• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

4 filmes que vão te ajudar a entender a Guerra Fria

Descubra tudo sobre a guerra fria com esta lista que vai salvar a sua prova de história da escola e do vestibular!

  1. Rocky IV e a Bipolaridade Mundial

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, surgiram duas grandes potências mundiais: os Estados Unidos e a União Soviética. Antigos aliados durante a II Guerra, se tornaram rivais durante a Guerra Fria. De um lado os norte-americanos visavam expandir o capitalismo e do outro os soviéticos desejavam ampliar o socialismo. Para aumentar seu domínio ideológico tanto os EUA quanto a URSS se utilizaram de uma série de artifícios como as propagandas. O quarto filme da série Rocky (1985) é um claro exemplo de propaganda norte-americana, no qual Rocky luta e vence o lutador soviético, Drago, simbolizando a hegemonia dos Estados Unidos.

 

  1. Treze Dias que Abalaram o Mundo e a Crise dos Mísseis

Temendo um conflito iminente, EUA e URSS realizaram alianças militares como a OTAN e o Pacto de Varsóvia. Além disso, aumentaram os investimentos nas indústrias bélica, na chamada corrida armamentista, desenvolvendo armas nucleares. O temor de uma guerra nuclear se estendia desde o fim da II Guerra e a eclosão das bombas de Hiroshima e Nagasaki. Uma guerra nuclear poderia causar a destruição do planeta. Esse medo é retratado no filme Treze Dias que Abalaram o Mundo, no qual se discute a crise dos mísseis de Cuba (1962), período em que o mundo esteve mais próximo da efetiva eclosão de uma guerra nuclear.

  1. Across the Universe e a Guerra do Vietnã

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética intervieram em diversos conflitos visando aumentar sua influência, como ocorrido na Guerra da Coreia – conflito entre Coreia do Norte (socialista) e Coreia do Sul (capitalista) apoiados pela URSS e EUA, respectivamente – e a Guerra do Vietnã, em que os Estados Unidos interferiram em apoio ao Vietnã do Sul visando impedir a expansão do Vietnã do Norte. Os vietcongs acabaram vencendo os Estados Unidos e em meio a guerra cresciam os movimentos de insatisfação em relação à guerra. O filme musical Across the Universe retrata a sociedade norte-americana dos anos 60, em meio a movimentos de contracultura e manifestações contra a Guerra do Vietnã e de quebra ainda dá pra aproveitar a trilha sonora só de músicas dos Beatles!

 

  1. Adeus, Lênin! e a Queda do Muro de Berlim

Temos vários marcos para o fim da Guerra Fria, como a queda do Muro de Berlim, em 1989, e a desintegração da URSS, em 1991. A queda do Muro de Berlim e a  reunificação da Alemanha, anteriormente separadas entre Alemanha Oriental (socialista) e Alemanha Ocidental (capitalista) marcaram a vitória do capitalismo, liderado pelos Estados Unidos. Em Adeus, Lênin!, a trama gira em torno de Alex que, mesmo após a queda do Muro, finge ainda viver sob um regime soviético temendo que sua mãe, simpatizante do socialismo, não resista a um novo ataque cardíaco ao ver a penetração do capitalismo na Alemanha.