Blog Descomplica

Confira o Teorema de Tales com um mapa mental completo

Conheça tudo sobre o Teorema de Tales e se prepare para mandar muito bem na sua prova de matemática da escola e do vestibular!
porDescomplica| 17/03/2016

Compartilhe

O uso do mapa mental do Teorema de Tales é importantíssimo pro seu crescimento enquanto estudante. Afinal, este é um assunto bastante discutido durante todo o ensino médio, porque aborda as medidas de segmentos de retas entre um ponto e outro. 

Em síntese, está na lista de conteúdos que mais caem no Enem e, hoje em dia, ir bem no Enem é uma forma de garantir que você conseguirá entrar pro curso de ensino superior que você deseja.

Sem mais delongas, vamos ao Teorema de Tales! Veja exercícios, fórmulas como resolver questões. Bora lá?

O que é Teorema de Tales?

O Teorema de Tales faz todo o auxílio pra que se consiga medir qual o tamanho das retas paralelas que estão sendo cortadas pelas transversais. É um assunto bastante pesquisado durante todo o ensino médio e está entre os que mais caem nos vestibulares.

Esse tipo de teoria acaba sendo bastante útil quando as retas estão dentro de um determinado sistema que não possuem nenhum tipo de ponto em comum, mas se tem interesse em saber qual é o tamanho delas 

Dentre as fórmulas criadas por esse tipo de teoria, se pode citar que KL = NM / JK = ON.

Mapa mental do Teorema de Tales

Ainda está na dúvida pra conseguir entender o conteúdo? A fórmula ficou muito abstrata na sua cabeça? Calma! Saiba que você verá o mapa mental que foi deixado pela equipe do Descomplica logo abaixo pra te ajudar. 

Tem gente que é mais visual. Por isso, apenas ler textos pode não ser o suficiente pra conseguir aprender sobre determinado conteúdo. 

Ter imagens e desenhos pode ser essencial durante todo esse processo, ainda mais quando estamos falando de Matemática ou de assuntos mais complexos, como é o caso desta teoria. Não é mesmo? 

Então, confere aí:

Mapa Mental: Teorema de Tales

Exercícios sobre Teorema de Tales

Entender o conteúdo sem o colocar em prática é o mesmo que não ter estudado, concorda? O cérebro precisa exercitar pra poder gravar.

Hoje em dia, muitos estudantes acabam não indo tão bem, quando estamos falando do Enem e vestibulares, justamente porque não sabem ou não aprenderam a colocar determinados conteúdos em prática. E é isso que acaba sendo exigido pelo Ministério da Educação.

Por isso, continue aqui com a gente e veja os exemplos/exercícios que estão logo abaixo. Também deixaremos a resposta de cada um deles aqui pra te ajudar a saber se seu raciocínio está certo ou não.

Questão 1 

(Questão baseada no Enem 2016) Um jogador que está tentando jogar no bilhar tem que acertar a bola de número 9 pra conseguir fazer com que ela caia dentro do burado e marque ponto. Entretanto, é importante salientar que ele está com uma dificuldade aumentada devido ao fato de que a bola de número 8 está se encontrando entre a bola 9. 

Pra conseguir fugir disso, o homem decidiu que iria jogar a bola 9 contra as laterais da mesa pra não bater no seu adversário, assim sendo, conseguir fazer uma ângulo de 90 graus.Isso iria fazer com que a bola saísse em uma trajetória retilínea. 

A coordenação que a bola está é em 3;3 e o centro da caçapa conta um destino na coordenada de 6;0. Além disso, é importante salientar que a abscissa está por volta de 0,5. Dessa forma, pode-se dizer que a posição em que a bola estava era de: 

a) 1,3;

b) 1,5;

c) 2,1;

d) 2,2;

e) 2,5.

Questão 2

(Questão baseada no Enem 2019) A rampa de determinado hospital conta com a altura na faixa de 2,2 metros. Um paciente que estava tentando caminhar sobre ela teve que andar na faixa de 3,2 metros a uma altura que estava por volta de 0,8 metros. 

Qual vai ser a distância que vai ser necessário o paciente consiga percorrer pra que seja possível chegar até o final da mesma? 

a) 1,16 metros.

b) 3,0 metros.

c) 5,4 metros.

d) 5,6 metros.

e) 7,04 metros.

Questão 3

(Cefet/MG – 2017) Respectivamente, a lua, terra e o sol são representados em um sistema através dos termos C1, C2 e C3. Os três astros estão alinhados dentro do sistema solar. 

No entanto, é estimado que a distância que o sol tem da terra seja de ao menos 400 vezes a mais que a distância que a terra tem da lua. 

Pode-se dizer que a distância da terra com a lua é representada por T e da terra até o solo é representada por S e tem o valor de 150 milhões. Levando isso em consideração, pode dizer que a distância da terra da lua é de: 

a) 375.000 Km.

b) 400.000 Km.

c) 37.500.000 Km.

d) 40.000.000 Km.

Ufa! Foi bastante coisa, né? Mas não se desespere, ok? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta deixar aqui nos comentários logo abaixo que a gente vai responder! Estamos com você nessa etapa.

Gabarito

1 – E

2 – D

3 – A

Quer mais? Então confira as nossas opções de cursinho preparatório para o Enem!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica