Blog Descomplica

Material de Estudos para o Enem: cronograma personalizado

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é o melhor material de estudos para o Enem. Veja, a seguir, como estudar todos os conteúdos com eficiência.
porDescomplica| 04/05/2021

Compartilhe

Você olha para todos os conteúdos cobrados na prova e enlouquece? Socooorro, por onde começo a estudar esse treco? Uso a internet, apostilas, cursinho? Onde consigo todo o material de estudos para o Enem? Caaaalma que tem jeito, migs!

Sabia que, com dedicação e um cronograma bem organizado, você consegue estudar com o máximo de eficiência? Pois é!

Para isso, no entanto, é fundamental contar com um bom material de estudos para o Enem, porque ninguém merece reunir todo aquele conteúdo e dar conta de tudo, né!

Além de escolher o melhor material, é essencial entender o funcionamento da prova e o que é cobrado para, então, investir no melhor material de apoio!

Como funciona o Enem: conteúdos e divisões da prova

Você provavelmente já conhece o funcionamento do Enem (ou pelo menos parte dele), mas saca só como é importante entender os conteúdos e sua divisão pra estudar com eficiência.

O exame do Enem é dividido em quatro provas objetivas e uma redação, que são aplicadas em dois domingos diferentes. A divisão é a seguinte:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cada uma das provas objetivas tem 45 questões de múltipla escolha, englobando as disciplinas relacionadas a cada uma das áreas.

A redação, por outro lado, precisa ser feita no gênero dissertativo-argumentativo. O tema é divulgado apenas no momento da prova e, por isso, é tão importante que os candidatos acompanhem as atualidades e seu impacto no cenário nacional e mundial.

Para se sair bem na redação do Enem, o estudante deve apresentar uma tese (ponto de vista) sobre o tema abordado, argumentando e apresentando uma proposta de intervenção para o problema trabalhado ao longo do texto. 

É preciso estudar bastante e conferir algumas redações nota 1000 pra entender o funcionamento da coisa toda.

Bom, agora que você já sabe como o exame funciona e os conteúdos que são cobrados, chegou a hora de conhecer o material de estudos para o Enem personalizado da Descomplica! Se liga!

Materiais de estudo para o Enem

É claro que cada estudante tem seus próprios métodos e rotina de estudos, mas, em geral, é importante considerar alguns materiais de estudo pra conseguir os melhores resultados.

O Descomplica é parça demais dos alunos na hora de estudar para o Enem. A gente tem vários materiais disponíveis online, aulas com os melhores professores e um cronograma personalizado pra você tirar de letra o Enem.

Algumas recomendações pra você fazer o melhor uso do seu tempo na hora de se preparar para o Enem são:

1. Confira o edital do exame

O edital do Enem é um grande aliado da galera que vai prestar o exame. Pode parecer chato ler tudo aquilo, mas esse documento traz informações relevantes e muitas dicas, sabia?

Ele resume, por exemplo:

  • Datas de inscrições;
  • Datas de aplicação das provas;
  • O que cai em cada disciplina.

Vale acompanhar o edital com atenção máxima, lá no site do Inep. Este é um bom material de estudos para o Enem.

2. Defina seus horários e formas de estudar

Não adianta ter bons materiais de estudo para o Enem e não saber usá-los, né não? É tipo dar uma Ferrari pra quem não sabe dirigir!

Antes de começar a pegar pesado nos estudos, analise suas condições e tempo disponível para estudar

Com tempo de sobra ou com a falta dele, você pode apostar em um cronograma personalizado para o Enem. Aqui, no Descomplica, a gente monta um plano de acordo com a sua rotina. É mara!

No Descomplica você começa a estudar para o Enem com conteúdos de apoio, plantões de dúvidas, provas anteriores resolvidas e comentadas e muito mais. 

3. Defina metas e conquistas a serem feitas

O cronograma de estudos, seja ele feito por você ou personalizado, é super importante pra quem vai estudar para o Enem. Além disso, é fundamental definir algumas metas pra manter a motivação.

Você pode, por exemplo, determinar que, a cada 15 dias, fará um simulado do Enem (a gente tem um monte aqui!).

Ou, ainda, ler uma redação nota 1000 por semana e avaliar por que aquele texto foi tão bem avaliado e como você pode aprender com isso.

O importante, no momento de montar o cronograma, é definir o que deve ser estudado partindo do edital do Enem e dividir sua rotina em horários.

Você pode considerar pontos como tempo para lazer e descanso, realização de simulados, revisões, treino de redação, etc.

Descomplica: o melhor material de estudos para o Enem

A gente sabe que ficar fazendo autopropaganda é chato e tal, mas você já viu os nossos materiais de estudos para o Enem?

Serião, eles são top demais, coisa linda mesmo! Isso porque é tudo feito por profissionais experientes, que conhecem bem o Enem e seu funcionamento, têm uma didática boa e fácil de entender e, mais do que isso, são brothers dos alunos.

A gente entende toda a aflição que é prestar o exame, então, oferecemos materiais de estudo completos em todas as frentes. E o melhor disso é que tudo está disponível online, pra você acessar quando e de onde estiver, migo!

Corre pra conhecer os nossos planos de aula para o Enem e vem já fazer parte do nosso time. Com tanta coisa boa, ficar de fora é que não dá!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica