• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Ranking Universidades: descubra quais são as melhores faculdades do país!

Não sabe que faculdade escolher para cursar? Confira este Ranking Universidades com três listas que vão te ajudar a se decidir!

Ranking Universidades Ranking Universidades: descubra quais são as melhores faculdades do país!

Olá, alunos!

Com a chegada do SISU, é normal que a tensão e a indecisão aumentem. Com o grande número de cursos e instituições de ensino disponíveis, muitas vezes é difícil escolher o curso e em qual faculdade estudar (sabendo que você vai arrebentar no ENEM e poderá escolher o melhor para você 🙂 ).

Para ajudar sua escolha, separei três fontes que poderão ser muito úteis na avaliação das instituições de nível superior brasileiras. Elas estão listadas abaixo com uma breve descrição:

 

Folha

Sua grande vantagem é ser extremamente organizado. Você pode filtrar sua escolha por curso, estado, município e o tipo de administração da universidade (pública ou privada). Quer saber mais? Clique aqui!

Exame

Lista as universidades mais respeitadas no mercado de trabalho. Como o ranking avalia a universidade, distorções podem ser encontradas em relação aos seus cursos. Confira!

MEC

O Ministério da Educação tem um cadastro da avaliação de todos os cursos aprovados nas instituições superiores de ensino do Brasil. Após escolher o estado, você poderá filtrar por curso e município. Não há ranking, mas você poderá abrir os resultados das universidades individualmente. Consulte na parte de baixo da tela o IGCcontínuo, índice geral de cursos (varia de 0 a 5) de cada instituição de seu interesse e defina as faculdades mais bem avaliadas pelo MEC para o curso de sua escolha.

 

Ranking Universidades Ranking Universidades: descubra quais são as melhores faculdades do país!

Vale ressaltar que o ranking isolado não diz muita coisa. Pesquisar as grades de horário de cada universidade, conversar com alunos do curso que você deseja, e entender a inserção dos profissionais formados pelas instituições no mercado de trabalho é peça chave para garantir que você tome a decisão mais acertada.

No mais, saiba que as escolhas não são irreversíveis. Muitas vezes será melhor avaliar de forma contínua se o curso que você escolheu é de fato aquilo que você quer fazer “para toda sua vida” ou se vale a pena mudar de curso ou faculdade. Mais vale “perder” um ou dois anos de sua formação do que dedicar toda a vida profissional a uma carreira que não te deixará feliz.

Sucesso e boa escolha!