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Tudo o que você precisa saber sobre gestão escolar!

Uma instituição de ensino só funciona bem se tiver os pilares da gestão escolar bem estruturados. Conheça as melhores práticas!

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Quando falamos em gestão escolar, você já deve saber que existem vários assuntos relacionados que não podem passar batido. Por isso, se a sua intenção é buscar informações completas sobre esse tema, veio ao lugar certo.

A pós-graduação em gestão escolar é ideal pra quem já tem formação em áreas relacionadas, como Pedagogia e licenciaturas. Além de preparar novos profissionais pra gerenciar uma instituição de ensino, ela também é excelente pra quem já atua na área.  

Quando ler este conteúdo, você vai sabero que é gestão escolar e seus objetivos. Também, vai ficar por dentro dos pilares que devem orientar um bom gerenciamento na escola, além de entender qual é o papel do gestor. Então, foca neste conteúdo rico e boa leitura!

O que é gestão escolar?

Primeiro, imagine um mecanismo cujo motor é composto por engrenagens de diversos formatos. Todas elas se encaixando perfeitamente e fazendo a grande roda girar. Do mesmo modo, a gestão escolar é o motor que faz a máquina funcionar, ou melhor, a escola.

Por outro lado, quando uma das peças não está bem colocada ou apresenta falhas, todo o sistema é prejudicado. Isso quer dizer que, gerenciar um ambiente escolar significa administrar e organizar todos os processos que envolvem a instituição.

Ou seja, a gestão deve controlar desde a compra de materiais de limpeza, passando pelo gerenciamento de pessoas e até conciliando conflitos entre alunos. Mais pra frente, vamos detalhar melhor esse assunto.

Qual é o objetivo da gestão escolar?

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Você acabou de ler que a gestão escolar é responsável por garantir o bom funcionamento da escola, certo? Mas a gente ainda não falou sobre a peça-chave que é a razão de todo esse sistema existir: os alunos.

Na verdade, o que queremos dizer é que o objetivo final da gestão escolar é melhorar os processos pra beneficiar a comunidade escolar, principalmente, os estudantes. Afinal, o princípio vital de qualquer instituição de ensino é educar cidadãos pro mundo, não?

Pois então, é por isso que o corpo docente, direção e demais profissionais da equipe escolar, devem unir esforços e garantir que cada peça funcione perfeitamente. Dessa forma, teremos:

  • gestores realizados;
  • estudantes felizes;
  • professores contentes;
  • e pais satisfeitos.

Assim, pra que tudo isso funcione em sintonia, existe uma figura importante que vai comandar todo o processo: o gestor escolar. Vamos entender melhor o que esse profissional faz.

O que faz um gestor escolar?

Digamos que esse profissional seja o cérebro da instituição de ensino. É ele quem comanda todos os movimentos da escola. Mas isso não significa que ele trabalha sozinho, pelo contrário.

Um bom gestor está ciente de tudo o que acontece no espaço escolar. Porém, sabe delegar tarefas a outros profissionais de coordenação e direção. Inclusive, é esse profissional que conduz a elaboração do Projeto Político Pedagógico da entidade.

Não apenas isso, o gestor escolar tem o dever de seguir as diretrizes e políticas públicas educacionais, prezando pela qualidade do ensino. 

Também, é ele quem avalia a curva de aprendizado dos alunos, identificando falhas e acertos pra orientar a prática pedagógica. Agora, vamos abordar 4 pontos que merecem atenção especial do gestor escolar:

1. Planejamento escolar

Item que não poderia ficar de fora das principais atribuições da gestão. O planejamento escolar geralmente acontece uma vez ao ano, antes de iniciar as atividades escolares ou universitárias.

No caso da educação básica, esse planejamento deve ser feito a partir daBase Nacional Comum Curricular (BNCC), que vai orientar todas as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas.

Seja como for, o objetivo sempre é criar um plano de ação, que vai nortear as atividades educacionais, a proposta pedagógica, a matriz curricular e as metodologias de ensino que serão adotadas.

2. Atenção ao corpo docente

Nada mais justo que separar um espaço pra falar da importância dos professores na instituição de ensino. Se você observar, vai notar que são eles que conectam todos os elos da comunidade escolar.

São os professores que convivem com os estudantes, construindo pontes com os pais e levando demandas pra direção. No seu cotidiano, o professor consegue trabalhar o currículo conforme a realidade e interesses dos alunos expressos no Projeto Político Pedagógico da instituição.

Com isso, queremos dizer que faz bastante sentido a presença ativa e participativa desses profissionais na gestão escolar, principalmente quando ela for democrática e participativa.

3. Elaboração do Projeto Político Pedagógico

Nas instituições, ele é conhecido como “PPP”. O Projeto Político Pedagógico também é uma preocupação da gestão escolar. Ele é definido a partir da Matriz Curricular, orientada por diretrizes do Ministério da Educação (MEC), e que vai resultar na grade curricular dos cursos. 

Portanto, esse plano é como um mapa com estratégias que a unidade de ensino adota pra concretizar sua proposta. Ele serve como norte das ações e conteúdos executados, reunindo propostas de ações concretas que devem ser desenvolvidas dentro de um período planejado.

Ou seja, ele indica as atividades e organiza os movimentos pra que se alcance sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Basicamente, é no PPP que a instituição vai colocar o seu coração e junto a ele:

  • a meta;
  • os objetivos concretos;
  • e os caminhos pra chegar lá.

Entendendo isso, é importante ter em mente que esse plano deve estar em constante acompanhamento e construção.

4. Construção da Grade Curricular

A cada novo ciclo, a gestão escolar, junto com os educadores, deve planejar como serão distribuídos os conteúdos no bimestre, trimestre ou semestre. Pra isso, esses profissionais desenvolvem a grade curricular dos cursos ou séries.

Ou seja, é esse elemento que organiza o calendário das atividades que devem ser cumpridas durante o ano letivo. Importante dizer que a grade curricular não vai apenas listar as disciplinas, e sim determinar a carga horária de cada matéria.

De um modo geral, as disciplinas são separadas em três tipos:

  1. Obrigatórias: precisam ser cursadas, pois são essenciais à formação;
  2. Optativas: não obrigatórias, mas complementam a formação;
  3. Eletivas: disciplinas que fazem parte da grade, mas podem ser escolhidas.

Algumas faculdades consideram as disciplinas eletivas como optativas e vice-versa. Além disso, os estágios também podem estar previstos na grade curricular.

5. Definição da metodologia de ensino

Quem nunca teve um professor “crânio”, mas que não sabia repassar o conteúdo? Provavelmente, o problema é no método. Mas não se engane, a culpa não é apenas do professor. 

Na verdade, definir uma metodologia de ensino que funcione pra realidade de cada ambiente educacional, também é uma atribuição da gestão escolar. Afinal, é da escola a responsabilidade de definir sua metodologia de ensino.

Apesar disso, o educador tem liberdade de atuar conforme os seus critérios, desde que esteja de acordo com a metodologia da escola.

Por isso, quem almeja trabalhar com gestão escolar, precisa estar por dentro dos principais métodos utilizados nas escolas brasileiras. Vamos falar um pouco mais sobre 3 metodologias populares no Brasil.

Método Tradicional

Provavelmente, essa é a abordagem mais comum nas escolas do país. O Método Tradicional é baseado na percepção de que o estudante aprende passivamente. Funciona assim: o professor repassa o conhecimento e o aluno deve absorver o máximo possível do conteúdo.

Por conta disso, a memorização é um elemento fortemente presente nesse método, o que pode não agregar conhecimento em longo prazo. Por isso, é preciso que o gestor tenha bastante criatividade pra trabalhar com esse sistema.

Método Construtivista

Pra Jean Piaget, psicólogo que desenvolveu o Método Construtivista, o conhecimento deve ser construído e não adquirido. Por isso, esse método, muitas vezes, questiona a estrutura tradicional do processo de aprendizagem.

Isso porque, essa metodologia entende que o aluno é detentor do próprio conhecimento, que é construído a partir da interação com a sociedade e com o ambiente. 

Ou seja, esse método acredita na construção do conhecimento a partir do indivíduo e sua relação com o mundo.

Método Freiriano

Metodologia brasileira mais popular no mundo, o Método Freiriano foi concebido pelo educador Paulo Freire, cujo principal objetivo é a alfabetização de adultos. Por isso mesmo, aqui a educação é compreendida como uma ferramenta de libertação.

Nesse método, o objetivo é estimular questionamentos pra que os estudantes atuem como agentes de transformação da realidade. Também, na proposta freiriana, o educador deve estabelecer uma relação de troca, aprendendo junto com o aluno.

Quais são os pilares da gestão escolar?

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Você já sabe que a gestão escolar envolve uma série de responsabilidades que vão além de apenas administrar a escola. Também, a gestão escolar é mais do que organizar as finanças, contratar pessoal e resolver conflitos.

Nesse sentido, pragerenciar uma instituição de ensino com sabedoria, é fundamental trabalhar com todos os setores, que devem funcionar em sintonia. Isso garante o bom desempenho do processo educacional.

Por isso, vamos conhecer melhor os 7 pilares da gestão escolar e como eles são aplicados.

Gestão pedagógica

A gente arrisca dizer que este é o pilar mais importante de todo o gerenciamento escolar. A gestão pedagógica é responsável por estruturar os processosque envolvem a área educacional da escola ou universidade.

Vale acrescentar, que nessa área é desenvolvida a proposta política e pedagógica da instituição, definindo os métodos pra que os estudantes, de fato, aprendam. E isso deve ser planejado de acordo com a realidade da comunidade local, condições socioeconômicas dos estudantes e etc.

Nesse pilar da gestão escolar, o coordenador pedagógico será o principal responsável. É esse profissional que vai integrar os objetivos pedagógicos com as informações da escola, definindo um plano anual pra instituição.

Também, é na gestão pedagógica que os professores e alunos são avaliados. Isso é feito pra que a entidade de ensino consiga enxergar demandas ou falhas, sempre ajustando o planejamento pra que o ambiente seja estimulante e incentive a aprendizagem.

Pra conseguir dar conta dessas demandas, existem quatro pontos essenciais que esse profissional vai trabalhar. Estamos falando das gestões de:

  1. Currículo;
  2. Ação docente;
  3. Patrimônio;
  4. Resultados.

Portanto, o gestor pedagógico deve estar preparado pra administrar diversas demandas ao mesmo tempo.

Gestão administrativa

Assim como os outros pilares, a gestão administrativa também é fundamental pra que a engrenagem rode de maneira fluida. Em linha gerais, esse setor é responsável por administrar os recursos da instituição.

Veja, a gestão administrativa deve concentrar as demandas que envolvem:

  • recursos financeiros e físicos;
  • bens materiais;
  • patrimônio;
  • estrutura;

Sim, esses itens também aparecem em outros capítulos do texto. Mas é a gestão administrativa que se preocupa em disponibilizar todos os recursos pra que as atividades pedagógicas aconteçam da melhor maneira possível. Também, pra que cada pilar consiga exercer a sua função com sucesso.

Por isso mesmo, não podemos deixar de dizer que a gestão administrativa não atua isolada. Ela precisa que os outros pilares da gestão escolar caminhem juntos. Só com a sincronia entre todos os setores é possível alcançar os objetivos e metas da instituição.

Gestão financeira

Basicamente, agestão financeira é a responsável por direcionar os recursos monetários e investimentos que a escola ou universidade precisam. É aqui que o fluxo de caixa ganha atenção.

Fora isso, essa área é bastante prática. É da gestão financeira a responsabilidade de pagar todas as contas da escola, incluindo professores e demais funcionários. Em outras palavras, esse é o setor que mais se preocupa com a saúde financeira da instituição.

Também, é este pilar que planeja todas as entradas e saídas de dinheiro da escola. Pra isso, o gestor financeiro precisa utilizar ferramentas de análise e controle, apontando falhas e otimizando a utilização dos recursos.

Ao mesmo tempo, essa área da gestão deve prestar as contas da escola, inclusive pra familiares, funcionários ou órgãos do governo. Ou seja, é um setor que precisa de profissionais qualificados, porque a responsabilidade é grande.

Gestão de pessoas

Imagine o cenário: uma instituição de ensino com diversos perfis de colaboradores e professores de diferentes áreas. Com toda essa variedade de profissionais, é preciso ter muito jogo de cintura pra evitar conflitos, não concorda?

Nesse ponto, a gestão de pessoas mostra que é necessária. Esse é um pilar que atua junto com o setor de Recursos Humanos da instituição. Na verdade, é responsabilidade dessa esfera o recrutamento, orientação e qualificação dos colaboradores.

Além de encontrar e treinar talentos, trabalhando pra que a capacidade de cada profissional seja desenvolvida plenamente, a gestão de pessoas precisa estar atenta às necessidades desses trabalhadores.

O profissional dessa área também se preocupa com a cultura e clima da organização, ajudando a definir os valores e princípios. Além disso, o gestor de pessoas trabalha pra garantir um ambiente harmonioso, com colaboradores motivados e engajados.

Gestão da comunicação

Em primeiro lugar, é preciso dizer que ruídos na comunicação são grandes causadores de conflitos dentro das instituições. É por isso que é necessário que a gestão escolar se preocupe em direcionar um profissional qualificado pra cuidar da gestão da comunicação.

Veja, a escola ou universidade precisa de uma boa comunicação interna. Isso é importante pra que se evite a temida “rádio corredor”, que nada mais é do que fofoca generalizada — um pesadelo pra qualquer gestor escolar.

Mas não apenas isso, esse pilar é responsável também pela comunicação com os pais de alunos, assim como o relacionamento com a comunidade externa. Em outras palavras, esse gestor deve saber como se comunicar com imprensa, órgãos governamentais, entre outros.

Se a comunicação está bem alinhada, todo o trabalho da gestão escolar fica mais fácil. Afinal, a escola não é uma Torre de Babel, e todos precisam falar exatamente a mesma língua. Do contrário, vai ser muito difícil evitar conflitos.

Gestão de tempo

Você deve concordar que, pra um processo complexo — como a gestão escolar — funcionar, é preciso muita organização. 

Imagine deixar pra estruturar as provas finais em cima da hora? Isso pode gerar uma série de transtornos, pois o gestor não terá tempo hábil pra agir diante de imprevistos.

É por isso que agestão de tempo tem o objetivo de organizar todas as tarefas que devem ser executadas em ordem de prioridade. A ideia aqui também é otimizar o tempo, ou seja, buscar maneiras pra diminuir o período de execução das tarefas.

Afinal, se o tempo não for bem administrado, a escola perde qualidade e corre o risco de ter prejuízos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a gestão escolar deve enumerar as prioridades e se ocupar em cumprir as mais urgentes primeiro.

Uma boa dica é definir um cronograma de atividades da unidade escolar. Além de criar um calendário das aulas, o gestor pode programar eventos em datas específicas, como festa junina, concursos, feiras de ciências ou palestras.

Gestão tecnológica

Deixamos esse pilar por último, justamente, pra destacar que a gestão tecnológica atravessa todos os outros setores que já mencionamos. Definitivamente, não dá pra negar que a transformação digital é algo urgente em qualquer organização!

Pois bem, o setor de educação obviamente não ficaria de fora dessa demanda. No decorrer deste texto, você leu que ferramentas de análise e controle são fundamentais pra identificar falhas e otimizar os processos.

Mas a gestão tecnológica, num viés escolar, vai além. Se você analisar, vai perceber que todos os setores envolvidos no processo educacional podem ser beneficiados pelas tecnologias. Veja, é possível utilizar apps e programas pra otimizar processos, como:

  • Matrículas;
  • Listas de presença;
  • Lançamento de notas;
  • Relatórios;
  • Comunicação.

Além disso, existem softwares de gestão, principalmente financeira, cujo uso é altamente recomendado no ambiente escolar. Mas não apenas isso. Quando falamos em tecnologia, também estamos nos referindo a equipamentos.

O que queremos dizer é que a instituição precisa se preocupar em atualizar constantemente televisores, projetores, câmeras de monitoramento, computadores e demais aparatos tecnológicos.

O que fazer para ser gestor escolar?

Bem, com todas essas informações, já deu pra perceber que a gestão escolar é um universo enorme e rico, cheio de atribuições. Nesse sentido, é certo que, pra desempenhar a função de gestor, não tem outro jeito,é preciso estudar!

E quando falamos em estudar, não estamos nos referindo à leitura de textos como este. É claro que buscar informações completas e de qualidade sobre o assunto é fundamental antes de decidir sobre os próximos passos.

Mas, agora que você chegou até aqui e tem todas as informações de que precisa sobre gestão escolar, a próxima atitude lógica é entender como se especializar nessa profissão. E é sobre isso que falaremos no subtítulo abaixo.

MBA em Gestão Escolar

A gente imagina que, pra você ter buscado esse conteúdo, certamente é porque já tem um diploma de graduação na área da educação, certo? Se ainda não tem, a primeira atitude é concluir o curso.

Isto feito, o passo seguinte é buscar uma especialização. A Pós Descomplica é uma excelente maneira de conquistar o objetivo de trabalhar com essa profissão. Nosso MBA em Gestão Escolar foi pensado pra profissionais de Pedagogia, Licenciatura ou graduados em outros cursos.

Entre os objetivos da ementa, o MBA ensina a lidar com diversas atividades inerentes ao cargo de gestor escolar, entre elas:

  • Compreender as necessidades dos alunos;
  • Conciliar a agenda de professores;
  • Agir diante de órgãos governamentais.

Importante dizer que essa Pós Descomplica conta com os melhores professores da área, como o psicanalista e mestre em Filosofia — além de colunista do jornal Valor Econômico — Gilberto Guimarães. Também, o professor bastante reconhecido no Brasil, Rubens Oda, que é doutor pela UFRJ.

Programa do curso

Pra deixar um gostinho de quero mais, vamos trazer alguns elementos do curso pra que você tenha certeza de que essa especialização realmente é a escolha certa pra investir nessa profissão.

Entre outras coisas, no programa de MBA em Gestão Escolar da Faculdade Descomplica, você vai aprender sobre:

  1. Registros e Organização Documental nas Escolas;
  2. A Escola e a Educação Pública;
  3. Gestão Educacional Democrática e o Projeto Político Pedagógico;
  4. As concepções da organização escolar;
  5. O professor e o ambiente de trabalho;
  6. A escola e a comunidade.

Estes são apenas alguns dos elementos do programa do curso, que é totalmente online e tem carga horária de 390 horas.

Depois de conhecer todas as atividades que o gestor escolar desenvolve, você já deve saber que essa profissão é bastante valorizada. 

Portanto, a chance de ter sucesso profissional é grande. Então, o que acha deconhecer melhor nosso MBA em Gestão Escolar?

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