• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pós-Graduação em Engenharia: Veja os 4 Cursos Mais Procurados

Você acabou de se formar em Engenharia e está buscando a especialização ideal pra ingressar com tudo no mercado de trabalho? Então, este post com os cursos de pós-graduação em Engenharia mais procurados é perfeito pra você! 🙂

A gente sabe que, quando estudantes chegam ao fim da faculdade e já têm a sorte de garantir uma oportunidade profissional em uma empresa do ramo, fica muito mais fácil decidir qual caminho seguir. Às vezes, a própria corporação orienta as pessoas contratadas quanto à escolha.

Contudo, se esse não for o seu caso, pode ficar em paz! A gente preparou uma lista bem legal com as principais opções pra você não se perder em meio a tantas alternativas.

Ao chegar ao final deste guia, você vai saber sobre o que cada área trata, quais são as disciplinas que comumente fazem parte da grade curricular, pra quais perfis profissionais cada um dos campos de especialização é recomendado e muito mais!

E aí, vem com a gente?!

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Engenharia Civil no nosso Guia de Carreiras.

pós graduação em engenharia – pessoa escrevendo no caderno, notebook ao fundo

A área da Engenharia

Pra começo de conversa, antes de a gente listar as pós-graduações em Engenharia mais procuradas pelos estudantes, é bacana entender um pouco mais sobre essa área, né? Isso é especialmente importante também em razão da grande amplitude de campos de atuação. Então, vamos lá!

Em suma, a gente pode dizer que a Engenharia é uma área do conhecimento que se baseia na lógica, na política, na sociedade e na economia.

O seu propósito, basicamente, é entender, estudar, interpretar, planejar, desenhar e partir pra execução e pra análise final. “Tá, mas de quê?”.

Boa pergunta! Simplesmente, de qualquer e de todo tipo de construção, de máquina, de processo e de sistema. É justamente por isso que a gente pode afirmar que é um campo que vai bem além do mero processo de criação.

Na verdade, ele também envolve toda a parte de planejamento, de definição de estratégias, de execução e até de geração de relatórios relativos às criações humanas. Interessante, né?

Os 4 cursos de pós-graduação em Engenharia mais procurados

Pronto! Agora que a gente já falou brevemente o que é abarcado por essa área, é hora de partir pro que realmente interessa. 😉

Então, vamos lá! A seguir, você vai conferir uma lista bem completa com todas as informações necessárias pra tomar uma decisão bem embasada e que não gerará arrependimentos futuros. #escolhaconsciente

1. Engenharia de Segurança do Trabalho

Com um curso que tem uma duração, em regra, de 740 horas, quem escolhe se especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho atua no controle de riscos, na realização de vistorias e de perícias, e na emissão de laudos técnicos comprobatórios acerca da proteção de uma equipe de trabalho, por exemplo.

Esse campo, na verdade, é essencial pra assegurar a “sobrevivência” de qualquer empresa, independentemente do porte e do número de colaboradores. No entanto, ao mesmo tempo, representa também um dos maiores desafios que as corporações enfrentam.

Conheça alguns dados

Você sabia, por exemplo, que 16,4 mil mortes de colaboradores ocorreram entre os anos de 2012 e de 2018? E se a gente dissesse que também houve, dentro desse mesmo período, 4,5 milhões de ocorrências, considerando afastamentos e acidentes causados por doenças?

Pois é! Tudo isso aconteceu aqui no Brasil e esses dados foram divulgados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

Sendo assim, a partir dessas informações, você já consegue ter uma noção do quanto pode ser prejudicial não ter a devida atenção a essa área, né?

Essa é a razão que torna tão imprescindível o investimento em medidas de prevenção por parte das companhias.

Isso se dá por meio de práticas que tornem a segurança no trabalho mais fortalecida, por meio da educação do quadro de pessoal em relação ao tema, entre outras ações.

E é justamente aí que entram profissionais especialistas em Segurança do Trabalho, como engenheiros pós-graduados na área.

O papel que desempenham é essencial nesse contexto, já que sua função é ter sob controle os índices de acidentes e também de doenças ocupacionais.

Nesse sentido, uma pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é o que capacita esses profissionais pra atuar nas empresas zelando pela observância das disposições normativas quanto à Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

Assim, se tornam habilitados pro desenvolvimento e pra implantação de sistemas de gestão. Esses softwares, por sua vez, estão relacionados às condições de segurança e de saúde no espaço laboral.

Além disso, especialistas no campo passam a saber como fazer uma intervenção, se necessário, nos processos produtivos mantidos por prestadoras de serviços e por indústrias.

pós graduação em engenharia – ponta de lápis em destaque, planta baixa ao fundo

A grade curricular

É claro que a grade curricular de uma pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pode sofrer algumas variações a depender da instituição de ensino.

Entretanto, normalmente, as disciplinas só têm uma nomenclatura distinta. Ou seja, os tópicos trabalhados no curso são, basicamente, os mesmos.

Grade da Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho no Descomplica

Aqui na Pós Descomplica, por exemplo, a gente tem um programa bem bacana, que inclui:

  • Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho (30 horas);
  • Proteção do Meio Ambiente (60 horas);
  • Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho (30 horas);
  • Tópicos em Engenharia de Segurança do Trabalho (30 horas);
  • Legislação e Normatização Aplicada (30 horas);
  • Gerência de Riscos (60 horas);
  • Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações (90 horas);
  • Sistema de Proteção Contra Incêndios e Explosões (60 horas);
  • Auditoria, Laudo e Perícia (30 horas);
  • Ergonomia (30 horas);
  • Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento (30 horas);
  • Higiene Laboral (150 horas);
  • O Ambiente e as Doenças Laborais (60 horas);
  • Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho (30 horas);
  • Conteúdo Bônus (30 horas) — Didática do Ensino Fundamental, Médio e Superior; Gestão do Tempo; Metodologia da Pesquisa Científica.

No curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, a gente tem o propósito de preparar você, que está em uma pós-graduação, pra analisar e também pra desenvolver táticas de segurança no ambiente laboral, promovendo o controle dos riscos e a educação do quadro de colaboradores. 

Sendo assim, a gente objetiva tanto especializar profissionais da Engenharia que já estão inseridos nesse contexto de proteção coletiva e individual quanto formar quem deseja relacionar a expertise própria às normas de segurança.

Então, optando por estudar com a gente, você terá todo o respaldo técnico pra uma formação bem completa.

Isso vai permitir que você se sinta segure pra estar à frente de equipes de SST e pra assegurar a necessária orientação pro desenvolvimento adequado das atividades de uma empresa.

Ou seja, ao fim do curso, você será capaz de diminuir ao máximo os riscos de acidentes de trabalho e pra zelar pela segurança e pela salubridade entre os times que atuam em uma corporação.

Esse é o tipo de profissional que a gente forma aqui na Pós Descomplica.

2. Perícias e Avaliações em Obras

Em se tratando de uma especialização em Perícias e Avaliações em Obras, o principal público-alvo é composto por estudantes de Engenharia que almejam atuar nesse segmento.

Essa área é de uma importância ímpar tanto pra segurança quanto pra saúde da nossa população, você sabia?

A gente afirma isso porque especialistas que exercem as suas atribuições nesse campo têm um papel de grande relevância pra manutenção da dinâmica adequada no que tange à área de Construção Civil.

Pois é! São estes profissionais que ficam responsáveis por assegurar a conformidade com as diretrizes legais de bem-estar e de segurança.

Comumente, esse curso de pós-graduação tem uma duração de 390 horas e, por exemplo, aqui na Pós Descomplica, os maiores objetivos que a gente tem como foco são:

  • garantir que nossos estudantes tenham uma formação bastante sólida pra compreender os diversos elementos que se relacionam com a realização de avaliações e de perícias em obras;
  • assegurar que pós-graduados alcancem um conhecimento aprofundado no que tange aos tipos, às etapas, aos rituais e às atividades relativas a essa área;
  • formar especialistas que tenham um elevado nível de entendimento das aplicações práticas de soluções de gestão que visem a solucionar problemas ou dar fim a eventuais desafios que possam dificultar a realização de obras;
  • especializar pessoas em Engenharia capacitando sempre pra implementação de sistemas de perícias e avaliações voltadas pro aumento da produtividade.

A grade curricular

Da mesma forma que ocorre com a especialização em Segurança do Trabalho — a gente falou dela no tópico anterior, lembra? —, as disciplinas que fazem parte da grade curricular da pós-graduação em Perícias e Avaliações em Obras podem ser um pouquinho diferentes a depender da instituição. 

No entanto, aqui na Pós Descomplica, a gente tem um programa bem consolidado e completo pra garantir que você vai ter toda a bagagem necessária pra uma atuação profissional bem-sucedida.

Por isso, num primeiro momento, pessoas que estudam com a gente têm os conhecimentos básicos de pós-graduados desenvolvidos. Nos módulos de base e específicos, por sua vez, o tema central da especialização é discutido de maneira bastante ampla.

Primeiro módulo

A seguir, confira o programa da Pós Descomplica no primeiro módulo, que tem duração de 120 horas:

  • Gestão do Tempo;
  • Projeto de Vida;
  • Coaching e Planejamento de Carreira;
  • Lógica e Raciocínio;
  • Processo Judicial e Extrajudicial.
Segundo módulo

Já no segundo módulo — também de 120 horas —, o programa que a gente mantém abrange:

  • Storytelling;
  • Ética e Cidadania – Cidadão Profissional;
  • Ferramentas para Tomada de Decisão;
  • Perícia Judicial.
Terceiro módulo

Por fim, no terceiro e último módulo da pós-graduação em Perícias e Avaliações em Obras, com duração de 150 horas, estudantes que optam por cursar a especialização com a gente veem:

  • Redes Neurais;
  • Perícia de Engenharia;
  • Perícias em Obras e Instalações;
  • Avaliações de Engenharia.

Como a gente optou por estruturar o curso dessa forma, o sistema de avaliação também varia conforme o módulo. Ao fim do primeiro, por exemplo, a gente trabalha questões de múltipla escolha relativas às temáticas abordadas. 

Na avaliação do segundo módulo, é feito um estudo de caso como uma espécie de projeto integrador das disciplinas que o compõem.

Já após a conclusão do terceiro e último módulo, estudantes que escolhem se especializar com a gente estruturam um pitch em que expõem os projetos e as ideias sobre um determinado tópico dentre os que foram trabalhados.

3. Redes de Computadores

Você escolheu a graduação que cursou porque tem bastante afinidade com tudo que se relaciona ao universo tecnológico? Então, uma especialização em Redes de Computadores é perfeita pra você!

Os principais propósitos desse curso de pós-graduação são fornecer a profissionais uma formação realmente sólida pra garantir a compreensão dos muitos aspectos que estão relacionados com a implementação de redes de computadores e garantir que tenham um profundo conhecimento operacional no que diz respeito às atividades e às tecnologias relativas à área.

Além disso, quem aposta em uma especialização nesse campo busca entender todo o processo de implementação de sistemas de redes com um foco na elevação da produtividade de atividades do âmbito industrial e ter expertise na aplicação das soluções de redes computacionais que são exigidas pra resolver entraves e cessar os desafios que surgem ao longo dos processos de produção. Bacana, né?

Geralmente, o curso tem duração de 390 horas e fornece uma dimensão globalizada acerca da essencialidade de se ter uma visão mais geral dos sistemas, ajudando pós-graduandos a alcançarem uma compreensão bem aprofundada no que tange às especificidades das redes de computadores.

Aqui na Pós Descomplica, por exemplo, a gente forma profissionais que são capacitados pra olhar um cenário macro e já reconhecer quaisquer problemas e as suas respectivas soluções de modo bem ágil. E aí, bora saber mais?!

A grade curricular

A gente já sabe! Você se identificou com tudo que foi descrito sobre essa opção de pós-graduação em Engenharia até aqui, não foi?

Primeiro módulo

Então, dê uma conferida na grade curricular que a gente mantém aqui na Pós Descomplica, a começar pelo módulo 1, que tem 120 horas:

  • Gestão do Tempo;
  • Projeto de Vida;
  • Coaching e Planejamento de Carreira;
  • Lógica e Raciocínio;
  • Arquiteturas de Redes.

Você deve ter percebido que, da mesma forma que a especialização abordada no tópico anterior, a pós-graduação em Redes de Computadores segue a estrutura de organização de disciplinas dividindo-as em “de base”, “de eixo” e “específicas”.

“Então, a composição da avaliação se dá do mesmo modo?” — talvez você esteja se perguntando. Exatamente! 😉

Segundo módulo

Agora, vamos às matérias que compõem o segundo módulo, também de 120 horas! Veja aí:

  • Storytelling;
  • Ética e Cidadania – Cidadão Profissional;
  • Ferramentas para Tomada de Decisão;
  • Equipamentos de Redes e suas Aplicações.
Terceiro módulo

Por fim, chegamos ao último módulo, que tem duração de 150 horas. As disciplinas que fazem parte desse estágio final são estas:

  • Redes Neurais;
  • Protocolos de Rede;
  • Tecnologias de Camadas de Enlace;
  • Administração de Redes.

Ah! Só pra não perder o costume, a gente vai reforçar que os programas das especializações nessa área podem sofrer pequenas alterações de acordo com a instituição escolhida.

Mas, de forma geral, o objetivo é um só: formar especialistas que sejam altamente capacitados pra implementação, pra validação e também pro gerenciamento de redes de computadores.

4. Logística Sustentável

Se, ao ler sobre os cursos de pós-graduação em Engenharia listados até aqui, você sentiu que nenhum fez “o seu coração balançar”, talvez seja aqui, na especialização em Logística Sustentável, que você vai se encontrar. Bora ver?!

A gente nem precisaria — porque você, com certeza, sabe —, mas vale a pena começar a falar sobre esse campo ressaltando a grande relevância que, mais e mais, a sustentabilidade e a responsabilidade verde têm ganhado.

Sustentabilidade é sinônimo de responsabilidade

Pois é! Já se foi o tempo em que a preocupação com a preservação dos recursos naturais era um papo de especialistas e que ninguém se importava, por exemplo, com o modelo produtivo que chegava ao fim com o descarte das matérias-primas que “perdiam a sua utilidade” aos olhos das grandes corporações.

Atualmente, o conceito de sustentabilidade e todos os aspectos que ele abarca estão bastante presentes no nosso cotidiano.

Na verdade, a própria sociedade, no papel de público consumidor, já vem se conscientizando e passando a optar por empresas com responsabilidade ambiental. Isso, sim, é evolução, né? #consumoconsciente

Por isso mesmo, cada vez mais, em se tratando dos cursos de pós-graduação em Engenharia mais procurados, a especialização em Logística Sustentável vai ganhar espaço.

A ideia é justamente capacitar estudantes pra administração de práticas que estejam relacionadas a uma utilização racional dos recursos naturais.

Ou seja, estudantes que optem por esse campo aprenderão, por exemplo, sobre reciclagem, sobre sustentabilidade — é claro! —, sobre legislação ambiental e sobre modais sustentáveis que estejam vinculados ao sistema integrado de logística.

Aqui na Pós Descomplica, inclusive, esse é o tipo de profissional que a gente forma!

Considerando que o setor logístico abarca variados processos que podem vir a resultar em retrabalho e em desperdícios de materiais se não houver um gerenciamento sustentável, a importância de especialistas nessa área reside na necessidade de garantir que todas as etapas que integram o segmento sejam otimizadas.

O objetivo maior desses profissionais é garantir o equilíbrio, de modo que não apenas o negócio se beneficie, mas também o ecossistema no seu entorno.

A grade curricular

Com uma duração de 390 horas e o mesmo esquema de organização em módulos, conheça a grade do curso da Pós Descomplica!

Primeiro módulo

A grade curricular é composta, inicialmente, por:

  • Gestão do Tempo;
  • Projeto de Vida;
  • Coaching e Planejamento de Carreira;
  • Lógica e Raciocínio;
  • Conceito de Logística Sustentável.

Essas são as disciplinas que integram o primeiro módulo do curso, que tem a duração de 120 horas.

Segundo módulo

O segundo módulo segue esse mesmo padrão — com a mesma duração — e abarca:

  • Storytelling;
  • Ética e Cidadania – Cidadão Profissional;
  • Ferramentas para Tomada de Decisão;
  • Planos de Logística Sustentável.
Terceiro módulo

Por fim, o terceiro e último módulo, já com duração de 150 horas, diferentemente dos anteriores, abrange:

  • Redes Neurais;
  • Normas e PLS na Gestão;
  • Cadeia de Compras Sustentável;
  • Modais Sustentáveis.
pós graduação em engenharia – pessoas na grama analisando uma imagem no notebook

A pós-graduação em Engenharia na Pós Descomplica

Agora que você já está por dentro dos cursos de pós-graduação em Engenharia mais procurados — e que, certamente, terão cada vez mais relevância nos próximos anos —, é hora de falar sobre a escolha da instituição. É, a gente chegou ao “gran finale” do nosso guia.

Uma das empresas mais inovadoras do ramo, a Pós Descomplica tem, de verdade, o propósito de descomplicar a sua vida!

Isso porque, a gente sabe muito bem que a maioria dentre profissionais que querem se especializar e dar aquele up na carreira precisam conciliar os estudos com várias outras atividades.

Um trabalho em período integral, os afazeres domésticos, os cuidados com a família (e, em alguns casos, até com filhos) — parece que a gente tem que administrar tantas coisas que precisaria de mais horas no dia pra dar conta de tudo, né?

Já pensou em fazer a sua Pós-graduação em Engenharia EAD?

Imagina só, então, incluir uma pós-graduação na rotina e precisar correr da empresa pra instituição e encarar horas seguidas de aula. Nem pensar, né?

A gente entende! Mas, se você pudesse realizar o sonho de cursar uma pós-graduação em Engenharia a distância, com toda a autonomia necessária pra encaixar os estudos naquelas brechinhas livres que surgem ao longo do dia?

É isso que a gente, aqui da Pós Descomplica, tem como diferenciais! As aulas são disponibilizadas desde o primeiro segundo e em vídeos bem curtinhos, com duração de cinco a dez minutos.

Ou seja, você pode estudar no tempo vago que restou no horário de almoço, enquanto se desloca do trabalho pra casa — e vice-versa — e até naqueles últimos minutinhos do dia, quando já conseguiu colocar as crianças pra dormir!

E o melhor: você nem precisa estar com acesso à Internet no momento, já que é possível fazer o download das aulas e assisti-las de onde você quiser. Só é necessário mesmo ter um dispositivo pra transmissão, como um tablet, um computador ou até o seu smartphone.

Provas (e TCC) online, professores renomados no mercado, videoaulas com um conteúdo exclusivo, material de apoio escrito — não existem desculpas!

Por isso, optando por fazer a sua especialização na Pós Descomplica, você garante que o tempo vai trabalhar a seu favor sem perder a qualidade necessária.

Inclusive, a gente é certificado com nota máxima no MEC. Não é pra qualquer um, né?!

E então, vamos descomplicar a vida e parar de deixar aquele sonho da pós-graduação em Engenharia pra depois?! Pra gente, estudar é pra todo mundo! E aí? Partiu estudar com a gente?