O cálculo de áreas é importante, afinal? Que a matemática é algo importante pra a nossa vida todos já sabem. Mas talvez não saibam que dentro dela tem um lugar fundamental pra várias profissões nem.
É pelo cálculo de áreas, por exemplo, queum engenheiro, um arquiteto, um construtor e até mesmo um fazendeiro conseguirá trabalhar.
Mesmo se sua carreira for na área de humanas, saber calcular uma área ajudará muito. Como? pra analisar situações como o tamanho de um cômodo na sua casa, a medida certa pra pregar um quadro na parede, comprar um móvel.
Mas se pra você isso parece coisa de outro planeta, fique tranquilo! Vem com a gente nesse texto até o fim que vamos explicar esse lado da matemática, a geometria, de uma forma simples.
O que é o cálculo de áreas?
Em primeiro lugar, é importante entender o que é uma área. Seja um desenho no papel ou um terreno pra construir uma casa, ela é o número real que representa o tamanho dessa superfície, ou seja, o espaço que ela ocupa.
Pra descobrir a medida, é preciso fazer o cálculo de áreas. Porém, nem todas as áreas são quadradas ou retangulares, e isso acaba dificultando um pouco o cálculo. Na geometria existem várias formas, como:
- Hexágono;
- Paralelepípedo;
- Círculo;
- Quadrado;
- Triângulo;
- Retângulo;
- Pentágono.
Enfim, existem inúmeras figuras e dá pra calcular a área de todas. Portanto, não se apavore que vamos mostrar a seguir como fazer a conta pra descobrir a dimensão de cada uma das principais formas.
Como calculo a área de um triângulo?
O triângulo é explorado em áreas da matemática e até da física, aliás, existem vários tipos, como o equilátero, retângulo, isósceles, só pra citar alguns. Entretanto, o cálculo de áreas dos triângulos é basicamente conhecer o valor da base (b) e da altura (h).
Assim, a fórmula mais eficiente pra medir a área do triângulo é fazer o valor da base, vezes a altura, dividido por dois. Assim:
A= b.h/2
E o triângulo retângulo?
Essa forma também é comum em aparecer em provas e achar a área é parecido com o do triângulo normal. Porém, nesse surgem nomes famosos da geometria: catetos e hipotenusa.
Os catetos são os lados retos do triângulo, enquanto a hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto.
Dito isso, calcular a área de um triângulo retângulo é multiplicar os catetos e dividir por dois. Quer ver um exemplo? Se um triângulo retângulo tem 8, 10 e 15 centímetros de lado, qual seria a área dele?
Vale lembrar que a hipotenusa é sempre o maior lado, então nesse caso é 15. Basta multiplicar os outros dois lados:
A= 8.10 / 2 A= 80 / 2 A= 40
Como calcular a área de um hexágono?
O hexágono é um polígono regular, ou seja, tem seis lados iguais. Lembre que pra calcular a área dele podemos dividi-lo em seis triângulos, descobrir a área dele, e depois achar a medida total, apenas multiplicando por seis!
Nesse sentido, a base do triângulo é a lateral do hexágono, enquanto a altura é a apótema. Pra quem não conhece, esse termo é a linha que vai do ponto do meio do hexágono até um dos lados. Então, a fórmula pra calcular o triângulo dentro do hexágono é:
A= L.a / 2 (sendo o L o valor do lado e o “a” a apótema)
Feito isso, depois é só multiplicar por seis, que é o número de lados do hexágono.
Como calcular a área de um paralelepípedo?
O paralelepípedo é conhecido como um sólido geométrico e pode ser reto, com ângulos em 90° ou então oblíquos. Em suma, pra calcular a sua dimensão é preciso saber a superfície de suas seis faces.
Por isso, a área total de um paralelepípedo é a soma das suas faces. Quando se trata de reto, elas são formadas por quadrados e retângulos, sendo os lados iguais. Ao descobrir esses valores, a fórmula é o seguinte:
A= 2ab + 2ac + 2bc
Então, é preciso achar a área da largura, da altura e do comprimento do paralelepípedo. Todas essas áreas devem ser multiplicadas por dois, já que são sempre dois lados. Feito isso, basta somar todas as áreas.
Como fazer o cálculo de áreas de uma figura?
Você viu que, basicamente, calcular a figura tem o objetivo de encontrar o tamanho de sua superfície. É claro que, cada forma tem sua peculiaridade, entretanto o pensamento é sempre analisar os lados dessa forma.
Nas figuras mais tradicionais da geometria, por exemplo, é assim que funciona. No quadrado, achar a área é só elevar o valor do lado ao quadrado! Enquanto isso, no retângulo é só multiplicar a base pela altura (que são os lados da figura).
No mundo das profissões, saber fazer o cálculo de áreas é o que irá diferenciar o profissional.
Pra um engenheiro, é preciso saber a dimensão total do terreno onde irá construir uma casa ou um prédio. Feito isso, será possível dividir o espaço em cômodos, que não deixam de ser figuras geométricas menores dentro da superfície do terreno.
Além disso, com a medida é possível analisar o custo da obra, quanto vai de material de construção e por aí vai. Um curso ideal pra isso, aliás, é uma pós-graduação emOrçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil.
Outra carreira em que o cálculo de áreas é importante é na do arquiteto ou até um decorador de ambientes, que busca dentro de uma área definida, colocar os móveis ideias, sem ficar grande demais ou pequeno.
Pra finalizar, o fazendeiro, ou até mesmo o engenheiro agrônomo, precisa saber o tamanho de uma área, do terreno, pra saber quantos pés conseguirá plantar e, ainda mais, a produtividade da lavoura.
Pra você que busca fazer uma graduação, ou então se especializar em uma pós-graduação na área de exatas, o Descomplica tem o curso ideal!Entre em nosso site e confira todas as opções que temos!