• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Leis de Newton

Já sabe tudo sobre as Leis de Newton? Confira este mapa mental e aprenda tudo sobre Física para que seu vestibular seja top!

Mapa Mental: Leis de Newton

As Leis de Newton são bem famosas, grande parte da população já ouviu falar nelas. Mas mais importante do que ter ouvido falar é conhecê-las e saber aplicá-las.

As Leis de Newton são utilizadas principalmente no estudo da Dinâmica, que é a parte da Mecânica que estuda as causas que produzem e modificam os movimentos.

Massa

Basicamente, massa é uma grandeza escalar que indica a quantidade de matéria em um corpo. Essa quantidade de matéria é determinada através da comparação com um valor padrão da matéria (1 quilograma, 1 grama, etc.). No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade padrão da massa é o Kg (quilograma).

Força

Força é a causa que produz num corpo variação da velocidade, ou melhor, produz aceleração. E quando é dito “variação da velocidade” também pode ser considerado o ato de apenas mover algo que antes estava parado.

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia

Um corpo, livre de forças externas (ou com a resultante delas sendo igual a zero) estará realizando um MRU ou estará em repouso.

Repouso é quando a velocidade, em relação a um determinado referencial inercial, é igual a zero. Ex.: um poste na rua está em repouso em relação a um hidrante. Mas o mesmo poste na rua está em movimento em relação a um carro que passou pela rua.

Dica: Quando estiver em dúvida se algum corpo está em repouso ou em movimento em relação a outro, coloque-se no lugar desse outro corpo.

“Um poste em relação a um hidrante”. Se você estivesse no lugar aonde está o hidrante, você veria o poste se movendo? Espero que não.

“Um poste em relação a um carro”. Essa é um pouco mais complicada. Se você estivesse no carro e tivesse certeza de que você estivesse parado, iria achar que quem estava se movendo era o poste, certo?

A inércia é a tendência de continuar o movimento, seja ele repouso ou MRU. Quando um cavalo está em movimento e dá uma pausa brusca, o cavaleiro é projetado para frente por inércia. Da mesma forma, ao acelerar um carro, a pessoa sente suas costas fazendo uma força maior no banco.

CONTINUE APRENDENDO SOBRE LEIS DE NEWTON COM ESTE RESUMO COMPLETO!