceitos de se especializar, como é o caso do MBA. Pra entender qual a diferença entre os dois, continue lendo.
MBA ou mestrado: qual dos dois escolher?
Não podemos dizer que um curso é melhor do que o outro, pois eles têm objetivos distintos e isso dependerá do que você busca para sua carreira profissional.
O ponto de semelhança entre os dois é que ambos são especializações que ajudarão você a se posicionar no mercado de trabalho, ficando a frente da concorrência.
Veja um pouco mais sobre as duas pós-graduações e decida se vale mais a pena para você um MBA ou mestrado.
MBA
O MBA — Master in Business & Administration — é um curso voltado para o campo mercadológico. Ele tem um viés mais relacionado à gestão, negócios, administração e marketing.
É a pós-graduação ideal para quem busca alcançar estes objetivos ou que já atuam dentro desses segmentos. Ou seja, focado no mercado corporativo.
O Master in Business & Administration é considerado um curso de lato sensu — sentido amplo. Mas o que isso quer dizer? Significa que oferece uma visão expansiva sobre a área como um todo, sendo, também, mais prático.
Dessa forma, o MBA é adequado para quem deseja ter um aperfeiçoamento profissional, enriquecimento de currículo, atualização, adaptação ou mudança de cargo.
Mestrado
Já o mestrado é voltado para aqueles que desejam se tornar um pesquisador ou professor de determinada área de atuação.
Por ser um curso de stricto sensu, ou seja, sentido restrito, essa pós oferece uma especialização em determinada área do conhecimento. Obtendo, assim, um aprofundamento mais embasado sobre aquele assunto em questão.
Os cursos são mais teóricos e é possível atuar no âmbito profissional ou acadêmico.
Agora que você entendeu as diferenças, fica mais fácil decidir entre MBA ou mestrado para o seu futuro.
Lembrando que, seja qual for sua escolha, você terá maiores chances de atuar no mercado de trabalho. Afinal, é sempre bom obtermos conhecimento e nos especializarmos!
Qual a diferença entre MBA ou Mestrado?
A principal diferença entre os dois tipos de curso está no seu objetivo. Enquanto o mestrado é mais voltado pra área acadêmica e visa que o estudo seja se aprofundar ainda mais em uma única área, o MBA é diferente.
O MBA só é aceito em sala de aula quem já trabalha na área de administração, e em alguns casos até exige comprovação de certo tempo de experiência em gestão.
Além disso, o aluno aprende uma abordagem muito mais ampla de conhecimentos, voltados pra finanças, recursos humanos, gestão, tecnologia da informação, marketing, liderança, estratégia, economia, comunicação e muito mais.
Deu pra entender a diferença entre os dois tipos de especialização? Entretanto, vale ressaltar que ambas as áreas possuem processo seletivo e normalmente as provas exigem conhecimentos específicos de cada área.
Aqui no Descomplica você tem acesso a vários materiais pra se preparar. Confira e sai na frente!